Skip to main content

Salesforce Data Cloud é completa e moderniza a transformação de dados em informações para empresas. Conheça tudo sobre!

A Salesforce é especialista em soluções para a gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Uma delas é Salesforce Data Cloud, uma ferramenta dedicada ao armazenamento de dados, à organização deles e à sua transformação em informações.

Por isso, esta é uma plataforma que está no coração do funcionamento do ecossistema Salesforce. Afinal, os dados são as principais fontes de informações que podem diferenciar uma empresa de outra perante o público.

A partir deles, os negócios encontram maneiras de se comunicar melhor com o consumidor. Por exemplo, com o oferecimento de soluções personalizadas, melhoria no diálogo ou compreensão dos melhores canais e estratégias de vendas.

Desse modo, não é surpresa afirmar que o Data Cloud é uma das principais estrelas da Salesforce. Continue a leitura para conhecer mais sobre ele, suas possibilidades e as vantagens de adotá-lo!

O que é Salesforce Data Cloud?

O Salesforce Data Cloud recebe dados, mas é muito mais do que um depósito deles. A ferramenta recebe, organiza e processa-os. Aliás, ele deposita dados originados em diferentes fontes, sejam elas internas ou externas à sua organização. 

Este ambiente de nuvem pode ser usado tanto com as ferramentas da Salesforce quanto com soluções de outras empresas. Ele coleta, organiza e gerencia os dados de maneira eficiente e segura.

Por isso, nele você encontra informações nascidas em diferentes canais. Por exemplo, nas interações entre sua marca e seus clientes, seja em redes sociais, ligações ou chatbots. Além disso, tem acesso a dados de compras etc. 

A centralização desses dados dá uma visão geral sobre seus clientes. Consequentemente, é útil para encontrar quais são as melhores abordagens para interagir com a clientela em cada parte da jornada de compra. 

O que diferencia o Salesforce Data Cloud, portanto, é justamente esta capacidade de eliminar pontos de informações. 

Neste espaço, todos os dados são centralizados e cruzados, criando uma visão clara sobre o comportamento, preferências e necessidades dos clientes. 

Isso resulta em operações mais eficientes, experiências personalizadas para o cliente, aumento do interesse do público e, consequentemente, mais vendas.

Salesforce: entenda o que é e quais são os produtos do ecossistema

Principais funcionalidades do Salesforce Data Cloud

São várias funções que se concentram dentro deste ambiente de nuvem, especializado no tratamento de dados. Elas são as responsáveis pelo grande sucesso desta solução da Salesforce, conheça-as!

1. Unificação de dados

Naturalmente, os dados surgem de diversas fontes. Isso não significa que os dados devem permanecer fragmentados. Muitas empresas enfrentam problemas ao ter dados, mas não saber como utilizá-los.

O Salesforce Data Cloud unifica dados, independentemente de sua origem. Por exemplo, ele organiza em um só lugar informações internas e externas:

  • Internas: dados de CRM, marketing, atendimento ao cliente;
  • Externos: dados de redes sociais, plataformas de e-commerce, sistemas de pagamento e fontes de dados de localização.

Ao unificar estes dados, a Data Cloud dá uma visão real do negócio, pois cruza informações diferentes, mas igualmente importantes para a compreensão do mercado, dos anseios e do comportamento do consumidor.

2. Análise de dados

Além de organizar e unificar os dados, o Salesforce Data Cloud monitora dados em tempo real. Dessa maneira, pode oferecer informações sobre o comportamento dos clientes, das tendências de mercado e do desempenho operacional a cada minuto. 

Isso é importante para diferentes finalidades. Com esta funcionalidade, é possível medir imediatamente o engajamento do público com uma campanha de marketing em uma rede social. 

Além disso, o sistema monitora a taxa de conversão no e-commerce e o número de chamadas de atendimento relacionadas ao produto promovido.

A grande vantagem disso é a possibilidade de reagir mais rapidamente a eventos críticos, como uma má recepção da campanha pelo público. 

Essa rapidez, portanto, evita que problemas se intensifiquem ou que a empresa seja pega de surpresa em situações adversas. 

Análise de dados – 9 riscos por não aplicar na sua empresa 

3. Automação e Inteligência Artificial

A integração com a Inteligência Artificial (IA) e o aprendizado de máquina dá ainda mais aplicabilidades ao Salesforce Data Cloud. A automatização de tarefas repetitivas é uma das principais.

A plataforma de nuvem pode, por exemplo, segmentar os clientes para campanhas de marketing. Ele também prevê comportamentos e tendências, como a chance de um cliente abandonar a compra online ou o aumento na demanda por um produto.

A automação, inegavelmente, é uma tendência em diferentes áreas e aplicá-la no CRM pode ser de grande utilidade. Afinal, a IA permite a personalização de ofertas e experiências, o que tende a refletir positivamente na satisfação e na fidelização do cliente. 

Quer um exemplo? Imagine que o sistema identifica clientes que estão interagindo com a marca, mas que são propensos à desistência e abandono do carrinho. 

Automaticamente, ele envia um e-mail personalizado com um desconto ou outro benefício para convencer o consumidor a finalizar a compra.

Outro exemplo é a IA do Salesforce Data Cloud sugerir automaticamente produtos complementares com base nas compras anteriores do cliente.  

Agentforce: conheça os agentes autônomos de IA da Salesforce

4. Integração com outras ferramentas do ecossistema Salesforce

Assim como outras soluções do universo Salesforce, o Data Cloud permite a integração com as demais ferramentas deste ecossistema. 

O ambiente de nuvem com automação de organização e tratamento de dados se torna ainda mais poderoso com esta integração. Afinal, ele tem acesso a dados como aqueles gerados nas frentes de Marketing Cloud, Sales Cloud e Service Cloud. 

São dados, respectivamente, das campanhas de marketing, de vendas e do atendimento do consumidor. Consequentemente, o Data Cloud colhe estes dados e os cruza, gerando informações mais coesas.

Para se ter noção, essa integração possibilita o desenvolvimento de campanhas de marketing personalizadas e baseadas no comportamento do cliente, dando a elas maior chance de retorno. 

Igualmente, a integração oferece aos vendedores mais informações sobre os clientes. Assim, eles conseguem identificar oportunidades adicionais e personalizar as abordagens. 

5. Integração com ferramentas externas

Que o Data Cloud permitisse a integração com outras ferramentas Salesforce, isso já era esperado. Mas ele se destaca ao propiciar também a conexão com soluções externas. Isso é possível por meio de APIs e conectores. 

É por isso que o Salesforce Data Cloud pode, dentre outras coisas, obter informações diretamente com o Google Analytics para análise de tráfego do site. A isso dá-se o nome de interoperabilidade, uma capacidade de grande valia para empresas de todas as áreas.

Ela é importante por expandir as possibilidades de análise de dados. Note que, ao ir além das ferramentas e fontes de dados internas, os relatórios do Data Cloud se tornam mais abrangentes e obtém percepções mais profundas e próximas à realidade. 

A integração com ferramentas externas aumenta a capacidade de coleta de dados, melhora a qualidade da informação e enriquece a visão 360° do negócio. 

Ou seja, ela permite o desenvolvimento de um ecossistema de dados realmente robusto e completo.

Salesforce e integrações: tudo que você precisa saber

Vantagens e potencial do Salesforce Data Cloud

Como você viu até aqui, o Data Cloud possui muitas funções. Elas são seus diferenciais e fazem com que a ferramenta ofereça as seguintes vantagens:

  • Visão completa e em tempo real do cliente: permite a personalização das experiências do consumidor para aumentar sua satisfação e as chances de conversão e retenção;
  • Adaptabilidade: pode se ajustar às necessidades de diferentes empresas, seja em relação ao tamanho ou ao setor de atuação;
  • Informações mais detalhadas: o acesso a dados de diferentes fontes e a possibilidade de organizá-los e cruzá-los faz o Data Cloud oferecer informações detalhadas e profundas. Assim, auxilia na tomada de decisões estratégicas pelos gestores;
  • Segurança de dados: a plataforma conta com recursos dedicados à segurança e à conformidade na obtenção, tratamento e retenção dos dados;
  • Aplicação operacional: melhoria das operações a partir de recursos como a automação dos processos e a reunião de informações concretas.

Salesforce Data Cloud é um convite para uma nova era no uso de dados

O Data Cloud é uma solução que se destaca dentro do ecossistema Salesforce. Ela vai muito além de um ambiente de nuvem. 

Embora também se dedique ao armazenamento de dados, combina essa utilidade com muitas outras, que se apresentam como uma solução para eliminar problemas com repetições de informações, desorganização e descentralização.

O Salesforce Data Cloud convida as empresas a entrarem em uma nova era na obtenção e uso de dados para estratégias de negócios. 

A integração com diferentes plataformas e formatos de dados fazem com que ela seja capaz de cruzá-los para chegar a conclusões mais pontuais e realistas.

Não por acaso, seus benefícios reúnem a possibilidade de compreender o consumidor e as melhores formas de interagir com ele para captar sua atenção. Isso é fruto da obtenção de dados de diferentes fontes e da transformação deles em informações e estratégias.

Entre em contato com os especialistas da BRQ e saiba em detalhes como a Salesforce Data Cloud pode se aplicar na sua ferramenta. Ainda: conheça outras soluções da Salesforce e modernize seu negócio!

Leia também:

Einstein GPT: saiba mais sobre a poderosa IA Generativa da Salesforce

Inteligência Artificial no varejo: tendências e exemplos práticos!

Sobre o Autor
  • Redação BRQ

    Desde 1993 no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como líder e uma das maiores empresas de Transformação digital do país.

    Ver todos os posts