Na era da Transformação Digital, a cada dia surgem novas tecnologias para proteção de dados das empresas.
Empresas que lidam com um grande volume de informações entendem a importância de proteger suas informações e de adequar seus negócios à LGPD.
Saiba mais sobre elas!
Tecnologias para proteção de dados
Data discovery
A descoberta de dados é a etapa de captação desses inputs de várias fontes:
- Servidores físicos e na nuvem;
- Desktops e notebooks;
- Silos de informação internos e externos.
Data mapping
Data mapping, ou mapeamento, é o processo de levantamento de uma infraestrutura de TI, o que inclui trocas de informações, identificação da relação entre os dados, descoberta de vulnerabilidades na proteção de conteúdo etc.
Criptografia
Criptografia é a aplicação de fórmulas matemáticas complexas para proteger o conteúdo das informações. Desse modo, só quem tem a chave pode decifrar e ler os dados confidenciais.
Machine Learning
Machine Learning ou aprendizado de máquina é um recurso de utilização de algoritmos de softwares que vão se aperfeiçoando com a própria experiência. Assim, é possível identificar padrões de ameaças, fazer análises preditivas e muito mais.
Big Data
O Big Data engloba todos os processos de análise dos dados captados na Data Discovery e Mapping. Portanto, o administrador pode diagnosticar transações e monitorar o comportamento de cada usuário.
Todas essas tecnologias contribuem para o aumento da segurança no uso de dados, em especial no que diz respeito à LGPD. E, como você pôde ver, elas se complementam entre si.
Agora que você sabe mais sobre as ferramentas de proteção de dados, compartilhe este material e ajude outras pessoas a se informarem!