Skip to main content

Falamos em Transformação Digital porque vivemos uma era de adaptabilidade de ambientes e canais de comunicação, ou até mesmo criação de um novo ambiente! Este meio exige cada dia mais mudança de pensamentos de todos. E transformação exige inovação. E inovação exige empatia! Pois no fundo queremos impactar a vida de alguém!  Vamos falar de mindset!

Acelerada pela pandemia, percebemos hoje pessoas que não esperávamos que se aventurariam num mundo digital! Uma senhora de 76 anos, que toda semana pedia ao seu marido de 80 anos para ir ao banco pagar uma conta, transferir um dinheiro, realizar um seguro, após 2 anos faz tudo isso pelo smartphone. Não é mais dependente de agências bancárias. Faz tudo pelos aplicativos e ainda reclama em algumas situações: “Mas por que não consigo resolver por aqui (smartphone) e tenho que ir no caixa automático (ATM)?” Aquilo que um dia foi inovação, já ficou para trás. Estamos falando de uma geração que não tinha geladeira na sua infância, viu chegar a televisão, o homem pisar na lua e hoje questiona essa geração de inovadores.  

Sim, essa foi a provocação por traz daquela frase! Eu não quero mais ir ao banco. Você já sabe quem eu sou! Posso mover dinheiro para tudo o que é lado, mas ainda tenho que ir no banco liberar um produto! Dizer para uma outra máquina que eu sou eu mesmo. É mudança de mindset.

Mudança de mindset dentro das equipes de transformação

Tenho certeza que limitação técnica não é. Talvez porque não temos em nossa equipe pessoas de 78 anos para discutir jornada! Mas deveríamos! Talvez porque estamos presos numa equipe de pensamentos equivalentes. Todos de uma geração digital, tecnicamente incríveis, mas sem marcas da vida. Que criam produtos para impactar uma geração com marcas da vida! Olhamos muito para nosso gosto e não para o do impactado. Está na hora de mudar! Mudança de mindset dentro das equipes de transformação! 

A inteligência da equipe é maior que a maior inteligência individual. Isso é atuar com pluralidade de papéis e formações. Pluralidade de pensamentos e cultura. Uma equipe com privilegiados somados aos que não tiveram essas oportunidades. O melhor técnico nem sempre foi exposto aos maiores desafios da vida. E estes desafios também contribuem para uma equipe de transformação. Precisamos de ambos. Portanto, diversidade de vida e formação elevam uma equipe. 

Mas vamos além. Ao falar em Transformação Digital precisamos do engajamento de uma equipe que esteja encantada pelo projeto. Que ao invés de “sangue nos olhos”, tenha “brilho nos olhos”. Que consiga perceber o produto de diferentes óticas. Mas que tenham um mesmo elemento: alma digital! 

Alma digital é ter presença digital e não ferramentas digitais. É experimentar o novo. É acreditar na inovação ao perceber um produto digital disponível. É se beneficiar com a conectividade. É acreditar que alguém pode escolher um produto num mercado tão bem quanto você escolheria, e por isso você utiliza o aplicativo. É confiar! 

Um time com alma digital, diversificado, faz Transformação Digital. Diferente disso, apenas digitalizamos algo. Não inovamos e não transformamos. 

Rodolfo Barrionuevo, Gerente Executivo na BRQ

BRQ fale conosco