Comece sua Transformação Digital de forma estratégica

Transformação digital
8 minutos para ler
DATA MESH

Em um cenário altamente competitivo e de intensas mudanças, transformação digital é o melhor caminho para quem quer atuar na vanguarda de seu segmento.

Entretanto, avançar nesse caminho não é tarefa fácil. E para ter a certeza de que seu negócio será bem-sucedido, é preciso encarar esse processo de forma estratégica.

Neste artigo, explicamos o que significa a Transformação Digital estratégica e como implementá-la na sua empresa. Confira!

Por que investir em Transformação Digital hoje?

É possível afirmar que a Transformação Digital surgiu em resposta aos novos comportamentos dos consumidores. Quando a internet passou a fazer parte dos nossos cotidianos, a forma de se fazer várias coisas mudou e as pessoas ganharam novos hábitos.

De repente, a conveniência passou a ser regra. E empresas mais tradicionais – que não oferecem uma maneira de comprar seus produtos online, por exemplo – foram gradativamente ficando para trás.

Hoje, basta checar os números para perceber que a Transformação Digital é uma questão de sobrevivência.

Um estudo da consultoria McKinsey apontou que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas. Enquanto globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais.

Outro estudo, feito com mais de 180 empresas de capital aberto, descobriu que organizações digitalmente maduras superaram seus concorrentes menos maduros em todas as medidas financeiras. Isso incluiu um retorno sobre o capital investido (ROIC) 50% maior.

Essa vantagem competitiva é resultado de diversos fatores. Abaixo, detalhamos alguns dos principais.

Otimização do uso de tempo e recursos

Ao adotar ferramentas e soluções inovadoras, sua empresa consegue automatizar tarefas e simplificar fluxos de trabalho. 

Assim, sua equipe ficará mais produtiva, passará a perder menos tempo com processos manuais e burocráticos, terá mais foco em tarefas estratégicas e conseguirá fazer mais com menos.

Tudo isso gera uma economia significativa de tempo e recursos, trazendo mais lucratividade.

Aumento da qualidade da entrega

Uma cultura corporativa baseada em inovação é naturalmente inquieta e movida pelo desejo de melhoria contínua. Essa eterna busca por processos cada vez mais eficientes e ágeis tem um impacto positivo direto nas entregas.

Dessa forma, sua empresa passa a ofertar produtos e serviços com mais qualidade. O que se desdobra em diversas outras vantagens: consumidores mais satisfeitos, relacionamentos mais duradouros e maior número de vendas.

Aprimoramento da segurança

Melhorias em processos, automatização de tarefas e a adoção de ferramentas mais modernas: tudo isso faz com que empresas digitalizadas se tornem menos vulneráveis a ataques cibernéticos.

Isso porque processos melhorados e automatizados diminuem as chances de haver vazamento de dados por falha humana. Enquanto tecnologias e sistemas atualizados tendem a ser mais robustos em questões de segurança, evitando deixar brechas para criminosos agirem.

O que significa começar a Transformação Digital de forma estratégica?

Um erro comum cometido entre as empresas é pensar que a transformação digital se trata apenas de uma mudança operacional, quando na verdade ela é estrutural.

Não basta digitalizar tarefas ou adotar novas ferramentas. É preciso redesenhar sua estratégia de negócio com uma mentalidade digital first.

Isso significa entender a inovação como parte do core business e buscar vulnerabilidades em cada aspecto da organização: processos, cultura, entrega final, pontos de contato com o cliente, jornada de compra e até mesmo o próprio modelo de negócio.

Confira algumas dica que podem auxiliar sua companhia nessa missão:

Colocar as pessoas no centro da estratégia

Pessoas são a verdadeira razão pela qual as empresas inovam. E, sem elas, a inovação não acontece. 

CTA animado Cloud

Se o seu time não estiver engajado e envolvido, dificilmente suas ações trarão resultados.

Isso porque a Transformação Digital exige mudanças e mudanças elas provocam desconfortos – especialmente quando falamos de empresas com baixa maturidade digital. Esse desconforto tende a deixar seus colaboradores desmotivados e inseguros. O que não apenas prejudica o clima organizacional, mas também impede o processo de avançar.

É por isso que os membros de seu time devem ser considerados em cada decisão:

Como você poderia tornar esse processo o mais eficiente e fluido possível? A comunicação precisa ser melhorada? Sua equipe se sente confortável em falar o que pensa? Você está os incluindo nas decisões? Como seria possível deixar claro os benefícios que poderiam ser obtidos com as mudanças propostas?

Colocar as pessoas no centro da estratégia também significa considerar que tipo de valor essas mudanças trariam a seu cliente final. O que nos leva ao próximo tópico.

Focar nos problemas a serem resolvidos

A Transformação Digital é, acima de tudo, sobre resolver problemas. Problemas estes que podem dizer respeito tanto à própria empresa quanto ao seu público.

Seu plano de ação deverá partir da dor: qual necessidade seu público tem hoje que a sua empresa não está conseguindo atender? Em uma análise interna, foi possível identificar quais tipos de vulnerabilidade? O que seus concorrentes estão fazendo que você não está? Existe algo acontecendo no mercado que poderia afetar a forma como seu negócio funciona hoje? 

Esses problemas devem ser encarados sempre com um viés tecnológico. Existem recursos ou ferramentas disponíveis que poderiam solucioná-los?

É preciso se atentar também ao fato de que, quanto mais madura digitalmente é a empresa, mais complexos são os desafios. Muitas vezes, a solução não se mostra facilmente e não é incomum que ela precise ser criada do zero.

Pautar suas decisões em dados

Para ser bem-sucedida, a Transformação Digital exige que seu negócio saiba coletar, tratar, interpretar e fazer bom uso de dados.

Em tempos em que dados são o novo petróleo, se faz cada vez mais necessário que as organizações estabeleçam uma cultura Data-Driven.

A principal função do Data-Driven é filtrar informações de um conjunto enorme de dados e transformar em conhecimentos verdadeiramente relevantes para o negócio.

O objetivo é dar respaldo a tomadas de decisão, fazendo com que os gestores abandonem suposições e se sintam mais seguros. O que traz mais assertividade em processos que são essenciais à inovação:

  • Entender melhor um problema;
  • Resolver impasses com mais rapidez e agilidade;
  • Encontrar soluções inovadoras;
  • Conhecer mais profundamente seu negócio e clientes.

Por que contar com a consultoria de um parceiro especialista?

Ao longo deste artigo, foi possível notar que a transformação digital é um processo um tanto complexo e minucioso. 

Por essa razão, faz sentido pensar que é mais vantajoso contar com o apoio de uma empresa especialista desde o início. A expertise certa tem o potencial de agilizar as atividades, bem como de potencializar os investimentos feitos e trazer mais resultados.

A pergunta que fica é: como encontrar o parceiro ideal?

A nossa dica é buscar por uma empresa capaz de entregar projetos end-to-end com alto nível de customização. Para que seja possível atender demandas específicas do seu negócio.

Na BRQ, por exemplo, nosso objetivo é promover uma Transformação Digital personalizada e pautada em dados. Para isso, atuamos no ciclo completo de desenvolvimento, desde a concepção até a materialização de produtos digitais.

Esse nível de personalização é possível graças à nossa plataforma de serviços, Innovation Hub e, claro, os Squads BRQ

Com os Squads, a BRQ imerge na sua rotina, entendendo dores, objetivos e oportunidades que podem ser abordadas em um viés tecnológico. A partir daí, compomos uma equipe que atende exatamente às suas necessidades.

São times de alta performance especializados em tecnologia e munidos das melhores ferramentas e metodologias. Profissionais altamente capacitados no desenvolvimento e na implantação de estratégias que transformam soluções digitais em resultados práticos.

O que se traduz em mais eficiência, redução de custos, inteligência de dados, dinamismo produtivo e muitas outras vantagens. Agora que você já sabe como iniciar uma Transformação Digital estratégica e como a BRQ trabalha, que tal dar o próximo passo? Converse com um de nossos especialistas e saiba como começar!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

12 + sete =