É do ser humano procurar meios de trazer significado a tudo o que faz. Necessariamente há significado em tudo o que pereniza como legado. Podemos dizer que tudo o que virou legado relacionou-se a uma iniciativa de impacto. Nesse caso, a iniciativa é a Transformação Digital.
Estamos passando por uma revolução. Quando a nossa era for estudada daqui a 500 anos, alguém trará momentos como o surgimento do computador, os PCs cinzas, internet, iPhone moment, entre outros tão significativos e tão transformadores. Se buscarmos na história recente da humanidade, temos contato com grandes revoluções que geraram impacto significativo à sociedade da época e são responsáveis pela forma como as pessoas vivem e como se relacionam na atualidade.
Ops! Pessoas! É sobre isso que precisamos falar. Não há nenhuma transformação, nenhuma revolução sem impacto gerado por pessoas, em pessoas, por meio das pessoas. O que vemos em tudo que nos conectamos são grandes mudanças na forma como as pessoas percebem o mundo e dão significado e modelo às suas vidas.
Exemplos de mudanças tech que delicadamente mudaram comportamentos soft:
- A posição das poltronas em relação às TVs nas salas – Sim, antes das TVs elas conversavam!
- A quantidade de palavras que verbalizávamos antes do celular – Sim, conversávamos muito!
- Os mecanismos de aquisição e polinização de conhecimento. É. Antes tínhamos enciclopédias.
Tudo mudou e para melhor.
Tudo mudou. E para melhor? É para melhor?
Nossos netos e os netos de nossos netos, ao estudar a nossa era, talvez tenham alguma resposta ou alguma tese – BASEADA EM FATOS E DADOS! – que explique um pouco.
Ainda que não tenhamos conceito e resposta para tudo, um pouquinho da pergunta podemos ao menos refletir? De que forma a Transformação Digital está modificando a sua vida e de que forma toda esta revolução está mudando a vida das pessoas e a forma como vivemos em sociedade?
Cleber Pires, Gerente Executivo na BRQ