Skip to main content

Imagine que você é um gestor em uma empresa e não consegue, por exemplo, identificar gaps e insights nos processos da sua companhia. Já pensou em como isso pode prejudicar o desempenho do seu negócio como um todo? Na era da Transformação Digital, porém, esse tipo de problema não pode mais existir em uma organização que busca se desenvolver para competir em um mercado cada vez mais concorrido.

Muito mais do que entender como aplicar uma determinada tecnologia ao seu modelo de negócio ou a entrega de valor agregado que uma ferramenta oferece, é preciso compreender o conceito de Transformação Digital como algo muito mais amplo. Trata-se de uma mudança cultural, adotando uma mentalidade voltada para a inovação constante, independentemente do segmento de atuação ou porte da companhia.

Atualmente, com tanta informação no mercado e parceiros especializados no assunto, não existem limites para a aceleração de um negócio utilizando as mais variadas soluções de Transformação Digital. Mas, como isso pode ser feito na prática? Quais são os benefícios e os desafios? Além disso, quais são os cases de sucesso dessa mudança? O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto?

Continue a leitura para conferir mais!

O que é Transformação Digital?

Antes de falarmos sobre as mudanças que podem — e devem — acontecer no seu negócio, é preciso entender, na prática, o que significa a Transformação Digital e como esse conceito impacta os mais variados segmentos do mercado. Em resumo, trata-se do processo de digitalização e modernização das empresas, usando procedimentos e tecnologias para otimizar o desempenho e a eficiência na busca por melhores resultados.

Engana-se quem pensa, porém, que a Transformação Digital se limita apenas a um perfil em uma rede social ou a novos equipamentos. Na verdade, é um movimento muito mais profundo e que deve alterar não apenas o “fim” (ou o que é entregue ao seu cliente), mas a forma como um serviço, produto ou qualquer tipo de oferta é produzida. É, portanto, de uma mudança operacional.

É preciso utilizar a tecnologia como aliada, tornando as tarefas mais simples e precisas de serem executadas. O mais importante é compreender que a Transformação Digital não exige um mesmo objetivo a ser alcançado. O fundamental é conseguir melhorar a experiência do cliente — com o atendimento ou o produto entregue — e o processo para chegar até ali.

Muito mais do que fortalecer a presença digital da sua marca, a Transformação Digital representa a implementação de soluções e automatizações nas mais diversas tarefas do dia a dia da sua empresa. Da gestão ao atendimento, tudo deve ser pensado de forma diferente, com um objetivo claro: entregar mais com menos ou os mesmos recursos, mudando não só os processos, mas também a cultura.

Dentro de um cenário de muita competitividade, as empresas devem encontrar formas de oferecer mais com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Não importa qual é o segmento de atuação do seu negócio: é preciso se adaptar e abraçar a Transformação Digital. Quando o trabalho interno é potencializado, a tendência é que o restante também se beneficie.

Quais são os benefícios da Transformação Digital para as empresas?

Na prática, como a Transformação Digital contribui para o desenvolvimento de uma empresa? A seguir, você confere as maiores vantagens.

Melhoria dos processos internos

Quanto mais inteligente for o funcionamento de uma empresa, maiores são as chances de alcançar resultados positivos. A Transformação Digital contribui diretamente para uma gestão ainda mais eficiente nas diferentes organizações. Seja para administrar o estoque, seja para o controle financeiro da sua loja, tudo pode ser otimizado com a tecnologia.

Sendo assim, a otimização de processos internos também se torna um benefício significativo para as operações no dia a dia dentro de uma empresa. Problemas como retrabalho, ruídos de comunicação e perda de informações valiosas, por exemplo, são reduzidos. A ideia é construir processos integrados entre toda a empresa, facilitando não apenas a execução de cada um deles, mas também o seu gerenciamento.

Aumento da produtividade e eficiência da equipe

Processos mais bem definido acabam impactando positivamente a produtividade e a eficiência de toda a equipe. Alguns conceitos ganham espaço, como a autogestão, estimulando os profissionais a tomarem a iniciativa em seus projetos, ganhando autonomia e liberdade para realizar as suas funções no dia a dia de trabalho.

Quando há otimização de processos, os profissionais perdem menos tempo preocupados com tarefas burocráticas e se concentram mais em atividades estratégicas. Além disso, o ganho de tempo é significativo, o que aumenta diretamente os níveis de performance e produtividade. A partir de um trabalho completo de gestão, é possível garantir um alto rendimento de todos os profissionais, mesmo remotamente.

Trabalho em equipe

A tecnologia também precisa ser planejada para melhorar o trabalho em equipe. A colaboração mútua e a troca de ideias e experiências permite o crescimento do time como um todo, além de agilizar e aumentar a exatidão das soluções encontradas. Utilizar ferramentas para estimular a colaboração também pode ser um diferencial.

Como consequência dos itens anteriores, os próprios profissionais vão saber identificar as suas necessidades e como solucioná-las. Isso tudo porque a cultura é voltada à colaboração, e não à competição. Cabe ao gestor fornecer os recursos para que todos estejam focados em um mesmo objetivo, com diálogo e transparência para se desenvolverem.

Capacitação constante da equipe

A capacitação da equipe estimula não apenas a maior produtividade, mas também a possibilidade de atrair e reter talentos. Afinal, um empreendimento que não está adaptado aos novos fluxos e processos de trabalho não será visto como uma opção interessante dentro do mercado. Ao adotar essas tendências, a companhia se posiciona como uma referência no mercado, independentemente do segmento de atuação.

Uso mais eficiente dos recursos disponíveis

Outro benefício da Transformação Digital é a capacidade em reduzir o desperdício de recursos da empresa. Mas não estamos falando apenas de dinheiro: também de tempo envolvido em cada etapa do trabalho.

Quando as ferramentas são utilizadas de forma eficiente, as chances de encontrar falhas e eventuais desperdícios nos processos internos é muito maior. Ao identificar esses pontos de melhoria, os recursos disponíveis são utilizados com maior precisão e eficiência. Pensando no longo prazo, isso pode representar inúmeros ganhos financeiros para o seu negócio.

Criação de experiências mais completas para os clientes

Para ter sucesso, é preciso entender o comportamento do consumidor e oferecer o que ele deseja. Quais são as suas preferências? De quais produtos ele mais precisa? Como ele deseja ser atendido, on-line ou presencialmente? Essas informações podem ser coletadas a partir de uma análise desses hábitos, o que pode ser feito de forma manual ou automatizada.

Nada melhor do que entregar experiências positivas ao seu cliente para se tornar uma referência no seu segmento, certo? Para tanto, é preciso considerar que toda a jornada de compra é fundamental para que o consumidor fique satisfeito. Sendo assim, a tecnologia pode fornecer as informações necessárias para direcionar os seus esforços e as suas estratégias para o caminho certo.

Quais são os pilares da Transformação Digital?

Para implementar a Transformação Digital na sua organização, também é preciso entender quais são os seus pilares. Eles são fundamentais e a base para a estruturação de uma empresa do futuro, realmente inovadora e em constante evolução. Confira!

O modelo de negócio

A primeira mudança a ser realizada é no modelo de negócio. Ou seja, quais são as suas práticas, por exemplo, para valorizar os recursos dentro da companhia, como os colaboradores? A produtividade deve se tornar uma meta, independentemente de qual seja a sua área de atuação. Dessa forma, até mesmo o modo como realizar a gestão de pessoas deve ser revisto.

Qualquer processo de transição passa diretamente pela comunicação. Portanto, uma prioridade deve ser otimizar a troca de informações entre a sua equipe. Sempre levando a transparência em consideração, o objetivo é incentivar o contato direto e sem ruídos entre toda a empresa. O ideal é buscar por soluções que também contribuam para o diálogo entre os próprios colaboradores.

Somente dessa maneira que a empresa vai evoluir, com cada um ajudando o outro a melhorar o seu trabalho. Sem o diálogo, o que acontece é a simples repetição das suas funções, tirando a motivação e felicidade dos profissionais. A implementação da tecnologia para otimizar a comunicação também vai colaborar com a criação de um ambiente inspirador e motivacional.

O perfil dos colaboradores

O perfil dos colaboradores também precisa ser alterado. Assim que as lideranças entenderem a importância de uma mudança de mindset, isso deve ser transmitido ao restante da companhia. É preciso incentivar e orientar os profissionais a se desenvolverem e abraçarem a Transformação Digital. Além disso, as contratações devem buscar por esse perfil.

Por mais positivos que sejam o desempenho da equipe e os resultados, sempre existem possibilidades de melhoria. Mas identificar quais são as necessidades dos colaboradores ou os métodos mais eficientes não é tão simples. Conseguir acompanhar o desempenho de cada profissional vai fornecer insights valiosos que contribuem para o desenvolvimento de toda a equipe.

Para o gestor, portanto, é importante ter a visão geral de toda a operação, mas também da performance individual de cada profissional. Dessa maneira, fica mais fácil avaliar quais são as melhores estratégias para conseguir, por exemplo, um aumento na produtividade. Utilizar a tecnologia para capacitar a sua equipe também faz parte da Transformação Digital!

O relacionamento com os clientes

Outro tópico diretamente impactado pela Transformação Digital é o relacionamento com os clientes. Cada vez mais bem informados, eles também estão mais exigentes. Colocar isso em destaque entre as suas prioridades é imprescindível. Estudar o comportamento do consumidor e avaliar as formas de entregar uma experiência satisfatória são exemplos do que fazer.

A partir do momento em que a sua empresa se adaptou ao novo cenário e criou uma estrutura propícia para o desenvolvimento dos profissionais a partir da tecnologia, o que se ganha é algo raro e fundamental em um mercado tão disputado: diferencial competitivo no relacionamento com seus clientes. Dessa forma, a sua companhia se posiciona melhor dentro do segmento de atuação.

Com produtos de melhor qualidade, a tendência é que os consumidores passem a valorizar ainda mais o que a sua empresa tem a oferecer. Além disso, torna-se muito mais fácil identificar eventuais falhas no relacionamento com os clientes e, a partir disso, definir quais são as melhorias necessárias para levar essa relação a um outro patamar, inclusive estimulando a fidelização.

Como estruturar um plano de Transformação Digital?

Agora que você já entendeu a importância desse conceito, o que acha de tirar as suas dúvidas sobre como estruturar um plano de Transformação Digital? Confira!

Identifique um desafio

A primeira etapa é muito simples: identificar um desafio. Ou seja, o que está atrapalhando o desempenho da sua empresa ou setor? A partir desse primeiro olhar, você pode seguir para os próximos passos na estruturação do plano. Sem isso, você pode acabar investindo em soluções que não resolvem os reais problemas e desafios da sua organização, desperdiçando recursos e tempo.

Defina um objetivo

Com um desafio identificado, é o momento de definir um objetivo para a Transformação Digital. Quais são os resultados que devem ser alcançados a partir da adoção de uma série de soluções e, mais importante, da resolução do desafio inicial? Sem a definição desses parâmetros, o seu planejamento, provavelmente, não vai ter toda a eficiência necessária para desenvolver soluções, de fato, eficientes.

Estruture um plano de ação

Esse é um dos momentos mais importantes para o sucesso da sua estratégia: definir um plano de ação. Como as mudanças vão ser realizadas? Como vai ser feito o processo, etapa por etapa? Tudo isso precisa ser colocado no papel, criando um planejamento ao longo de determinado período para absorver todas mudanças necessárias e identificar a melhor maneira de desenvolver soluções a partir da Transformação Digital.

Alinhe a estratégia com as lideranças

Para que a Transformação Digital realmente seja efetiva, é fundamental alinhar a estratégia definida anteriormente com as lideranças. Sem isso, é pouco provável que os resultados apareçam no dia a dia e o conceito seja implementado. Os líderes e gestores precisam participar do desenvolvimento do plano de ação justamente para agregarem com seu conhecimento e entendimento sobre o dia a dia de trabalho.

Ofereça as ferramentas necessárias

Com tudo o que você tem até agora, é o momento de identificar quais são as ferramentas necessárias para transformar a organização. Uma dica pode ser a busca por parceiros especializados no assunto para aumentar as chances de desenvolver uma solução eficiente. Além disso, sempre procure por soluções que realmente contribuam para a solução dos seus problemas, não apenas para seguir uma tendência.

Monitore as mudanças regularmente

Outro aspecto importante para o sucesso do seu plano de ação é monitorar as mudanças e os desempenhos regularmente. Afinal, a Transformação Digital é um processo constante. Logo, cabem aos gestores e profissionais sempre analisarem o desempenho em busca de melhorias. E, quanto mais próximo for esse olhar, maiores são as chances do seu negócio seguir competitivo por muito tempo.

Qual é a importância do mindset da liderança na Transformação Digital?

Quando falamos em Transformação Digital, antes de qualquer mudança estrutural, o mindset precisa ser modificado. O conceito só será aplicado na prática quando a cultura organizacional for voltada ao uso da tecnologia. E essa transição deve começar a partir do topo da hierarquia de uma organização. Assim, aos poucos, ela vai se espalhando por toda a companhia.

Afinal, como esperar que a gestão de pessoas seja otimizada se, na prática, os gestores ainda acreditam que a observação no dia a dia de trabalho é o único fator a ser avaliado? Esse comportamento é o que é conhecido como mindset fixo. Ou seja, que as verdades e os métodos que ele conhece e aplica em sua rotina são as únicas opções que realmente funcionam.

Por mais inovador que seja um profissional, ele também opera no mindset fixo. São os valores, o aprendizado e tudo o que fez ele chegar até o cargo em que está. Não é simples deixar para trás o que foi observado e executado, mas a solução é reconhecer esse comportamento. Em seguida, buscar pelas respostas que justifiquem por que ele age de uma forma, e não de outra.

Com essa etapa superada, entra o mindset de crescimento. Na prática, representa a abertura da sua mente e postura para novas abordagens, métodos e técnicas. Tudo o que contribui para a sua evolução — no campo profissional ou no pessoal — se encaixa nessa mentalidade. O que pode ser feito para cuidar melhor do desempenho ou gerenciar melhor os profissionais da equipe?

Isso precisa ser respondido a fim de evoluir. Tal mudança de mindset, portanto, tem tudo a ver com o que é proposto pela Transformação Digital — adotar novos métodos, ferramentas, soluções, posturas e estratégias para fazer mais e melhor. O incentivo ao mindset do crescimento deve ser uma prioridade das lideranças de qualquer organização que deseja sobreviver à revolução tecnológica.

Sem uma mudança significativa no mindset das lideranças de uma companhia, a participação da tecnologia não vai ser relevante. A tendência é que as mesmas ações sejam colocadas em prática e, enquanto isso, o mercado se modifica e evolui. No longo prazo, os prejuízos podem ser imensos para a organização — assim, ela pode perder recursos e espaço para os concorrentes que se adaptaram.

Cases de sucesso com a Transformação Digital

Também é muito importante conhecer alguns exemplos de sucesso com a Transformação Digital, não é mesmo? Pensando nisso, separamos alguns cases de companhias dos mais diferentes setores que mostram como a tecnologia contribuiu para acelerar os negócios dessas empresas.

Implementação do IBA na gigante de telecomunicações

IBA é a sigla para Intelligent Business Automation, que foi o foco do projeto desenvolvido pela BRQ para uma das empresas gigantes da telecomunicação no Brasil. Apenas a partir da implementação de processos mais eficientes e estruturados de acordo com os objetivos da companhia, foi possível gerar uma economia superior aos 20 milhões de reais apenas em impostos e taxas.

CONHEÇA O CASE COMPLETO

Migração de servidores de uma das maiores adquirentes do Brasil para a nuvem

A computação em nuvem vem fazendo com que empresas de todos os portes reduzam significativamente seus custos com infraestrutura, aumentem a velocidade dos processos e mantenham os dados sempre disponíveis e seguros. Todos esses benefícios acabam contribuindo para o aumento da satisfação do cliente final. Foi isso que aconteceu com uma das maiores empresas de meios de pagamento do país que, com o suporte da BRQ, realizou a migração de servidores para a cloud da Amazon, reduzindo em 40% os custos com alocação de servidores.

VEJA MAIS DETALHES

A Transformação Digital para melhoria da experiência do usuário

Focando na melhoria da experiência dos seus clientes, o Itaú investiu em uma solução digital que permite ao cliente que recebe dinheiro do exterior autorizar o crédito na conta corrente apenas com um SMS. A tecnologia desenvolvida em parceria com a BRQ reduziu em 97% o tempo médio de recebimento do valor da ordem de pagamento a partir da autorização do cliente. Via app ou site o mesmo processo demora, em média, três horas e meia, contra aproximadamente seis minutos via SMS. A simplificação do processo trouxe uma jornada inédita e inovadora ao cliente, além de elevar consideravelmente a qualidade da sua experiência.

SAIBA COMO FUNCIONOU

A Transformação Digital é um elemento essencial para que qualquer negócio consiga se posicionar como uma referência na sua área. Sem isso, é bem provável que a empresa fique para trás dos seus competidores e não consiga proporcionar uma experiência positiva para os seus clientes. Mas para que isso aconteça, é necessário adotar uma mudança mais ampla em toda a sua organização.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como a Transformação Digital pode contribuir para acelerar negócios, o que acha de dar mais um passo nesse sentido? Afinal, os gestores devem ser os primeiros a estimularem as mudanças na empresa, não é mesmo? Então, entenda qual é o papel do líder no processo de Transformação Digital dentro de uma companhia.

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO