Martech e Adtech: por que você deve investir neles? Descubra!

adtech
6 minutos para ler
DATA MESH

A Transformação Digital é uma realidade em nossa sociedade, e não é diferente quando se fala no mercado de marketing e comunicação. Soluções inovadoras e disruptivas têm proporcionado inúmeros benefícios para os profissionais que atuam no setor, e um exemplo disso são os conceitos Martech e Adtech. Mas você entende quais são as diferenças entre eles?

Apesar de terem algumas semelhanças, também têm propósitos completamente diferentes, o que às vezes confunde um profissional que busca por inovação nos processos para diminuir custos e ganhar eficiência. Entender mais sobre as características de Adtech e Martech é, portanto, um passo necessário para potencializar o seu negócio.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre esses conceitos, além das diferenças entre eles? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto e garantir que o seu negócio esteja preparado para superar os desafios e aproveitar as oportunidades!

O que é e quais as aplicações do Martech?

O conceito de Martech representa a junção dos termos marketing e technology. Ou seja, se trata do uso da tecnologia no ambiente do marketing. A partir de ferramentas inovadoras, é possível criar estratégias e soluções que otimizem o trabalho realizado por profissionais desse setor.

Em resumo, ferramentas Martech são essenciais para um trabalho eficiente na área do marketing atualmente, seja para estruturar uma campanha de e-mail marketing, seja para conhecer mais sobre a sua audiência. Nada mais é do que o uso da tecnologia para tornar algumas das tarefas e ações mais simples. Uma necessidade atual, o que justifica os quase 200 milhões de dólares atraídos por martechs no Brasil só em 2020.

E em relação ao Adtech?

Já o Adtech é fruto da união entre os termos advertising e technology, indicando a maior presença da tecnologia na área da publicidade. A ideia é mais limitada, restringindo a otimização aos campos mais comuns no setor, como acompanhar e potencializar o desempenho de anúncios e campanhas de uma empresa.

Quais são as diferenças entre esses conceitos?

A principal diferença entre Martech e Adtech é a abrangência das soluções e das ferramentas de cada um dos conceitos. O primeiro tem uma visão mais global sobre as ações de comunicação e divulgação de uma empresa, ampliando o potencial de uma equipe de marketing e tornando todas as atividades do setor mais eficientes.

Já o segundo se concentra em otimizar o trabalho diretamente conectado aos desafios de anunciar no ambiente on-line, focando apenas um campo da comunicação com o público externo.

Os dois conceitos, porém, são complementares e utilizados em conjunto para uma performance ainda melhor.

Por que é vantajoso investir em Martech (e Adtech)?

Mas, afinal, por que investir em soluções Martech para o seu negócio? Listamos os motivos para contar com ferramentas que otimizem o dia a dia de trabalho da sua equipe e assegurar um desempenho mais alto para a sua empresa. Veja na sequência!

CTA animado Cloud

Antecipação de tendências

Quem está conectado aos principais recursos tecnológicos vai oferecer soluções mais eficientes em suas campanhas antes dos seus concorrentes. Em um mercado cada vez mais concorrido, essa é uma necessidade para se destacar. Com o Martech, uma empresa identifica quais são as inovações no segmento e oferece soluções que atendam às demandas dos seus clientes finais.

Melhoria da tomada de decisão empresarial

Outro benefício importante com a implementação de Martechs no dia a dia de uma organização é a melhor tomada de decisão a partir do uso inteligente de dados sobre a performance das suas estratégias. Todas as áreas são beneficiadas com a maior precisão de pequenas decisões em um dia de trabalho, resultando em mais precisão.

Ganho em produtividade e eficiência

O uso do Martech, com suas ferramentas de automação, no dia a dia de uma equipe de marketing também contribui diretamente para o ganho em produtividade e eficiência. Em vez de passar horas realizando tarefas burocráticas e repetitivas, os profissionais se concentram em atividades mais estratégicas. E o melhor: atuando com maior precisão para causar um impacto positivo na sua audiência.

Aprimoramento da identificação de consumidores ideais

As informações também servem para ter uma base maior sobre o comportamento dos seus consumidores. Dessa forma, é possível definir a sua persona de forma mais precisa. A partir desses dados, uma série de estratégias e ações são executadas, aumentando as chances de gerar um impacto positivo no público-alvo que deseja atingir.

Aperfeiçoamento da comunicação com os clientes

Ao identificar quais são os canais mais utilizados pelos consumidores, é possível direcionar melhor seus recursos. Assim, a facilidade de manter um contato constante se torna um atrativo e fortalece a conexão com a marca. Empresa e seus clientes dialogam de forma mais eficiente, criando uma relação mais transparente e saudável.

Otimização da experiência do usuário

Com maior entendimento e proximidade do usuário, todos os pontos da jornada do cliente são otimizados. Isso é muito importante para aumentar o alcance da marca e até mesmo para a fidelização. Além disso, se trata de uma ferramenta essencial para permitir que o seu negócio encontre diferenciais competitivos para seguir relevante dentro do seu segmento de atuação.

Aumento do retorno sobre o investimento

Por fim, o retorno sobre o investimento (ROI) se torna muito maior, já que os recursos são melhor aproveitados e que suas ações são certeiras. Com o uso mais inteligente desses recursos (financeiros ou não, como o próprio tempo), toda a equipe envolvida diretamente no setor é beneficiada em produtividade, criando estratégias mais eficientes sem gastar tanto tempo ou dinheiro.

Conhecer os dois conceitos é o primeiro passo para criar processos e fluxos de trabalho ainda mais eficientes dentro de uma organização. A partir do uso de soluções Martech e Adtech, todo negócio otimiza as suas estratégias e atividades relacionadas ao marketing e à comunicação, o que resulta em melhorias para a empresa como um todo.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre Adtech e Martech, suas características, os benefícios e as diferenças entre os conceitos. O que acha, então, de continuar por dentro de outros assuntos relevantes para o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este em seu e-mail!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

11 − 3 =