Skip to main content

Em um cenário empresarial em que os dados assumem a posição de verdadeiros ativos, entender como aproveitar melhor toda a capacidade de otimização gerada por conceitos inovadores, como Big Data Analytics, Business Intelligence e análises preditivas, se mostra uma necessidade ainda mais latente.

Hoje, devido ao alto nível de concorrência observado em alguns segmentos e à dinâmica acelerada do mercado, dos consumidores e dos seus hábitos, a tomada de decisão precisa levar em conta fatores concretos, seguros e precisos. Não há mais espaço para presunções ou intuições. Vivemos na era da informação, em que o dado estruturado e bem-trabalhado é o que direciona os grandes negócios.

Nesse contexto, a BRQ Digital Solutions vai ao encontro dos negócios que desejam implementar a Transformação Digital em seus processos, fazendo dos dados e das análises ferramentas de fomento à inovação e à competitividade.

A seguir, preparamos um artigo completo para mostrar como os serviços personalizados em Analytics da BRQ funcionam e como fortalecem as operações da sua empresa. Acompanhe!

Os serviços personalizados em Analytics da BRQ e sua importância para as empresas

De maneira direta e objetiva, o primeiro ponto a ser destacado em relação aos serviços personalizados em Analytics da BRQ Digital Solutions é que não se trata de um produto. Ou seja, aqui não existe um modelo pronto e padronizado que é aplicado em diferentes negócios.

Na realidade, os serviços personalizados são entregas direcionadas, desenvolvidas e implementadas de maneira estratégica, levando em consideração diferentes variáveis e necessidades quanto ao uso inteligente dos dados dentro das organizações.

A BRQ foca seus esforços na criação de uma série de soluções customizadas, as quais utilizam Analytics, modelos matemáticos, dados, além de diferentes ferramentas tecnológicas para extrair valor das informações existentes, ajudando os negócios a trilharem o caminho mais promissor no uso dos dados com o diferencial de fazer tudo isso com base na realidade atual da empresa, em sua maturidade tecnológica e analítica, além da infraestrutura e cultura interna.

Assim, mais do que produtos, a BRQ entrega soluções e serviços diferenciados em conjunto com o cliente, visando à alavancagem do negócio e promovendo o aumento de receita e savings específicos.

Como funciona a solução de serviços personalizados em Analytics da BRQ?

Solução de serviços personalizados em analytics da BRQ

Os serviços personalizados em Analytics da BRQ seguem uma linha de trabalho que engloba diferentes etapas, sendo que cada uma delas tem um propósito específico. À medida em que o projeto é desenvolvido e aprimorado, as fases avançam e mais próximo o cliente estará do resultado desejado. Confira, a seguir, como é a execução de cada uma delas.

Discovery

Também chamada de etapa de descobrimento, nessa fase do projeto, o que se busca é entender o cenário em que a empresa-cliente está. Isso porque é muito comum que o contratante interprete determinadas situações como problemas, quando na realidade se trata apenas de um “sintoma”, que é originado por algo mais profundo e complexo.

É nesse ponto, então, que a BRQ auxilia no descobrimento dos verdadeiros obstáculos e necessidades, dando os primeiros passos na estruturação de um projeto personalizado que atende às expectativas e demandas de forma viável, ágil e pontual.

Development

Nessa fase, todas as informações e elementos de valor levantados anteriormente são estudados e trabalhados para que haja uma visão mais clara e objetiva das demandas, dores, fragilidades e potencialidades da empresa-cliente e, a partir disso, obtenha-se requisitos mais refinados que orientarão o desenvolvimento do projeto.

Aqui, as soluções propriamente ditas são construídas, sendo a fase em que se testa, revisa, experimenta e modifica o projeto. Há uma comunicação ativa com o cliente, coletando feedbacks para ter a certeza de que o desenvolvimento converge com aquilo que se busca no resultado.

Operations

Nessa etapa, já é possível vivenciar o dia a dia do negócio. A solução já foi desenvolvida, a aplicação já foi construída e agora se passa efetivamente a operá-la. O foco é analisar se o trabalho desenvolvido foi realmente eficaz, se cumpriu os requisitos necessários e se gera os resultados desejados.

Na etapa de operações, a BRQ se encarrega de monitorar a performance da solução, levando em consideração diferentes atributos, como tecnologia, finanças e usabilidade. O objetivo é entregar algo que esteja dentro do escopo do projeto e seja realmente aderente às necessidades do cliente.

Confira o case de sucesso de aplicação de Analytics na supply chain de um líder global do setor de alimentos

Ao longo da sua trajetória, a BRQ já contribuiu para a transformação de muitas empresas, inserindo-as de forma eficiente e estratégica na era dos dados e da tomada de decisão orientada por análises. A partir de uma abordagem de desenvolvimento de soluções e entrega de serviços personalizados, emprega uma larga experiência no assunto e um amplo conhecimento para estruturar projetos de forma aderente às exigências de cada cliente

Por exemplo, a BRQ já obteve sucesso em projetos complexos de clientes da indústria que buscavam caminhos estratégicos para otimizar suas cadeias de suprimentos, reduzindo custos e aprimorando as suas operações.

No caso de uma multinacional brasileira, reconhecida como líder global no setor de alimentos, o desafio foi mapear a cadeia de valor, de ponta a ponta, e propor melhorias na operação com o objetivo de transformar o negócio e se tornar um frigorífico 100% digital e Data-Driven Business.

Nesse caso, foi identificado o cenário ideal para a aplicação de técnicas sofisticadas de Analytics utilizando todo o acervo de dados que era gerado na linha de produção, nas vendas e nas compras de matéria-prima e insumos.

Em cada uma dessas etapas, oportunidades de melhoria foram identificadas. Por intermédio dos dados, foi possível identificar falhas, gargalos e pontos de atenção dentro das operações. A BRQ, então, focou em entregar mais conhecimento e visibilidade sobre os processos a partir de KPIs, de insights e da implementação de uma cultura Data-Driven.

“Queremos que nossos clientes sejam competitivos em prazo, custo e qualidade. O time-to-market requer tecnologia, conhecimento de negócios e dados para mudança assertivas e vencedoras”, afirma Alexandre Alves, Head de Advanced Analytics da BRQ.

Qual o diferencial do serviço de Analytics da BRQ?

Trata-se justamente de trabalhar de maneira personalizada. A partir dessa abordagem, cria-se uma metodologia para além da Business Intelligence tradicional, a qual une modelos de análise preditiva, Big Data Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Data Mining e outros conceitos e ferramentas extremamente avançados, com o objetivo de atender às mudanças das áreas de negócios.

Antes de iniciado o projeto de análise de dados, uma avaliação minuciosa dos recursos é feita para identificar o nível de maturidade analítica atual do cliente, além fatores culturais e estruturais presentes que podem impactar o processo.

Nesse sentido, a BRQ vai fundo no desenvolvimento do projeto. Essa avaliação compara as atividades e os processos analíticos atuais levando em conta as melhores práticas do setor, identifica oportunidades para alavancar o negócio e prioriza metas centradas em dados a fim de minimizar os custos e maximizar o retorno do investimento em Analytics.

Depois que a avaliação for concluída e as deficiências, solucionadas, a equipe de Advanced Analytics avança no projeto com a confiança de que os dados apresentados representam de maneira precisa o estado da empresa-cliente. Assim, aumenta-se significativamente as chances de que os resultados esperados sejam alcançados.

Por fim, os serviços personalizados em Analytics da BRQ agregam um diferencial competitivo de grande relevância. O alto nível de aderência entre o que é desenvolvido e o que é demandado na prática, por exemplo, garante resultados ainda mais promissores.

Além disso, com foco em proporcionar agilidade e flexibilidade com a consistência e solidez de um grande empreendimento, a BRQ entrega serviços e soluções de alta qualidade, unindo o negócio do cliente à tecnologia mais adequada e a uma nova cultura. São mais de 27 anos apoiando organizações para que cresçam de maneira exponencial a partir da inovação.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em aproveitar todos os diferenciais e vantagens que os serviços personalizados em Analytics da BRQ oferecem? Então, entre em contato conosco hoje mesmo!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO