Skip to main content

Cenário 

ESG é a sigla usada para se referir a três fatores: Ambiental, Social e Governança (em inglês: Environmental, Social, and Governance). Itens considerados essenciais para a sustentabilidade, pois ajudam a demonstrar a responsabilidade corporativa, atrair investidores, gerenciar riscos e reter talentos. 

No contexto ESG, o componente social refere-se ao impacto que uma empresa tem na sociedade em geral, incluindo seus funcionários, clientes, comunidades locais e outras partes interessadas. Essa dimensão abrange áreas como: direitos humanos, saúde e segurança, diversidade e inclusão, envolvimento comunitário. 

Uma empresa socialmente responsável deve se envolver ativamente nas comunidades onde opera, contribuindo para desenvolvimento local, apoiando iniciativas comunitárias, promovendo educação e melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Cliente 

O Instituto Porto (fundado em 2005) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como principal mantenedora a Porto e como objetivo potencializar o desenvolvimento de projetos socioambientais e culturais da região de Campos Elíseos, em São Paulo. 

Desenvolve-se projetos nas áreas de educação, esporte, cultura, cidadania e inclusão social, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Seu trabalho é direcionado principalmente para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Os cursos de capacitação profissional do Instituto Porto têm o objetivo de proporcionar uma melhor condição socioeconômica, por meio da valorização individual e do acesso ao emprego. Além da formação de alunos, o Instituto Porto também desenvolve a empregabilidade por meio de indicações para oportunidades de trabalho. 

Desafio de negócio 

Durante a pandemia da Covid-19 (entre 2020 e 2021), os alunos do Instituto Porto não tinham a possibilidade de frequentar as aulas de forma presencial, portanto precisavam assisti-las on-line. Com esse cenário, foram levantados dois desafios para a inclusão digital: falta de um computador pessoal e acesso limitado à internet. 

A maioria dos estudantes atendidos não têm computador em casa para estudar, e utilizam o próprio celular para este fim. Sem acesso ilimitado à internet ou Wi-Fi em casa para baixar os conteúdos necessários das matérias, o cliente precisava desenvolver um aplicativo Android e iOS para os participantes do Instituto Porto, com funcionalidade off-line. 

A proposta era que o aluno baixasse o conteúdo dos cursos no Wi-Fi do Instituto e, posteriormente em casa, todo o material poderia ser acessado e estudado off-line. 

Solução 

A solução foi criar o aplicativo mobile “Instituto Porto” no qual o aluno é capaz de acessar os cursos em que está matriculado, desde a ementa até as aulas. Os arquivos (PDF, Word e PPT) que o professor disponibiliza também podem ser baixados. O app permite que os alunos tirem fotos de exercícios feitos em casa e, quando na presença do Wi-Fi do instituto, sejam enviadas para o professor. 

Com mais de 1.000 alunos formados ao ano em diferentes segmentos, o objetivo do aplicativo é expandir a acessibilidade digital, reunindo em um único lugar os conteúdos dos programas do Instituto Porto e tornando a experiência mais prática e intuitiva para todos os usuários. Pelo app, os alunos têm acesso, de forma off-line, a: 

●       Conteúdos de aulas; 

●       Disciplinas; 

●       Avaliações; 

●       Cronogramas; 

●       Recados de professores. 

A BRQ trabalhou em Full Life Cycle, em todas as fases do projeto, desde o Discovery, protótipo do app e desenvolvimento. Também chamada de “fase do descobrimento”, a BRQ atuou no Discovery dos verdadeiros obstáculos e necessidades dos alunos, dando os primeiros passos na estruturação de um projeto personalizado que atendesse às expectativas e demandas do Instituto Porto de forma viável, ágil e pontual. 

Resultados e impactos 

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS desde 2021 e atingiu – nessa data – avaliação de 4.8 estrelas na app store. 

Muito além de resultados numéricos, o Instituto Porto e a BRQ têm orgulho desse projeto por garantir a continuidade da capacitação de estudantes em situação de vulnerabilidade social, em período de crise global. Com o sucesso da adoção do aplicativo, o projeto superou seu propósito inicial e hoje é uma ferramenta que faz parte do cotidiano dos alunos garantindo a inclusão digital de todos. 

BRQ fale conosco