Skip to main content

Na era da Transformação Digital, cada vez mais atividades são realizadas a partir de recursos tecnológicos, sempre buscando otimizar tarefas e rotinas. Uma dessas soluções é a Certdox, focada na digitalização de informações, documentos e processos.

Em um cenário em que a experiência do usuário ganha cada vez mais importância, reduzir os impactos da burocracia no processamento de documentos e transações pode se tornar um grande diferencial para o seu negócio. Esse, porém, não é um problema simples de resolver: a otimização dos processos requer especialização, por se tratar de operações sensíveis tanto no sentido do risco financeiro como em segurança, governança de dados, processos e regulatória. Somente uma abordagem moderna e multidisciplinar – com profundo conhecimento do negócio, das tecnologias e metodologias necessárias e das leis e regulamentos – consegue suplantar rapidamente este cenário desafiador. A Certdox chega para solucionar o problema.

Na prática, o que faz o Certdox, quais são os seus desafios, benefícios e diferenciais? Conheça um pouco mais sobre essa solução no case de sucesso com a Creditas. Continue a leitura deste artigo para entender, também, como as soluções da BRQ contribuíram para o crescimento da Certdox. Confira!

Qual é o negócio da Certdox?

A Certdox é uma plataforma digital de controle e integração das operações de crédito e dos registros das garantias, que transforma e orquestra digitalmente as operações de crédito e seus processos de negócio, voltada para instituições que lidam com fluxos de crédito, particularmente, bancos e fintechs. Ou seja, qualquer operação de crédito que exija a formalização de algum tipo de garantia em meio digital — como Escrituração de Títulos de Crédito, registros em Cartórios e Centrais Registradoras e Escrituras e Procurações —, para ser legitimada de forma padronizada, célere e sem riscos, pode ser otimizada a partir da solução oferecida pela empresa.

Seguir a regulamentação e os controles demandados pela legislação e normas do Banco Central e outros Reguladores, portanto, acaba gerando uma maior complexidade operacional. Mas isso é de extrema importância para garantir mais segurança ao credor e tranquilidade ao mercado. Assim, o trabalho da Certdox é otimizar essas integrações e permitir que a instituição se preocupe em entregar uma experiência positiva ao seu cliente e crescer — e não com cada pormenor legal da operação.

Da formalização da garantia até um eventual protesto extrajudicial extrajudicial ou montagem do Kit Eletrônico de Ajuizamento ou Cessão de Créditos, tudo é feito de forma 100% digital com o suporte da Certdox. Assinaturas eletrônicas e certificados digitais que tornam as operações e contratos mais seguros são, portanto, apenas uma parte do que é entregue pela solução.

Em outras palavras: a Certdox fabrica e põe para funcionar uma esteira digital que viabiliza operações de crédito de ponta a ponta.

Quais são os impactos dessa tecnologia na atuação dos clientes?

Toda a tecnologia ofertada pela Certdox aos seus clientes é construída de forma personalizada. O objetivo é criar um ambiente em que o cliente possa definir qual é a melhor opção para o seu modelo de negócio. Um exemplo disso é o case com a Creditas. A maior plataforma de crédito com garantia do país buscava por melhorias operacionais.

O desafio era construir uma solução que integrasse todos os players envolvidos nos processos para a criação de um fluxo de trabalho otimizado. Afinal, as operações realizadas pela Creditas exigem rapidez e precisão para manter a roda girando.

Com a Certdox, assim que as operações de crédito são realizadas na Creditas, todo o processo de integração com os Participantes da formalização das Cessões de Créditos e dos Registros em Centrais Registradoras se torna digital, controlando inclusive a geração dos documentos e a aplicação das assinaturas eletrônicas. A solução proveu a integração entre todos os Participantes, possibilitando agilidade, simetria e sincronicidade das informações e documentos, permitindo aumento do fluxo e tornando o processo mais eficiente e menos burocrático.

Como resultado das soluções da Certdox, a Creditas registrou uma redução aproximada de 70% no tempo de realização dos processos de cessão de crédito.

Como a Certdox operacionaliza e entrega valor?

Dentro de um cenário em que a cultura Data-Driven é cada vez mais importante, centralizar todas as informações referentes ao mesmo processo é fundamental. A gestão operacional e financeira dos seus clientes é aprimorada, justamente, a partir da reunião de tudo o que é mais importante em um único lugar. As empresas podem, assim, completar o ciclo de transformação digital.

Seja para contar com equipes de alta performance, seja para agilizar processos e ganhar em produtividade, as soluções da Certdox impactam diretamente o dia a dia de trabalho dos seus clientes finais. Além disso, custos adicionais e atividades pouco efetivas acabam sendo cortadas do fluxo de trabalho da empresa, já que as operações são automatizadas e padronizadas.

Além da economia de tempo, existe outra, que está em liberar o backlog para o core business da empresa. A chave de ouro, é claro, é caminhar para um modelo em que gastos com deslocamento até cartórios e riscos de extravio de documentos fiquem no passado.

Em muitos casos, os clientes da Certdox oferecem experiências digitais e otimizadas aos seus clientes, mas não conseguem implementar isso em suas operações internas. A solução chega, portanto, para garantir que isso aconteça do início ao fim, end-to-end. Sem essa preocupação, quem ganha ainda mais é o cliente final, que pode usufruir de uma experiência mais completa.

Como a BRQ se relaciona com a atuação da Certdox?

A Certdox cresceu com o suporte do Innovation Hub, braço de inovação da BRQ. A relação entre as empresas começou logo no início da história da Certdox, em sua primeira rodada de investimentos. A sinergia foi instantânea. Ao apresentar o pitch para a BRQ, os sócios da empresa logo perceberam que encontraram ali mais do que um investidor: um parceiro de negócio. O core das duas organizações, por exemplo, é a tecnologia, facilitando bastante a interação entre elas.

As discussões sobre tendências tecnológicas otimizam a relação entre as empresas, com reuniões permanentes para a troca de informações, ideias e oportunidades. A BRQ também auxilia os clientes da Certdox que precisam modificar processos internos, com a oferta de suporte tecnológico para realizar as integrações necessárias.

Além disso, a reputação da BRQ no mercado contribui para que outros clientes da Certdox tenham ainda mais confiança na empresa. Afinal, com uma organização especializada em tecnologia como suporte, o diferencial se torna ainda maior. Especialmente entre os players do mercado financeiro, o peso da BRQ possibilita novas oportunidades para o crescimento da Certdox.

Qual é a lição desse case para você?

O case da Certdox com a Creditas reforça a importância do uso da tecnologia para transformar processos internos e negócios por completo. Uma empresa que não se mantém atualizada tende a ficar para trás em um mercado cada vez mais concorrido. Transformar as suas operações com o uso da tecnologia é, portanto, o caminho mais indicado para quem busca diminuir custos e gerar mais receita.

Uma transformação tão significativa, porém, não é algo tão simples de ser implementado. Afinal, nem sempre se tem a expertise — ou mesmo o tempo e os recursos humanos — necessária para essa evolução. Uma forma de otimizar esse processo é contar com uma parceira que ofereça esse suporte, como a BRQ, especializada em transformar negócios com a tecnologia.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a história da Certdox e como a BRQ contribuiu para o crescimento da empresa, que tal dar o próximo passo para o seu negócio? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e o nosso portfólio.

BRQ fale conosco