Skip to main content

A cloud computing é uma tendência para todos os setores do mercado. Essa tecnologia traz uma série de inovações, eliminando processos que antes eram exaustivos e dispendiosos, tornando-os automatizados e com maior vantagem financeira.

Contudo, ao contratar esse serviço é preciso estar atento à segurança dos dados, visto que a nuvem trata com uma vasta gama de informações acessáveis de qualquer ponto. Por isso, preparamos um artigo com o que você precisa saber para garantir a sua cloud security — e como um parceiro especializado pode ajudar!

O que é cloud security?

A cloud security, ou segurança na nuvem, engloba todos os procedimentos e as tecnologias utilizadas para proteger os ambientes de computação em nuvem, para resguardar a empresa contratante do serviço contra ameaças de cibersegurança — tanto internas como externas.

Como a cloud corporativa tem ganhado cada vez mais espaço entre empresas de diferentes portes e segmentos, tão importante quanto contar com esse serviço é ter uma política adequada para proteger a sua rede.

A nuvem oferece um amplo armazenamento, a facilidade para consultar arquivos e a disponibilidade dos documentos em qualquer lugar que um colaborador autorizado esteja. Contudo, é preciso investir em cloud security para manter os dados e aplicativos na nuvem restritos e proteger o ambiente digital do negócio.

Quais são os principais desafios da empresa?

Agora que falamos do conceito, mostraremos alguns dos principais pontos que a empresa deve considerar para garantir a sua cloud security.

Vazamento de informações

A nuvem hospeda todo tipo de informação, inclusive documentos sensíveis do negócio. Portanto, um vazamento de dados compromete não só a confidencialidade de dados internos como também as informações dos clientes. Isso seria um duríssimo golpe para a reputação da companhia.

Esse tipo de vazamento é bastante comum na nuvem pública, que não conta com um acompanhamento tão profissional quanto aquele fornecido por provedores privados. Por isso, a empresa só deve trabalhar com parceiros com experiência comprovada e que tenha a cloud security como uma das suas verticais de negócio.

Controle de acesso e autenticação

Uma das principais falhas relacionadas à segurança na nuvem é o controle de acesso, além dos sistemas de autenticação. Por isso, toda política de cloud security deve contar com restrições para que só pessoas devidamente autorizadas possam visualizar determinados arquivos.

Por isso, antes de fechar um contrato com um provedor, ou caso o parceiro atual não esteja entregando um serviço de qualidade, busque informações sobre como é realizado o controle de acesso.

Caso a sua empresa já seja usuária da cloud e desconfie da reputação do provedor, busque informações sobre ele. Afinal, poucas coisas são mais danosas do que ter falhas no controle do acesso, que exponham informações confidenciais para pessoas não autorizadas.

Criptografia

A criptografia é utilizada por diversos provedores para incrementar a segurança na nuvem. Desse modo, a empresa contratante consegue uma camada extra de proteção em relação ao acesso dos seus documentos.

Por isso, para garantir a segurança, é importante verificar se o sistema atual utiliza proteções extras, como é o caso da criptografia — ou tecnologias similares, de modo a resguardar a informação.

Backup

Os backups são importantíssimos para que uma empresa sobreviver a falhas de hardware e corrupção de dados. Do mesmo modo, até os melhores serviços em nuvem passem por breves períodos de indisponibilidade, inclusive algumas pausas que já estejam programadas.

Justamente por isso, é importante que a empresa tenha uma rotina de backups para evitar a perda de dados importantes. Assim, caso o sistema passe por falhas, serão essas cópias que garantirão que documentos valiosos sejam resguardados.

Uma ideia interessante é que a própria empresa programa uma rotina de backup — uma vez por semana, por exemplo.

Migração

Não é difícil visualizar as vantagens da cloud computing. Contudo, muitos gestores ficam ansiosos para migrar logo para o modelo e acabam escolhendo parceiros sem experiência comprada no mercado.

Isso é extremamente perigoso, já que a segurança da nuvem depende muito de quem a implementou na empresa. Além disso, alguns provedores não garantem o monitoramento contínuo, o que deixa a contratante vulnerável a ciberataques e outras vulnerabilidades.

Como a BRQ pode ajudar na cloud security da sua empresa?

A BRQ oferece um serviço de ponta a ponta, ou seja: o trabalho vai desde a migração do modelo on-premises (quando os servidores estão na empresa) até a avaliação de segurança.

Desse modo, nós avaliamos o projeto e garantimos a proteção da sua cloud, implementando mais camadas de segurança para que a sua empresa se resguarde dos efeitos de ciberataques de hackers. A BRQ também se preocupa com a performance.

Assim, nossa missão é ajudar a crescer a sua operação sem preocupações. Por isso, prevenimos os riscos de queda, a instabilidade de aplicações e os travamentos. Desse modo, sua empresa pode se focar apenas nas atividades estratégicas e deixar o desempenho e a segurança por nossa conta.

Para isso, a BRQ conta com mais de 1000 especialistas em cloud. Ao longo de 29 anos, realizamos centenas de projetos de cloud security para grandes marcas, dos mais variados segmentos — tanto no Brasil como no exterior.

Atendemos a todos os requisitos de segurança, com foco na modernização de aplicações e infraestrutura, assim como no compliance e mitigação de riscos. Caso a sua empresa tenha dificuldades na migração, ajudamos na otimização da curva de aprendizagem do seu time para promover a adaptação.

Para garantir a cloud security, nós somos parceiros e contamos com as melhores certificações dos principais provedores de cloud do mercado, como:

Como a migração para a cloud computing é uma necessidade natural das empresas, também é verdade que essa transferência precisa ser feita do jeito correto, isto é — com planejamento e a segurança necessária. Por isso, é preciso contar com parceiros que entendam do assunto.

Como vimos no artigo, garantir a cloud security não apenas poupa a infraestrutura da sua empresa de falhas, mas também resguarda informações sensíveis. Um vazamento de dados que exponha informações dos clientes, por exemplo, pode inviabilizar o negócio de forma permanente, com os danos à reputação.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre nossas soluções em cloud? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco!