Skip to main content

Com a computação em nuvem, empresas de todos os portes têm conseguido economizar em infraestrutura e manter os dados sempre disponíveis e seguros. Nossa cliente, uma das principais empresas de meios de pagamentos digitais do Brasil, é uma delas. 

Responsável por processar as transações financeiras realizadas a partir de cartões de crédito e débito, a empresa precisa fazer a comunicação entre as bandeiras de cartão e os bancos que os emitem. Tal atuação exige uma série de certificações para a sua infraestrutura de TI, que precisam ser renovadas anualmente.

Trata-se de um processo complexo de ser realizado, especialmente diante da necessidade urgente de colocar em curso um projeto de atualização de software. 

Para atingir seu objetivo, a empresa contou com o apoio da BRQ na migração para Cloud de parte da sua estrutura de dados. Continue lendo e entenda como o projeto foi desenvolvido e conheça os resultados conquistados.

A necessidade da cliente

O PCI DSS (Payment Card IndustryData Security Standard) é uma das certificações de segurança mais importantes adotados pela indústria de cartões. Ao renovar a certificação, a adquirente se deparou com um obstáculo: parte dos equipamentos do seu parque de servidores x86 utilizava o sistema operacional Windows 2008, que teria seu suporte pela Microsoft encerrado.

Para que a estrutura estivesse alinhada aos critérios do PCI DSS, seria necessário realizar um grande projeto de atualização para a versão mais atual do Windows para obter a certificação. Frente à complexidade do projeto, a empresa decidiu, então, modernizar toda a sua infraestrutura realizando a migração para Cloud, inovando e maximizando todo o valor da nuvem.

A solução

Por oferecer uma série de benefícios de infraestrutura como flexibilidade, redução de custos, confiabilidade, escalabilidade, disponibilidade e segurança, a solução da Amazon Web Services foi escolhida. 

A empresa cliente, inclusive, já havia tido uma experiência similar na área de canais de atendimento ao cliente, quando substituiu tecnologias legadas, instaladas em mainframe, para a nuvem da Amazon com a ajuda da BRQ.

De acordo com Paula Vasques, Coordenadora de Projetos na BRQ e responsável pelo projeto, essa experiência prévia e bem-sucedida tornou tudo mais fácil. “Como parceira da AWS, a BRQ está estrategicamente posicionada para ajudar as empresas a se beneficiarem integralmente de tudo o que a AWS tem a oferecer, acelerando sua jornada para a nuvem e proporcionando ganhos operacionais e financeiros“, afirma.

A BRQ contribuiu com sua expertise no processo de migração dos sistemas legados da sua cliente para o armazenamento em nuvem. Paula destaca que houve um trabalho de consultoria e cocriação para realização da mudança no armazenamento. 

Depois de analisar e separar todas as regras essenciais para a migração, criou-se a estrutura de arquitetura, separada por APIs. Só depois dessas etapas a implementação foi realizada.

Ainda assim, vale destacar que esse processo é contínuo. A partir da migração, as equipes precisam acompanhar de perto a operação para identificar problemas e melhorias.

Os resultados do projeto

O principal objetivo foi conquistado: a migração aconteceu com sucesso, garantindo a conformidade do ambiente com o padrão PCI DSS.

Agora, a adquirente possui uma arquitetura moderna, mais automatizada e de fácil manutenção. Isso eleva a transparência nas transações das informações e promove a otimização de processos. Qualquer problema ou falta de integração é identificado quase que imediatamente e cai em uma esteira automática de resolução. Caso não possa ser corrigido automaticamente, é levado até uma outra esteira onde um analista resolverá manualmente.

Outro ganho importante para a empresa foi a percepção do usuário final. Antes, o cliente tinha que gerar 11 relatórios diferentes para ver seu status e, hoje, ele tem uma visão única. No mais, os erros de login foram derrubados a praticamente zero e o número de incidentes diminuiu em 40%. Como reflexo, as notas dadas pelos usuários ao app da empresa subiram de 2,9 para 4,5 (Android), de 3,1 para 4,7 (iOS) e de 3,1 para 4,5 (internet).

Destaca-se, também, a máxima disponibilidade dos ambientes de armazenamento contratados, que subiu de 97,2% para 99,99%. Paula comenta que, ao comprar um servidor físico, é preciso pagar por todo o seu espaço, ainda que ele não seja completamente utilizado. Já com a AWS, paga-se apenas pelo que é consumido na nuvem. Então, com a migração para Cloud, 25% dos servidores puderam ser desativados, gerando a redução de 40% nos custos operacionais do ambiente.

Por fim, outras áreas da companhia, como Atendimento, Polos, Centros de Distribuições, Cadastramentos e Labs se beneficiaram com a integração de sistemas, visto que passou a ser possível acompanhar as ordens de serviço e obter informações assíncronas.

Como sua empresa pode ter acesso a melhorias como essa?

Esse case de sucesso comprova a expertise da BRQ em transformar o negócio e agregar ainda mais valor ao cliente por meio da Transformação Digital. Essa história também pode ser sua!

Há 29 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país, desenvolvendo soluções inovadoras para grandes marcas de diferentes segmentos.

Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria empresa, a BRQ maximiza a produtividade e promove uma melhor experiência para o cliente.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a BRQ, o que acha de dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

BRQ fale conosco