Skip to main content

Se termos como Digital Workplaces, Power Apps, Inteligência Artificial e Business Intelligence parecem saídos de discursos de empresas do Vale do Silício e longe da realidade corporativa brasileira, preste atenção.

De antemão, é importante esclarecer que esse cenário é bem tangível, porém, profundamente revolucionário. Estamos falando da tal Transformação Digital.

Mas afinal, o que é isso? E como plataformas de serviços de aplicativos de negócios como o Microsoft Power Apps podem ser protagonistas na Transformação Digital da sua empresa?

Entenda tudo sobre esse universo nesse artigo. Boa leitura! 

O que é Transformação Digital e por que investir nela? 

Mais do que digitalizar processos, transformar digitalmente uma empresa pode ser um grande desafio. Afinal, tendências são renovadas e melhoradas rapidamente e é preciso não estagnar.

Pode-se falar, portanto, de uma “jornada” de Transformação Digital das organizações – algo em permanente construção. 

De acordo com a McKinsey and Company, investir em Transformação Digital agrega valor ao negócio. Empresas com boa maturidade digital tendem, inclusive, a obter mais ganhos financeiros, uma vez que se permite, ao menos, o desenvolvimento em quatro grandes frentes: 

  • Criação de novas formas de operar uma empresa ou negócio; 
  • Engajamento em tempo real; 
  • Melhora e otimização de processos diversos; 
  • Otimização de análise de dados e posteriores tomadas de decisão. 

Aplicativos de negócios para empresas não virtuais

Não é segredo para ninguém que a pandemia do coronavírus impôs ao mundo corporativo e às organizações como um todo uma série de desafios. Trabalho, atividades escolares, compras, exercícios físicos e até a mais primária das atividades humanas: a busca pelo alimento.

Tudo isso foi rapidamente transformado e passou a ser, quase obrigatoriamente, realizado por meio de aplicativos diversos. Claro, várias empresas já utilizavam sistemas on-line e grandes gigantes do digital já são conhecidas do grande público hoje em dia.

Mas muitas empresas tiveram que repensar seu formato de trabalho e a própria relação com os colaboradores. Afinal, a relação da empresa com o digital não deve ser pensada somente diante do consumidor ou do cliente final. Ela passa a ser também com os colaboradores.

Atividades simples, como a entrega de atestados médicos ou apresentação de recibos, podem ser feitas on-line, por meio de aplicativos desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada organização.  

A digitalização de processos organizacionais, de acordo com artigo publicado na Harvard Business Review, é um dos potencializadores da desigualdade digital entre as empresas.

Apps de negócios: afinal, eles são para a minha empresa?  

Os aplicativos de negócios podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade atual de qualquer organização – independentemente do tamanho ou do nível de maturidade digital em que ela se encontra.

De forma bem básica, a digitalização dos processos significa executar tarefas sem o famoso papel e caneta, ou seja, ao invés de preencher uma planilha manualmente, você fará isso através de um aplicativo no celular, tablet ou computador, acompanhando cada etapa do processo digitalmente.

Diversas áreas da empresa podem se beneficiar dos aplicativos de negócios – desde processos administrativos internos até o atendimento ao cliente final.

Já com os processos digitalizados, vem a parte da automação. Ao automatizar um processo do seu negócio, você irá torná-lo mais rápido, eficiente e confiável.

E por que isso é importante? Descubra a seguir.

As vantagens de implementar Aplicativos de Negócios para a empresa são inúmeras. Eles possibilitam:  

  • Aumentar a produtividade; 
  • Integrar a equipe;
  • Gerenciar, com facilidade, dados, usuários e dispositivos; 
  • Descomplicar processos e otimizar o tempo; 
  • Armazenar dados com segurança; 
  • Criar apps de acordo com o seu negócio e setor; 
  • Avançar na maturidade digital sem estagnação; 
  • Tomar decisões com assertividade. 

Mas não se esqueça do título deste blog post: estamos falando de jornada de Transformação Digital. Por isso, é importante ter em mente que a digitalização do seu negócio estará em constante otimização.

E que, para seguir evoluindo nessa jornada, é preciso contar com um parceiro que seja capaz de entender as demandas do seu negócio e realizar entregas rápidas e de qualidade.

Microsoft Power Apps para digitalização de processos

O Microsoft Power Apps é uma plataforma de serviços para criação de aplicativos empresariais, que busca simplificar e agilizar tarefas essenciais para o desenvolvimento de projetos, otimizando o tempo dos colaboradores ao digitalizar os principais processos do negócio.

E a BRQ está pronta para caminhar lado a lado com você na jornada pela digitalização. Simplificamos a execução de tarefas com o uso de fluxos inteligentes, desenvolvendo aplicativos de alta performance, customizados para atender às necessidades de cada negócio.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre os seus desafios. Você vai se surpreender com uma maneira mais rápida e eficiente de alcançar resultados!

BRQ fale conosco