Como a BRQ pode te ajudar a desenvolver novos produtos digitais?

Produtos digitais
6 minutos para ler
DATA MESH

Em uma sociedade cada vez mais conectada, a capacidade de oferecer novos produtos digitais relevantes, atraentes e únicos é a chave para quem busca maiores vantagens competitivas.

Porém, basta analisar a quantidade de aplicações lançadas diariamente para perceber que não é todo produto que cumpre com as expectativas.

Ainda que a inovação requeira correr riscos e qualquer empresa esteja sujeita a falhas, buscar formas de tornar esse processo mais eficiente é o melhor caminho.

Neste artigo, vamos falar sobre quais fatores contribuem para o desenvolvimento de produtos digitais bem-sucedidos e como a BRQ pode auxiliar sua empresa nessa missão.

Por que tantas empresas falham no desenvolvimento de produtos digitais?

Situações em que um produto parecia promissor, mas não trouxe os resultados esperados são mais comuns do que se imagina.

Cerca de 75% das startups apoiadas por venture capital não têm êxito, enquanto entre 40% e 90% de produtos recém-lançados acabam com uma taxa de adoção de mercado muito baixa.

As razões pelas quais isso acontece são diversas, mas podem ser resumidas em 3 pontos: 

Falta de informação

A falta de informação sobre o mercado e público-alvo faz com que muitas soluções digitais falhem antes mesmo da concepção inicial.

Isso porque uma característica primordial de um produto de sucesso é a capacidade de atender dores e necessidades reais. Se não houver informações suficientes sobre seus públicos de interesse, é praticamente impossível desenvolver uma solução adequada, com potencial para trazer resultados positivos.

De fato, a consultoria McKinsey apontou que “incorporar insights de mercado” é um dos passos mais importantes para a criação de um produto bem-sucedido.

Daí vem a necessidade de manter uma conversa constante com seu público, tanto para lançar novas soluções digitais, quanto para promover melhorias nas já existentes.

Maturidade em gestão de projetos de tecnologia: faça um diagnóstico da sua empresa
Responda nosso quiz e receba um diagnóstico gratuito sobre o nível de eficiência da sua empresa.

Responda o quiz gratuito

Falta de processos

Uma boa gestão de projetos é essencial não apenas para garantir a qualidade da entrega final, mas também para certificar que não haverá falhas e desperdícios durante todo o processo.

Essa eficiência é assegurada por meio de metodologias e frameworks apropriados, equipes engajadas e processos profundamente alinhados às estratégias de negócio.

Com essa combinação, é possível erradicar gargalos, antecipar problemas, diminuir incertezas e melhorar a gestão como um todo.

A metodologia certa também pode promover a produtividade da equipe e a agilidade da entrega. Esse é o caso do Lean e do Agile, que trazem mais autonomia para os times, maximizam as entregas de valor e eliminam contratempos, a fim de dar fluxo à produção.

Falta de profissionais

Com um mercado aquecido como o de tecnologia, profissionais com as habilidades certas estão se tornando cada vez mais concorridos. O que faz com que muitos gestores tenham dificuldades para formar equipes capazes de fazer entregas de excelência.

Ao mesmo tempo em que as empresas não conseguem encontrar mão de obra qualificada, os problemas que citamos anteriormente tendem a minar a autoconfiança e o bem-estar dos colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários.

CTA animado Cloud

Projetos mal gerenciados levam a resultados insatisfatórios, que levam a metas não batidas, que acabam por prejudicar o clima organizacional.

Essas situações são especialmente preocupantes quando pensamos que, quando se trata de desenvolvimento de produtos, não basta as skills básicas essenciais. É necessário buscar um time de alta performance.

Esse é um conceito muito mais amplo que visa à integração de diferentes colaboradores em um time focado em alto desempenho.

Mais que isso: é preciso também definir processos e adotar soluções que possibilitem uma performance ainda melhor.

Times de alta performance sob medida para seu negócio
Escale suas operações, desenvolva novos produtos e solucione problemas de negócio com um Squad BRQ.

Fale com nosso especialista - Squads

O que torna um produto digital eficiente?

De forma bem resumida, é possível afirmar que uma solução digital eficiente é aquela que:

Soluciona uma dor real

Dificilmente, as pessoas irão aderir a um produto que não seja capaz de atender uma dor ou solucionar um problema realmente presente em seus cotidianos.

Como falamos anteriormente, é por esse motivo que uma boa pesquisa de mercado é um dos passos mais importantes no processo de desenvolvimento de novas soluções.

Entrega o que é prometido

Não basta nascer com a premissa de solucionar um problema, é preciso cumprir com o que é prometido.

Um produto eficiente é aquele que combina com o que o consumidor espera na era da conveniência: objetividade, facilidade de uso e boas experiências.

Daí vem a importância de contar com um time multidisciplinar e não abrir mão de testes de usabilidade.

É lançado no timing certo

A agilidade no processo de desenvolvimento é outro fator muito importante. Isso porque é preciso acompanhar o contexto no qual o seu produto estará inserido e se adaptar a ele, fazendo lançamentos no timing certo.

Uma boa forma de promover isso é por meio de melhorias na gestão de projetos. Como já mencionamos, existem metodologias que permitem que as atividades aconteçam de forma dinâmica, garantindo entregas mais ágeis.

Como a BRQ pode ajudar sua empresa no desenvolvimento de novos produtos?

Todos os requisitos que apontamos neste artigo podem ser atendidos com um Squad BRQ.

Tratam-se de times de alta performance que podem ser contratados sob medida, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Conte com profissionais especializados em tecnologia e munidos das melhores ferramentas e metodologias, prontos para caminhar lado a lado com o seu time em busca dos melhores resultados.

Assim, você leva mais eficiência, redução de custos, inteligência de dados e produtividade para seus os projetos, o que torna a sua empresa apta para desenvolver produtos digitais de grande impacto.

Para saber mais, visite o site da BRQ ou converse com um de nossos especialistas.

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

quinze − catorze =