Skip to main content

Os especialistas em experiência do usuário nunca foram tão valorizados quanto agora. Isso porque eles têm a missão de realizar a conexão entre as necessidades dos público-alvo e a visão e os objetivos da empresa. Por isso, o design estratégico é um conceito tão discutido hoje em dia.

No entanto, quais são as iniciativas que realmente melhoram a experiência do usuário e modernizam a empresa? Para responder a essa pergunta, preparamos um post para que você entenda o que é design estratégico, seus benefícios e qual é a melhor forma de implementá-lo no negócio. Boa leitura!

O que é design estratégico?

É um termo usado para se referir a todo o trabalho de criação de uma marca, produto ou serviço que seja voltado para a experiência do consumidor. Assim, o design estratégico utiliza dados externos e internos, além de análise de tendências do mercado, para proporcionar uma visão abrangente.

É interessante notar que as definições do que é design focam a criação de soluções estéticas em produtos e serviço. Já o modelo estratégico pega todas essas definições e as aplica ao contexto de empresas e instituições.

Assim, a estratégia utiliza os elementos visuais para alavancar resultados que vão muito além de uma alteração estética. Isso é feito por meio do estudo dos interesses e da demanda do público-alvo, até os objetivos próprios da empresa.

Com o design estratégico, fica mais fácil redefinir problemas, identificar oportunidades de mercado e entregar soluções mais eficientes. Isso porque o intuito é desenvolver serviços com o cliente em mente.

Esse conceito ganhou força diante de uma nova geração de consumidores com os quais as empresas estão lidando. As novas gerações não querem conceitos engessados e priorizam experiências cada vez mais próximas e interativas.

Como o design estratégico funciona?

O design estratégico modifica processos dentro da empresa como um todo, ao estabelecer iniciativas cada vez mais competitivas. Por isso, ele exige uma maior flexibilidade da organização para ser implementado.

As empresas devem estar dispostas, por exemplo, a alterar muito mais do que o simples layout de uma página. Caso seja necessário, e seus clientes sinalizem que uma mudança é bem-vinda, será preciso modificar a abordagem geral da organização e de seus profissionais.

Nesse sentido, o design estratégico é capaz de otimizar o trabalho realizado em conjunto entre os diferentes setores de um negócio. No entanto, os gestores devem ter a flexibilidade para ousar modificar o mindset da organização, de modo a alterar processos internos para entregar melhores resultados.

Pelos termos, o design estratégico costuma ser confundindo como o design thinking. Porém, como o próprio nome indica, o primeiro se conecta às estratégias para implementar processos. Já o segundo está diretamente ligado à execução de tudo o que foi proposto.

Para que serve o design estratégico?

Um profissional especializado no design estratégico alia os desejos dos consumidores à capacidade de uma empresa de flexibilizar seus processos. Ele é o responsável pelo equilíbrio entre o atendimento às necessidades dos clientes e a praticabilidade das decisões.

Por isso, esse modelo é utilizado para empresas que queiram expandir as suas oportunidades, maximizar o seu alcance ou até passar por um rebranding — um redirecionamento da sua atuação no mercado, entre outros exemplos.

Por que investir em design estratégico?

Agora, mostraremos os principais benefícios de se investir nessa estratégia holística, capaz de modificar tanto processos quanto pessoas.

Diferencial competitivo

O design estratégico é uma maneira que as empresas encontram para se diferenciar dos competidores, desde os elementos visuais utilizados até as experiências de interação com os clientes. Por ser um trabalho multidisciplinar, a empresa passa por uma mudança profunda para entender melhor o seu público-alvo.

Quando investe em uma nova experiência de branding, por exemplo, ela consegue gerar um valor agregado para o negócio na totalidade — e estabelecer vantagem competitiva.

Estreitamento do relacionamento com os consumidores

Como o design estratégico tem o cliente no foco das atividades, nada mais natural que a relação entre essas pessoas e a empresa se torne bem mais próxima e produtiva. Afinal, o design estratégico sempre buscará maneiras de aprimorar a experiência do usuário e o design de experiência, como na utilização de UX (user experience).

Em troca, as pessoas se sentirão valorizadas, o que criará um ambiente propício para a fidelização de clientes.

Aumento da colaboração entre os times

O design estratégico envolve diversas áreas, desde o design tradicional, passando pelo marketing e pela tecnologia. Isso favorece a colaboração entre setores e profissionais de áreas diferentes.

Do mesmo modo, como a estratégia envolve uma mudança global na empresa, os novos processos ajudarão os profissionais a se alinharem em prol de objetivos comuns.

Fomento à inovação

Não existe design estratégico sem inovação, já que ele é implementado por meio de mudanças de processos, mas também, da introdução de tecnologias e metodologias ágeis, por exemplo. Tudo isso é unido para oferecer uma experiência única aos clientes.

A partir de testes, estudos e feedbacks dos consumidores, será possível inovar e preencher lacunas de mercado, atendendo às necessidades dos clientes e estabelecendo a empresa como uma referência.

Como adotar o design estratégico no seu negócio?

Como o próprio nome sugere, esse modelo deve se adequar às estratégias do seu negócio. Por isso, nada melhor do que contar com especialistas no assunto, que saberão combinar as particularidades da empresa às exigências atuais de mercado.

A BRQ é um dos maiores players do mercado em design e experiência no Brasil e consegue reunir, em um só lugar, soluções que atendam às demandas não só de design, mas também de marketing e a praticidade do ambiente mobile.

Temos mais de 250 profissionais especializados em diversas áreas, como:

  • soluções de design estratégico;
  • desenvolvimento de aplicações mobile;
  • design de produto;
  • UX Research;
  • marketing digital;
  • growth hacking;
  • conteúdo e publicidade.

Todo esse trabalho é feito por meio da criação de soluções que têm a experiência do consumidor como foco, com inovação contínua e produtos excepcionais. Somos capazes de atuar de ponta a ponta, focados na necessidade dos nossos contratantes e de forma conectada aos objetivos de negócio.

Com um alto nível de governança e qualidade, a BRQ consegue unir tecnologia, marketing e negócios, em projetos tailor-made (feitos de acordo com as necessidades e preferências do cliente) de alto impacto. Agora que você já sabe o que é design estratégico e como ele é utilizado, já pode contar com parceiros para ajudar a mudar a cara e os processos da sua empresa.

Quer saber um pouco mais sobre as nossas soluções em design estratégico? Então, conheça as soluções end to end focadas em EXA da BRQ!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO