Skip to main content

O mercado atual exige das empresas muito mais objetividade ao criar e iterar produtos e serviços que acompanhem as demandas de consumidores modernos. Por isso, o foco desse desenvolvimento deve estar sempre ligado ao core de sua solução, as chamadas MVP features.

Para você entender melhor esse conceito e como tirar proveito de técnicas de Lean e Agile para acelerar soluções competitivas, preparamos este artigo especial sobre o tema. Confira!

O que são MVP features?

Para entender o que são features em um MVP, primeiro precisamos analisar o que é um Minimum Viable Product. O conceito, conhecido em português como Mínimo Produto Viável, é a versão mais básica de um produto ou serviço que atende às dores do seu cliente de maneira efetiva, completa e distinta da concorrência.

Vamos utilizar um exemplo simples: imagine a criação de um novo modelo de calçado. O que é crucial para o sucesso desse item no mercado?

Provavelmente, ele precisa ser confortável e resistente. Também deve ter materiais e formas adaptadas ao uso específico do perfil de pessoa que irá realizar atividades com ele.

Esses são as MVP features: uma lista de componentes que englobam a demanda primária para aquele produto, seja ele físico, seja digital.

Outros aspectos, como a cor do calçado, design, embalagem e o serviço de pós-venda são muito importantes para as vendas, mas são secundários em relação ao mínimo produto viável — aquelas características que definem sua entrega como uma solução relevante para o público.

Para que servem?

Definir e focar nas MVP features é uma maneira efetiva de direcionar o desenvolvimento de um novo produto ou serviço sem perder tempo em elementos que não são determinantes para o sucesso da empresa.

A ideia por trás da criação de um MVP é encontrar o caminho mais curto possível entre ter uma ideia e validá-la no mundo real.

Um dos grandes erros cometidos hoje no mercado é demorar demais para lançar uma nova solução porque se perde tempo com a discussão e implementação de componentes que não são vitais para a finalidade que se espera dela.

Listar as MVP features é a melhor forma de estabelecer esse escopo inicial e consolidar a ideia básica antes de fazer ajustes e polimentos focados na experiência final.

Além disso, significa ter um produto de fato para apresentar ao cliente e colher dados de uso real que apontem para ajustes necessários no core da solução.

Muitas ideias não são traduzidas para a realidade exatamente como imaginamos na etapa de ideação. Esperar todo o produto ficar pronto para só então perceber essas diferenças significa perder tempo de desenvolvimento e aumentar o retrabalho até encontrar o modelo ideal para suas projeções de conversão.

Portanto, usar MVP features como estratégia de desenvolvimento é construir começando pelas fundações, como sempre deve ser. A partir delas, você terá mais segurança para implementar outros elementos de experiência que encantam sua audiência.

Como estabelecer hipóteses para o MVP?

Seria muito difícil estabelecer parâmetros universais para hipóteses de MVP features. Cada negócio, cada público, cada produto passam por seus próprios processos de maturação e implementação para desenvolver soluções de sucesso.

Portanto, a melhor forma de discutir o tema e aborda algumas práticas que são fundamentais independentemente do que você quer construir. Veja passos importantes para estabelecer os pilares do seu MVP.

Conheça seu público

É impossível desenvolver um MVP objetivo e funcional sem que ele esteja conectado diretamente com o perfil de consumidor que você quer atingir.

Na era digital, em que a tecnologia permite uma aproximação e uma identificação cada vez maiores entre clientes e marca, estratégias com foco no cliente são as mais propensas a darem certo.

Para MVP features, é muito importante contar com uma buyer persona: um perfil fictício que simboliza o seu cliente ideal e ajuda a centralizar os esforços.

Foque na dor principal

Ao criar sua buyer persona, faça a conexão mais pura possível entre sua ideia de produto ou serviço e as dores que você quer solucionar na vida dessa pessoa.

Como no exemplo do tênis, o que importa no fim das contas é a usabilidade e conforto. Quando seus primeiros clientes testam a solução, é isso que vai definir a opinião sobre ela.

Evite as tentações de features secundárias

Muitas vezes, as funcionalidades secundárias parecem tão interessantes que times de desenvolvimento ficam muito tentados a colocá-las no MVP. Porém, por mais que sejam instigantes, elas acabam entrando na frente de features que apontam de verdade a viabilidade da ideia.

Crie um fluxo de desenvolvimento enxuto

Usar metodologias ágeis é fundamental para acelerar a criação de um MVP. Não só para desenvolver o protótipo inicial, mas para ajustar rapidamente features em relação a feedbacks recebidos para iterar o quanto antes e entrar no mercado com a nova solução.

Como identificar a trajetória de um MVP de sucesso?

Escolher as MVP features é apenas o primeiro passo da elaboração de um novo produto ou serviço. Ao desenvolver seu Mínimo Produto Viável, é hora de acompanhar a trajetória de testes e validação para garantir que ele atende as necessidades do seu público. Veja como fazer isso.

Escolha bem seus testadores

Tão importante quanto escolher as MVP features é definir qual recorte do seu público irá testar o Mínimo Produto Viável.

Este precisa ser o mais próximo possível da sua buyer persona, com níveis de relação com a marca variados para captar opiniões em diversos estágios de conhecimento e fidelização.

Desenvolva uma metodologia de análise

Seja em grupos de foco ou para um público maior, é preciso que os parâmetros de indicadores para análise do MVP seja igual para todos.

Essa constância permitirá que a equipe de desenvolvimento tenha indicadores mais claros sobre o que dá certo e o que precisa ser melhorado, eliminando ruídos de comunicação comuns nesse tipo de teste.

Tenha mente aberta para os feedbacks

É muito comum que ideias sejam recebidas de maneira bem diferente quando inseridas em um mercado real. Isso não significa que ela não funciona ou que seus clientes “não entendem a proposta”.

Bons gestores são aqueles que sabem que o feedback do cliente é o principal insumo para estratégias de negócio. Ouvir de mente aberta não é aceitar qualquer opinião como verdade absoluta, mas entender sua origem.

Utilize soluções especializadas

Com a popularização do uso de MVP para desenvolvimento de produtos e serviços, foram criadas diversas soluções tecnológicas que ajudam a planejar e executar esse tipo de estratégia.

Um exemplo disso é a EXA, Experience Agency da BRQ. É um serviço completo de identificação de demandas, análise de oportunidades, ideação e criação de produtos digitais para empresas.

Se você busca mais sucesso no mercado moderno, é fundamental ter esse tipo de eficiência e objetividade na entrega de novas soluções. Descobrir suas MVP features é o primeiro passo para isso.

Agora, que tal se informar mais sobre as melhores práticas desse novo cenário corporativo? Leia outros conteúdos do blog e inscreva-se na nossa newsletter!

BRQ fale conosco