Skip to main content

O design abre oportunidades valiosas. Embora sua importância seja muitas vezes subestimada por algumas equipes, um bom design ainda pode trazer benefícios comerciais significativos para negócios de qualquer porte ou segmento.

As empresas que levam o design a sério estão dando um salto de sucesso em todos os seus indicadores: nas finanças, no relacionamento com o público, na experiência de compra do cliente e em muitos outros. Para outras, no entanto, ainda resta descobrir o verdadeiro potencial dessa área que só vem avançando com a evolução digital.

Neste guia, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre design. Você vai descobrir a história, suas principais áreas, assim como as suas vantagens para as empresas. Ao final, confira uma solução efetiva para os desafios de design do seu negócio. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é design?

Uma definição de design diz que o termo se refere a um conjunto de elementos visuais que tem o objetivo de resolver um problema do mundo real.

Apesar de ser uma boa definição, ela ainda sofre por ser muito restrita. Qualquer item que não seja organizado por elementos visuais, segundo esse ponto de vista, não pode ser considerado design.

O design é muito mais do que a aparência externa de um negócio, marca ou produto. O design estratégico e o design thinking, por exemplo, não estão necessariamente relacionados a elementos visuais. Embora utilizem ferramentas e metodologias do design tradicional para atender às metas das empresas, não se trata apenas de um arranjo visual.

Dito isso, podemos chegar a uma definição mais abrangente do termo. O design se refere ao processo de encontrar soluções criativas para problemas específicos, considerando fatores estéticos, funcionais e comerciais.

Para colocar em palavras simples, o design é toda maneira pela qual uma solução final é organizada. É uma área que também visa algo: uma dor, um problema, um objetivo. Há sempre um alvo na mira de um design que precisa ser resolvido.

Em suma, design significa criar uma solução funcional e visualmente bonita, considerando todos os aspectos relativos à sua produção e comercialização em determinado mercado.

Qual é a história do design?

A comunicação e a expressão foram os meios que a humanidade desenvolveu para evoluir e prosperar como indivíduos e como sociedade. É olhando para a história que podemos entender como isso amadureceu até os dias atuais.

Desde os tempos pré-históricos até o século XXI, há uma imensa evolução de tecnologia e metodologias na comunicação humana. A seguir, confira um breve relato dos marcos que fazem parte da história do design.

A invenção da escrita

Sim, a escrita é o início a partir do qual diversas áreas surgiram e se desenvolveram ao longo dos séculos. Com o design, não é diferente.

Os historiadores acreditam que a escrita nasceu, sobretudo, da necessidade de manter um registro. Para armazenar alimentos de forma eficaz, os primeiros escritores começaram a identificar o conteúdo de potes e sacos. Os primeiros registros foram esculpidos em tábuas de barro com uma gravura de madeira afiada.

As origens dos gráficos de informação

O design da informação vem da geometria analítica usada pela primeira vez por René Descartes. O matemático desenhou duas linhas perpendiculares que se cruzam. Ele as chamou de eixo x e y, o que mais tarde ficou conhecido como coordenadas cartesianas.

Arte Nova

O termo Art Nouveau nasceu em Paris em 1895. É um estilo de transição que dominou o design ao longo da maior parte do século XX e abrangeu todas as artes da área, incluindo arquitetura e moda.

Embora esse estilo tenha sido expresso de maneira diferente de país para país, ele é identificado pela sensação orgânica dominada pela cor e textura.

Influência da arte moderna

Os tempos modernos foram caracterizados por diferentes movimentos artísticos que influenciaram profundamente o design. O cubismo, futurismo, surrealismo e expressionismo, por exemplo, foram movimentos que ajudaram a moldar o design gráfico, levando-o para novas e diferentes direções.

Efeitos da Guerra

Durante a Primeira Guerra Mundial, o cartaz era o meio de comunicação hegemônico, pois outras comunicações não eram tão difundidas.

Os governos recorreram ao uso de cartazes para fazer propaganda e arrecadar fundos para a guerra. Nesse tempo, o design desempenhou um papel determinante na comunicação dos governos com as pessoas.

Design pós-modernista

A ilustração foi a principal técnica narrativa. Mas, à medida que a tecnologia evoluiu e a fotografia assumiu a nova preferência, surgiram novas abordagens de ilustração.

Movimentos nos Estados Unidos, na Europa e até na América do Sul ultrapassaram os limites e alcançaram influência global. Os novos trabalhos não seguem convenções visuais, buscando experimentar novas técnicas e reinterpretar trabalhos de períodos anteriores.

Qual é a importância do design para as empresas?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a importância do design. Mas será que realmente importa ter a atuação de bons designers? Isso agrega algum valor à empresa? Resumidamente, a resposta é sim. Veja, a seguir.

O design comunica a proposta de valor da empresa

Foi-se o tempo em que o cliente precisava se adaptar aos produtos. Agora, são as empresas que devem se adaptar às necessidades do cliente. O design, nesse contexto, tem o poder de influenciar a maneira como o benefício do produto é percebido pelo cliente. Em outras palavras, ele pode ajudar uma empresa a transmitir sua proposta de valor.

Projetos bem elaborados são capazes de comunicar a essência de uma marca: aquilo que a diferencia das demais. O design pode traduzir a proposta de valor do seu produto e surpreender o cliente com o que há de mais especial na sua oferta.

A criatividade como estratégia de negócios

Os gestores podem comunicar os valores de negócios e os benefícios de seus produtos, mas isso só dá certo quando você alinha a estratégia de negócios com a criatividade.

A criatividade tem tudo a ver com formas inovadoras de se apresentar. É nesse sentido que o design é muito importante. Um logotipo fala sobre você e o que o negócio faz. Uma voz amigável que cumprimenta o usuário em um site pode fazer muito mais.

Boa primeira impressão no mundo online

Não é mais possível imaginar um negócio sem presença online. Um cliente encontra o site de uma empresa antes de pensar em comprar seu produto ou serviço. Então, se um site se tornou mais importante do que nunca, resta saber como criar uma boa impressão para os potenciais clientes. A resposta é simples: com um bom projeto de design.

Um site mal projetado pode apresentar uma taxa de visita menor. Ele não será lido, visitado ou confiável. O design, portanto, pode fazer toda a diferença na condução do cliente, desde o primeiro contato com uma empresa no mundo online até a decisão de compra.

Quais são as principais áreas do design?

Muitos dos produtos e serviços que as pessoas usam e experimentam vêm do trabalho de diferentes tipos de designers que planejam a sensação e usabilidade que eles podem gerar. Se você deseja criar um site atraente e fácil de usar ou um tipo de tênis com alto desempenho, um designer vai ajudar sua empresa.

Como há diferentes tipos de design, é essencial encontrar o ideal para as necessidades dos seus negócios. Para auxiliar nessa escolha, descrevemos a seguir os tipos mais comuns e o que eles fazem. Confira!

Design de produto

Como o nome sugere, esse ramo é dedicado ao processo de elaboração de todo e qualquer produto: veículos, móveis, roupas, acessórios e muitos outros. O objetivo do design de produto é fazer com que uma equipe consiga identificar os problemas dos clientes e encontrar soluções criativas. É uma área com forte relação com o Design Thinking.

Os designers de produto cuidam de todo o ciclo de vida de uma solução: da pesquisa inicial à elaboração do conceito, passando pela fase de prototipagem e testes de usabilidade. A ideia é garantir que o produto criado esteja alinhado com as expectativas dos consumidores e identificado com os objetivos da empresa.

Design gráfico

O design gráfico envolve a parte visual de materiais impressos e digitais. Em todos os lugares, é possível encontrar soluções pensadas por designers gráficos, desde as embalagens até as peças publicitárias e os sinais de trânsito. Todos os elementos visuais, tanto impressos quanto digitais, estão relacionados com o design gráfico.

É uma área tradicional que está sempre se renovando com a evolução de softwares de edição e da inteligência artificial. Diferentemente dos designers gráficos de 10 ou 20 anos atrás, os profissionais da atualidade contam com ferramentas automatizadas e recursos capazes de criar experiências imersivas para seus clientes.

Design estratégico

O design estratégico usa os princípios do tradicional para desafios na assistência médica, educação, mudanças climáticas, entre outras áreas. O campo identifica oportunidades e ajuda a fornecer soluções completas. O design estratégico tem como objetivo contribuir para a tomada de decisões.

É uma abordagem que tem sucesso quando o design está integrado à rotina da empresa; e os designers, cientes da importância do seu trabalho, desenvolvem soft skills para manter a comunicação com outros departamentos.

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem criativa e inovadora usada para a resolução de problemas complexos. Você pode encontrar equipes de diferentes áreas usando o Design Thinking para lidar com os mais diversos problemas.

Por ser baseada nos métodos que os designers planejam e fazem seu trabalho, a abordagem ganhou o nome de Design Thinking — que, em uma tradução livre para o português, significa Pensar como um Designer.

O Design Thinking não oferece uma fórmula ou uma sequência linear de etapas para que as empresas lidem com seus desafios. O que há, por outro lado, é um conjunto de princípios que todos os responsáveis por um projeto precisam ter em mente para resolver problemas complexos: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento.

Design de serviço

Da mesma forma que os preparadores de um palco de teatro deixam tudo montado para que a peça aconteça, os responsáveis pelo design de serviço trabalham para otimizar todos os elementos que compõem a relação do cliente com um serviço.

O service design, como também é chamado, é uma área ampla, que inclui desde a infraestrutura mais visível de uma empresa para receber os clientes até os elementos de bastidores que não estão acessíveis aos clientes finais, como os regulamentos e o orçamento. Em outras palavras, é uma abordagem holística para melhorar a prestação de serviço.

Design ambiental

Com ênfase na vida saudável e verde, o design ambiental está se tornando muito mais reconhecível. É um tipo que lida com questões ambientais ao desenvolver edifícios, produtos e serviços em vários campos, como engenharia, design de interiores, planejamento urbano, arquitetura e geografia.

O design ambiental trabalha com recursos sustentáveis ​​para evitar o desperdício e fornecer ao meio ambiente o maior número possível de itens ecologicamente corretos.

Design de experiência do usuário (UX)

O design de experiência do usuário (UX) se concentra na experiência que um usuário tem com produtos, serviços ou ambientes. É um tipo que trabalha tanto com produtos digitais, como sites e aplicativos inovadores, quanto produtos físicos.

O design de UX leva em consideração todos os elementos que compõem a user experience (experiência do usuário). Desde a sensação de um produto físico na mão do cliente até a simplicidade do sistema de pagamento de um site, o objetivo do design UX é criar experiências agradáveis e eficientes.

Design de interface do usuário (UI)

No design de interface do usuário (UI), os profissionais usam os resultados da pesquisa dos designers de experiência do usuário para esboçar os elementos visuais de uma interface.

O design de interface é responsável por tornar o produto o mais intuitivo possível para que o maior número de clientes obtenha a proposta de valor prometido por ele. Um bom profissional desempenha o papel muito empático de visualizar e estudar como as pessoas aprenderão (ou deixarão de aprender) a usar o produto.

Data-Driven Design

A criação de um produto sempre deve ser guiada por informações sobre o que funciona para um cliente e o que não atende bem. Há recursos que podem parecer interessantes no papel, mas acabam sendo impraticáveis na vida real, impedindo que os clientes tenham uma boa satisfação. É aí que entra o Data-Driven Design (Design Orientado por Dados, em português).

O Design Orientado por Dados, como o nome já explica, consiste em utilizar relatórios, históricos, pesquisas e outras fontes de dados para orientar a tomada de decisões da empresa na criação de um produto relevante para os clientes. A abordagem pode ser usada em projetos de web design, produtos físicos, serviços etc.

Não considerar os dados pode provocar implicações negativas para o sucesso de um projeto. Quando um gestor confia apenas no instinto para tomar decisões, sem realizar investigações orientadas por dados, ele corre o risco de desperdiçar dinheiro ao tomar decisões ineficazes — ou até prejudiciais — para sua empresa.

Qual é a relação do design com o marketing?

Design e marketing são interdependentes e, para fazer qualquer campanha funcionar, essas duas áreas precisam trabalhar juntas. Tanto os profissionais de marketing quanto os designers querem atingir o objetivo final de encantar as pessoas e aumentar o seu interesse por uma marca, um produto, um objeto ou qualquer outro elemento.

No marketing, existem fatores como conteúdo, traduções, conversões, SEO e tom da marca, enquanto os designers se concentram mais em recursos de edição, experiência com o produto e paleta de cores. Design e marketing devem estar alinhados com os objetivos de uma campanha ou uma estratégia geral, só que usam ferramentas diferentes.

Ao trabalhar com as duas áreas em conjunto, uma empresa se comunica com clareza, cria melhores estratégias e planeja novas ações com mais facilidade.

Quais são as vantagens do design para as empresas?

Ficar de olho e explorar os avanços do design pode ajudar sua equipe a capitalizar as tendências área, mantendo sua marca renovada. Mas não para por aí. A seguir, veja outra razões pelas quais você deveria investir no design em todos os aspectos da sua empresa.

Dá uma unidade estética à marca

Por meio do design, é possível dar um sentido de unidade, coerência e individualidade aos produtos, serviços e à própria empresa. Esses aspectos combinados personalizam a marca. Dessa forma, a empresa pode fazer a diferença no mercado e estabelecer uma comunicação mais adequada com seu público.

Esse senso de unidade pode ser aplicado a sites, embalagens, propagandas, peças audiovisuais, lojas, entre outros meios.

Traz uma vantagem competitiva

O visual gráfico é fonte de diferenciação no mercado. É necessário se destacar quando outras empresas já produzem e vendem um produto similar; e um bom produto, com uma estratégia comercial adequada, pode se manter competitivo em seu mercado.

Quanto mais restrito for o público-alvo, mais eficiente deve ser a estratégia de comunicação; o design ajuda a obter o sucesso pretendido.

A empresa deve considerar se o produto que está sendo lançado tem características que o diferenciem dos demais no mercado. Para competir, é preciso sempre inovar. Já não basta chamar a atenção de um cliente com ótimos preços: é fundamental intervir estrategicamente no conceito e imagem do produto.

Contribui com os resultados comerciais

Um bom design é um bom negócio. No momento da compra de produtos ou serviços, um produto com bom visual se destaca entre muitos outros e cria confiança com o cliente. De acordo com uma pesquisa da Adobe, as empresas com um design forte superam os negócios com um design fraco em 219% no S&P Index ao longo de 10 anos.

Uma identidade visual bem projetada aumenta o valor da sua empresa e alavanca as vendas. Ao causar uma boa primeira impressão, construir relacionamentos sólidos com os clientes e executar campanhas bem-sucedidas, um bom design ajuda a tornar seu negócio mais lucrativo.

Melhora comunicação visual com os clientes

A humanidade está acostumada, desde os tempos mais remotos, a se lembrar das coisas por meio de formas e cores. Hoje em dia, não é diferente. O apelo visual pode comunicar muito sobre uma pessoa ou uma empresa, de forma positiva ou negativa.

Encontrar um site bem projetado de uma empresa, por exemplo, costuma ser o primeiro contato das pessoas com a marca. A impressão deixada é mais importante do que nunca, e para isso é necessário ter um bom design.

Por que investir nas soluções da BRQ?

A BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia e transformação digital do Brasil, oferecendo as melhores soluções digitais aos seus clientes.

Estamos há mais de 28 anos oferecendo as mais inovadoras tecnologias para promover uma jornada de transformação de grandes marcas que atuam em diferentes segmentos. Com uma única parceira, sua empresa pode lidar com os desafios de mobile, marketing e design.

A Experience Agency (EXA), que faz parte da estratégia de crescimento da BRQ, pode ajudar sua empresa a construir soluções de design estratégico baseadas em uma abordagem centrada no usuário e orientada a dados.

O propósito da EXA é ser a principal parceira em seus desafios de transformação digital ao longo de todo o processo de construção, desde a descoberta até a entrega final.

Outro destaque vai para o time de arquitetos da BRQ formado por 50 arquitetos, 200 engenheiros mobile e 200 consultores de qualidade. Dentre as soluções desse time está o design de produtos e serviços. Queremos ajudar sua empresa na identificação de buyer personas, jornada de usuários e outros processos importantes.

Neste guia, você viu os principais aspectos sobre o que é design, quais são seus tipos e sua história, e sua importância para as empresas. A BRQ Digital Solutions, empresa líder em transformação digital no Brasil, sabe que esse campo é fundamental para os negócios e, por isso, oferece soluções abrangentes e customizadas.

Quer conhecer mais sobre as soluções da BRQ e como podemos ajudar sua empresa? Aproveite para acessar agora nosso site e entrar em contato!