Skip to main content

Solução de monitoramento de sistemas de TI pode melhorar redes e servidores; saiba mais sobre o Centro de Operações de Rede

A segurança é uma preocupação primordial das equipes de TI. Para isso, elas encontram no mercado diversas ferramentas que se dedicam à proteção de sistemas. Uma delas é o NOC, Network Operation Center ou Centro de Operação de Rede.

Ele realiza uma espécie de raio-x nas estruturas de Tecnologia da Informação de uma empresa. Com isso, oferece dados em tempo real, além de identificar problemas ou brechas na segurança das operações.

Desse modo, o NOC pode levar a organização a uma conexão mais estável, ao fácil acesso às informações e à proteção delas e dos aplicativos em que são realizadas. A seguir, saiba mais sobre essa solução para departamentos de TI!

O que é um Network Operation Center (NOC)?

O NOC corresponde a uma central que se responsabiliza pelo monitoramento e gestão das redes e sistemas utilizados em uma organização. Assim, ele identifica a presença de problemas, como falhas de conexão, lentidão ou ataques cibernéticos. 

Diante deles, atua para resolvê-los e minimizar os impactos deles nas operações empresariais. 

Além disso, o Network Operation Center continuamente realiza análises voltadas à previsão de possíveis falhas e, diante delas, otimiza o desempenho das redes.

Portanto, este é um centro de suma importância, especialmente para empresas cujas operações dependem de conexão ininterrupta — o que, convenhamos, é a realidade da maioria das organizações hoje.

O NOC está envolvido na garantia do acesso à conexão e, também, aos dados necessários para os serviços.

Como montar a infraestrutura de TI: um guia completo

Funcionalidades principais de um NOC

Para que o monitoramento proposto pelo Network Operation Center funcione, ele se apoia em diferentes funções exercidas por essa ferramenta. 

São elas que lhe permitem acompanhar redes e sistemas, gerenciar incidentes e analisar o desempenho das operações. Conheça-as:

Monitoramento contínuo de rede e sistemas

O NOC monitoramento as ininterruptamente. Além delas, também gerencia os servidores, os dispositivos e as aplicações utilizados dentro de uma empresa. 

Desse modo, ele busca identificar questões como falhas, quedas de desempenho ou comportamentos anormais.

Gerenciamento de incidentes e resolução de problemas

Ao detectar um incidente, o NOC atua de imediato, a fim de investigar as causas por trás dele e encontrar as soluções cabíveis para resolver o problema.

Para isso, ele pode aplicar ações imediatas, como alertar as equipes especializadas, bem como propor novas medidas que possam prevenir que a situação se repita futuramente.

Análise de desempenho e otimização

Outra funcionalidade presente no NOC corresponde à promoção de análises contínuas, voltadas à identificação de eventuais gargalos e, também, de oportunidades de melhoria no desempenho da infraestrutura de TI. 

Relatórios e documentação

Além de monitorar os sistemas, propor ações e se comunicar com a equipe de TI, o NOC gera relatórios. Eles podem trazer informações sobre inúmeras questões, como incidentes, desempenho ou métricas operacionais.

Suporte para operações de TI em escala

O NOC atua mesmo em empresas que operam em grande escala, onde existem infraestruturas complexas e distribuídas. 

Dessa maneira, a ferramenta gerencia as operações e estruturas de TI de modo centralizado.

Esse fator faz com que o Centro de Operações de Rede facilite a coordenação entre as equipes e patronize processos, melhorando a eficiência das operações e, consequentemente, reduzindo o número de falhas.

Infraestrutura de Cloud Computing: o que é, formatos e características

Benefícios de utilizar um NOC para empresas

As empresas de todos os nichos possuem, hoje, estruturas voltadas à tecnologia. Enquanto em alguns lugares elas ainda engatinham e se limitam a alguns equipamentos, em outras há infraestruturas complexas, servidores próprios e aplicações plurais. 

Nelas, o Centro de Operações de Rede se apresenta como um aliado valioso; saiba por quê:

Aumento da disponibilidade e redução de tempo de inatividade

O Network Operation Center aumenta a disponibilidade dos sistemas e, desse modo, reduz o tempo de inatividade. 

Isso é fruto do monitoramento contínuo e automatizado pelo qual o sistema identifica falhas em tempo real.

Assim, não raro as soluções são implementadas tão rapidamente que os usuários sequer percebem que o problema ocorreu. 

Segurança proativa e prevenção de problemas

Um dos grandes destaques do NOC é a sua abordagem proativa para a segurança. Isto é, a ferramenta monitora as redes e os sistemas, buscando comportamentos suspeitos e identificando possíveis vulnerabilidades. 

A identificação de problemas ou ameaças, portanto, permite ações antecipadas, que evitam o surgimento de danos significativos. 

Além dessas intervenções pontuais e decorrentes do reconhecimento de falhas, o NOC aplica uma série de medidas preventivas.

Otimização de recursos e eficiência operacional

A otimização de recursos é uma preocupação que atinge a maioria das empresas. O NOC é um aliado dela, pois permite que as equipes internas foquem em tarefas estratégicas, enquanto a ferramenta assume os problemas cotidianos. 

Aliás, por centralizar o monitoramento e a resolução de incidentes, o NOC pode automatizar alguns processos. Ele torna as operações mais produtivas.

Visibilidade e controle centralizado

Como você viu anteriormente, o NOC é útil inclusive em empresas cujas infraestruturas de TI não são centralizadas. 

Neste caso ele centraliza o gerenciamento das ferramentas que compõem essa estrutura, como redes, servidores, aplicações e dispositivos. 

Assim, ele acompanha todos os pontos ininterruptamente, o que é útil para alinhar processos, criar padrões e reduzir inconsistências.

Melhoria na experiência do usuário final

Até aqui, vimos como o NOC é um aliado das empresas e, especialmente, das equipes de TI. Porém, suas vantagens não se limitam a esses personagens. 

Por ser capaz de garantir o bom funcionamento de sistemas e redes, o Centro de Operações de Rede também tem reflexos sobre a experiência do usuário final, que é melhorada. 

Os consumidores que fazem uso dos serviços oferecidos pela empresa, como aplicativos, se deparam com a diminuição de falhas, a rapidez de processamento e a limitação de situações de indisponibilidade.

Application Modernization: tudo o que você precisa saber 

Desafios e considerações na implementação de um NOC

Para além dos benefícios do NOC, é necessário se atentar aos desafios que essa ferramenta ainda apresenta. 

Embora seja poderosa, ela também conta com algumas restrições, mas que são superadas diariamente com o desenvolvimento constante deste sistema.

Custo e infraestrutura necessária

Em primeiro lugar, a implementação de um Network Operation Center pode demandar um investimento bastante significativo, especialmente para empresas que partem do zero. 

Os custos para uso dessa ferramenta envolvem, dentre outras coisas:

  • Aquisição de hardware;
  • Obtenção de softwares avançados de monitoramento;
  • Criação de um espaço físico apropriado para a operação;
  • Manutenção contínua do NOC;
  • Atualização de ferramentas tecnológicas. 

Capacitação e treinamento de equipe

Outro desafio que acompanha o NOC é a necessidade de contar com profissionais qualificados. A empresa deve ter uma equipe formada por colaboradores que sejam capazes de monitorar redes, analisar incidentes e resolver problemas.

Isso requer, além de conhecimentos técnicos em infraestrutura de TI, a familiarização com as ferramentas de automação, segurança e gerenciamento que são utilizadas no NOC. 

O desafio está, portanto, em oferecer uma capacitação contínua dos colaboradores. Assim como as tecnologias evoluem rapidamente, eles também devem ter acesso às novidades para poder utilizá-las no máximo de suas capacidades.

Escalabilidade e adaptação a novas tecnologias

Naturalmente, à medida que as empresas crescem, suas necessidades de infraestrutura de TI também se modificam, tornando-se mais complexas. 

Por isso, o NOC precisa ser projetado para que atenda à escalabilidade. Outro fator importante, aqui, é a necessidade de que a ferramenta se adapte às novas tecnologias que surgem recorrentemente. 

Ao integrá-las, ele pode atingir resultados ainda mais surpreendentes.

Tendências e futuro dos Network Operation Centers

Conforme já citado, o NOC é uma solução em constante evolução. Ele acompanha o avanço de outras ferramentas, englobadas em suas operações e funções. Por isso ele também apresenta tendências. Veja só:

Automação e Inteligência Artificial no NOC

IA e automação são uma dupla que geram grandes expectativas no futuro de diferentes operações e soluções tecnológicas. 

Com o NOC isso não é diferente. Ambas as ferramentas são importantes para o monitoramento de infraestrutura de TI.

Por exemplo, podem se aplicar nos processos repetitivos e tarefas mais simples, como a detecção de falhas ou a execução de diagnósticos básicos. 

Assim agilizam os processos e dispensam a intervenção humana neles. 

Essas tecnologias também são úteis para o fortalecimento do NOC. Uma vez que elas possuem a capacidade de analisar dados, encontrar tendências e prever acontecimentos, auxiliam no reforço dos sistemas e na proteção deles contra ataques e falhas.

NOC em ambientes de Cloud e Edge Computing

A computação em nuvem requer a adaptação do NOC. Neste modelo, as empresas não dependem mais de servidores físicos localizados em data centers específicos. 

Por isso mesmo, o Centro de Operações deve se tornar cada vez mais flexível e escalável 

O Edge Computing, que implica no processamento de dados de forma próxima à fonte, também impacta os NOCs. 

Aqui, exige-se que eles monitorem redes e dispositivos em locais dispersos. 

Banco de dados na nuvem ou servidor dedicado: qual é o melhor?

Integração com Operações de Segurança (NOC-SOC)

Uma das principais tendências para o NOC é a sua integração com o SOC, Security Operation Center, ou Centro de Operação de Segurança.

Conhecida como NOC-SOC, a integração oferece uma visão 360° da infraestrutura de TI de uma corporação. Assim, ela garante o mesmo tratamento às questões de desempenho e de segurança.

Essa colaboração é capaz de melhorar as respostas diante de incidentes — neste caso, a detecção e mitigação das ameaças é mais ágil e utiliza menos recursos.

Conclusão

O NOC se tornou uma das principais soluções de segurança para operações de TI. Com o monitoramento da estrutura de Tecnologia da Informação, como servidores, redes e aplicativos, ele torna as operações mais rápidas e otimiza o uso de recursos.

Saiba se essa solução é adequada para a sua empresa! Entre em contato com a BRQ; nossos especialistas podem ajudar a analisar suas necessidades e encontrar as melhores respostas tecnológicas para elas.

Leia também:

Cloud Native: entendendo a abordagem nativa na nuvem 

AWS Bedrock: a poderosa ferramenta de IA Generativa da Amazon 

Sobre o Autor