Skip to main content

Novos conceitos, como a metodologia OKR, são cada vez mais comuns no mercado corporativo. A sigla para Objectives and Key Results (ou, em uma tradução livre, Objetivos e Resultados-Chave) pode ser muito útil para escalar seus negócios.

O objetivo é criar metas mensuráveis para todos os profissionais envolvidos em um projeto e assim otimizar a jornada até uma meta global para toda a equipe ou negócio. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre a metodologia OKR e todos os seus benefícios? Confira!

O que é OKR e para que serve

OKR é uma estratégia utilizada para estimular a colaboração em busca de objetivos em comum para um negócio. A proposta é estipular metas mensuráveis, permitindo o monitoramento do projeto de perto e garantindo que os resultados mais importantes sejam alcançados. Isso estimula a participação de mais profissionais e aumenta as chances de sucesso.

A proposta principal desse conceito é criar um fluxo de trabalho otimizado, reavaliando constantemente o que é feito e garantindo que o foco sempre esteja na meta estipulada inicialmente. O método assegura um maior alinhamento entre os profissionais, assim como maior participação e engajamento. No fim, é possível criar projetos mais efetivos.

A vantagem de implementar essa metodologia é a possibilidade de criar fluxos mais curtos para reavaliação do que é feito. Isso evita que erros criem um problema maior para a finalização do projeto. Além disso, comunicação e transparência são fundamentais para que toda a execução seja mais eficiente. O framework de trabalho da metodologia OKR pode ser dividido em duas etapas:

  • objetivo: a meta global que deve ser alcançada por um profissional, equipe ou negócio como um todo em um prazo;
  • resultados: o que deve ser conquistado ao longo da jornada para que a meta global seja atingida.

Imagine que a sua empresa quer adotar uma postura mais sustentável, causando menos impacto no meio ambiente. Como isso pode ser acompanhado de forma eficiente e prática? Utilizando a metodologia OKR, é possível definir um planejamento:

  • objetivo: tornar-se um negócio sustentável;
  • resultado 1: reduzir o desperdício de recursos, como energia e água, em 30% nos próximos três meses;
  • resultado 2: estimular o uso de transportes públicos e limpos pelos colaboradores, atingindo a meta de 50% até o final do ano;
  • resultado 3: destinar 2% de novos negócios fechados para o plantio de áreas verdes na cidade.

As vantagens de usar OKR

Para não ter dúvidas sobre como a metodologia OKR é útil para sua equipe, conheça as suas principais vantagens.

Execução das tarefas mais relevantes

A metodologia OKR prega o foco em tarefas e objetivos que realmente importam para a sua equipe ou o projeto como um todo. Sem espaço para suposições, os profissionais sabem exatamente o que precisam entregar e em qual momento. Em vez de perder tempo com tarefas pouco relevantes, o colaborador sabe o que deve ser priorizado.

Comunicação direta e transparente

Outro ponto positivo para as equipes que utilizam a metodologia OKR é a criação de uma comunicação mais direta e transparente entre todo o time. Além de criar um clima organizacional mais saudável para o seu negócio, proporciona benefícios como maior produtividade e redução do retrabalho, já que todos sabem exatamente o que está sendo executado e por quem.

União na busca por objetivos

A cultura colaborativa é comumente associada aos negócios de sucesso no mercado, especialmente às startups. Com o uso do OKR, a tendência é que a equipe seja mais unida, criando conexões entre os objetivos individuais e estimulando a cultura de inovação. O esforço conjunto para atingir essas metas amplifica as chances de sucesso e torna o ambiente muito mais saudável.

O funcionamento da metodologia OKR 

Agora que você já sabe o que é OKR e como ela funciona, o que acha de descobrir como implementá-la na sua equipe? Confira o que deve ser feito!

Definir metas

O primeiro passo é definir um objetivo claro a ser alcançado pela sua equipe. A ideia é que todos os profissionais do time saibam exatamente o que deve ser feito para atingir as metas estipuladas. Somente a partir de uma determinação mais clara é que o planejamento pode ser traçado e as soluções, implementadas.

Estabelecer prazos

Outro ponto importante para que a metodologia OKR seja implementada com sucesso é a definição de prazos curtos para as diferentes etapas de um projeto. A ideia é proporcionar maior velocidade e eficiência à execução de cada tarefa. A ação também otimiza a gestão de pessoas, criando uma motivação extra e tirando a equipe da zona de conforto.

Fazer uma divisão de tarefas

Após as duas etapas acima, é o momento de escolher o responsável para cada tarefa para melhorar a execução do projeto. Todos os profissionais devem estar por dentro de metas, prazos e, é claro, das suas responsabilidades e das tarefas para que o processo avance. A troca de dados para tomada de decisão e a comunicação são essenciais para o sucesso da implementação da OKR no seu time.

Avaliar os resultados

A grande vantagem da aplicação da metodologia é a possibilidade de acompanhar exatamente o que está acontecendo em cada etapa do projeto, certo? Para que seja eficiente, porém, o monitoramento e a avaliação frequente dos resultados é fundamental. Esse processo garante que os erros sejam reduzidos e que as correções necessárias sejam colocadas em prática sempre que possível.

Para quem busca otimizar o desempenho da equipe, a metodologia OKR é muito útil. Os benefícios são inúmeros, desde a criação de uma estrutura mais eficiente e produtiva de trabalho até o fortalecimento de uma cultura de união e colaboração entre os profissionais. No fim, quem ganha é o seu negócio, que vai produzir cada vez mais e de forma mais precisa.

Quer saber mais sobre o assunto ou como a metodologia OKR é aplicada pela BRQ? Entre em contato conosco para saber mais!

BRQ fale conosco