Skip to main content

A função da Inteligência Artificial é fazer com que máquinas consigam desenvolver o aprendizado, assim como o ser humano. Dessa forma, seria possível armazenar, cruzar informações e analisar dados numa velocidade muito maior.  

O uso da IA já faz parte da realidade de várias empresas no Brasil e no mundo. Cada vez mais, os líderes têm investido em estratégias que utilizam o recurso para se destacar no mercado e potencializar seus lucros.

De acordo com o Gartner, até 2020, cerca de 85% dos projetos de IA entregarão resultados equivocados. Isso porque as empresas não estão adequadamente preparadas para usar essa tecnologia. Neste post vamos te contar quais devem ser seus primeiros passos para começar a estruturar uma estratégia utilizando a Inteligência Artificial.  Confira:

1. Identifique o problema a ser resolvido

Usar a tecnologia só porque todo mundo está usando não é uma boa opção. É necessário, primeiro, entender suas dores e demandas, para então definir como a Inteligência Artificial poderá ser usada para solucioná-las.

Para isso, mapeie seus processos e busque entender onde há falhas, onde as demandas ficam agarradas e o que precisa ser melhorado.  Além disso, também é importante conversar com pessoas que entendem do assunto, para te ajudar a identificar esses problemas e as possíveis soluções para eles.

2. Organize a infraestrutura

IA é uma tecnologia totalmente baseada em dados. Dessa forma, seus bancos precisam estar devidamente estruturados e preparados para o uso nos modelos de redes neurais. Esse investimento facilitará o processo e tornará as análises mais eficazes. Além disso, é necessário preparar seus colaboradores para lidar com a nova realidade da organização, conseguindo assim aproveitá-la da melhor maneira.

3. Continue produzindo dados

Estruturar os dados que sua empresa já possui é importante, mas continuar produzindo é tão importante quanto. De acordo com a evolução do sistema, a criação de novos dados se faz imprescindível para a continuidade e a eficiência dos processos. Assim, as análises periódicas trazem conclusões ainda mais certeiras e atuais.

4. Aprenda e evolua incessantemente

Diferente dos softwares convencionais, nos modelos de Inteligência Artificial a evolução é natural, proporcionando novos resultados com frequência. Por esse motivo, é necessário que haja uma manutenção constante. Além disso, à medida que o programa vai sendo utilizado, aparecem novas percepções e a estratégia vai sendo adequada para melhor resolução da demanda.

5. Atue com ética e dentro da legalidade

Muito tem se falado sobre privacidade, principalmente com as mudanças na LGPD. Por isso, as empresas precisam estar atentas às leis e trabalhar essas informações com ética. Além de proteger os clientes, trabalhar com profissionais especializados, que saibam identificar e agir diante de crises também é importante para a integridade da organização. Dessa forma, ela consegue prever e se defender de possíveis ataques.

Se hoje a IA já tem um papel muito importante no meio corporativo, em alguns anos ela será fundamental. Por isso, quanto antes você começar a pensar sobre esse tipo de estratégia, melhor será para o progresso de sua empresa.

Para saber como implementar a Inteligência Artificial e quais passos devem anteceder a adoção dessa estratégia, fale com nossos especialistas!

BRQ fale conosco