Skip to main content

Evolução da cadeia de suprimentos ocorre com base na tecnologia, essencial para a superação de desafios da área 

As cadeias de suprimentos passaram, nos últimos anos, por intensa digitalização, o que culminou no supply chain 4.0. Porém, a adoção cada vez maior de tecnologia não afasta os inúmeros desafios que elas enfrentam. Desafios esses tanto da crescente demanda por eficiência e transparência quanto da constante necessidade de adaptação. 

Ao mesmo tempo, são inúmeros os recursos que podem ser aplicados às cadeias e que tornam seus processos mais eficazes, de modo que a tecnologia tem o poder de impulsioná-las. A seguir, saiba mais sobre esses desafios e como os recursos tecnológicos ajudam a contorná-los.  

Os desafios das cadeias de suprimentos 

Primeiramente, de um lado existem os desafios que naturalmente se atrelam às cadeias de suprimentos. Dentre eles está a complexidade de uma cadeia, com suas inúmeras operações e a indispensável transparência, fundamental para garantir o controle e a qualidade dos produtos. 

Há também as disrupções incontroláveis, que fogem do controle das empresas e que, por isso, requerem adaptação. Os exemplos são incontáveis e incluem conflitos armados em regiões, como os que ocorrem entre Rússia e Ucrânia atualmente, eventos climáticos e pandemias. 

É possível adicionar a estes desafios a pressão cada vez maior por linhas de produção sustentáveis e que agridam menos ao meio ambiente. 

Tudo isso afeta diretamente as cadeias de suprimentos, que muitas vezes se apresentam globalizadas em alta escala, situações nas quais a obtenção de insumos ou o cumprimento de prazos são prejudicados. 

,Segundo uma pesquisa realizada pelo McKinsey, setores que envolvem cadeias complexas de suprimentos podem perder 40% do lucro referente a um ano, dentro do período de 10 anos, caso não haja a devida adaptação frente às instabilidades que se revelam de tempos em tempos. 

O que é o supply chain 4.0? 

Supply chain 4.0 é uma evolução da gestão de cadeias de suprimentos. Ela se baseia no uso de soluções digitais, como automação e integração de dados em todos os estágios da cadeia, para torná-la mais eficaz.  

A tecnologia, portanto, desempenha um papel fundamental para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência dentro destas cadeias. Ela é essencial para a obtenção e o tratamento de dados, bem como para uma análise completa, de ponta a ponta, de cada cadeia. 

Quais são as tecnologias que estão revolucionando a cadeia de suprimentos? 

Existem tecnologias inovadoras que estão por trás do supply chain 4.0 e que se tornaram essenciais para aumentar a eficácia, a capacidade de adaptação e a transparência das cadeias de suprimentos. 

Inteligência Artificial (IA) 

A evolução para o supply chain 4.0 está intrinsecamente ligada à utilização da Inteligência Artificial (IA) na gestão das cadeias de suprimentos.  

A IA desempenha um papel fundamental na otimização e transformação dessas cadeias, na medida em que permite que as empresas enfrentem desafios de forma mais eficaz. Confira suas aplicações e vantagens dentro deste contexto: 

  • Previsão de demanda precisa: a IA é capaz de prever, de modo mais preciso, as demandas de uma operação. Isso ocorre por meio da análise de dados históricos, sazonalidade, tendências de mercado e fatores externos, como condições climáticas. Com isso, empresas podem ajustar seus níveis de estoque e produção de forma eficiente, a fim de minimizar a escassez ou o desperdício; 
  • Manutenção preditiva: a IA monitora o estado de máquinas e equipamentos na cadeia de suprimentos. Com base em dados coletados em tempo real, ele prevê quando um equipamento precisará de manutenção. Isso evita paralisações inesperadas e economiza custos de reparo ou troca de maquinários; 
  • Melhoria na gestão de estoque: a IA ajuda na gestão de estoque ao identificar padrões de consumo, sazonalidades e variações na demanda, o que permite o reabastecimento oportuno. Isso, por sua vez, evita a falta de produtos e a retenção de capital em estoques excessivos; 
  • Detecção de anomalias: a IA auxilia a monitorar, de forma contínua, as operações da cadeia de suprimentos, de forma a identificar anomalias. Assim, pode emitir alertas sobre desvios na qualidade, atrasos na entrega ou variações não planejadas; 
  • Economia e eficiência: ao otimizar todos os aspectos da cadeia de suprimentos, a IA contribui para a redução de custos operacionais e o aumento da eficiência. 

Machine Learning 

O aprendizado de máquina (Machine Learning) também desempenha um papel vital na transformação da cadeia de suprimentos no contexto do supply chain 4.0.  

Com ele, empresas se tornam capazes de tomar decisões mais informadas, otimizar operações e enfrentar desafios complexos. Veja alguns usos e vantagens: 

  • Tomada de decisões adaptativas: o Machine Learning possibilita a tomada de decisões em tempo real ao considerar uma variedade de variáveis que, por sua vez, estão em constante mudança. Isso é particularmente útil quando se lida com eventos imprevistos, como atrasos de transporte ou picos de demanda; 
  • Otimização de rotas e logística: com algoritmos de aprendizado de máquina, torna-se possível otimizar a roteirização de veículos. Isto é, a escolha de rotas mais eficientes e econômicas para a entrega de produtos; 
  • Aprendizado contínuo e melhoria: à medida que mais dados são coletados, o Machine Learning melhora sua capacidade de prever, otimizar e identificar padrões. Esse aprendizado contínuo ajuda as empresas a se adaptarem a um ambiente de negócios dinâmico. 

Internet das Coisas (IoT) 

Outra tecnologia que está intrinsecamente relacionada com o supply chain 4.0 e se tornou essencial para a revolução nas cadeias de suprimentos é a Internet das Coisas (IoT). Confira usos e benefícios que ela oferece: 

  • Rastreamento de ativos e produtos: a IoT possibilita o rastreamento contínuo de ativos que vão desde containers até produtos individuais. Isso é particularmente valioso em cadeias de suprimentos complexas e globais, de modo que as empresas podem saber com exatidão onde seus produtos se encontram a qualquer momento; 
  • Monitoramento de condições: sensores IoT são capazes de monitorar as condições dos produtos em trânsito, tais como temperatura e umidade. Isso é vital para setores como alimentos e produtos farmacêuticos. Tais aspectos influenciam a qualidade deles. 

Blockchain 

A tecnologia blockchain é outra que trouxe uma série de vantagens às cadeias de suprimentos, especialmente no que se refere à segurança e à transparência delas. Seu uso e seus benefícios são diversos: 

  • Rastreabilidade aprimorada: uma das características mais notáveis do blockchain é a capacidade de fornecer rastreabilidade completa ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Cada transação, desde a produção até a entrega, é registrada em blocos imutáveis, o que aumenta a transparência da operação para empresas e consumidores; 
  • Autenticidade e integridade: os registros no blockchain são imutáveis e criptografados, o que impede a adulteração de dados e a falsificação de produtos; 
  • Contratos inteligentes: o blockchain suporta contratos inteligentes, que são programas autoexecutáveis que facilitam e automatizam a execução de pagamentos, remessas e acordos de entrega. Isso simplifica processos e reduz a necessidade de intermediários; 
  • Simplificação de auditorias e conformidade: os registros no blockchain fornecem uma trilha de auditoria completa, o que facilita a conformidade com regulamentações e auditorias de terceiros, economiza tempo, recursos e a burocracia. 

Robótica 

A robótica também desempenha um papel essencial na evolução para o supply chain 4.0 pela automação de tarefas e pelo aumento de produção e de eficácia, veja 

  • Picking e embalagem: robôs são empregados para tarefas de picking (seleção de produtos) e embalagem em ambientes de armazéns e logística. Eles são capazes de selecionar itens com precisão e embalá-los de maneira eficiente, reduzindo erros e custos de mão de obra; 
  • Entregas: corresponde à utilização de robôs autônomos ou drones para entregas diretamente aos clientes. Por isso, atuam reduzindo custos e melhorando a rapidez das entregas; 
  • Monitoramento e inspeção de qualidade: robôs com visão computacional são úteis para inspecionar a qualidade dos produtos e para monitorar as condições durante o transporte. Eles podem detectar defeitos, embalagens danificadas ou variações na qualidade; 
  • Aumento da flexibilidade: os robôs colaborativos são projetados para trabalhar ao lado de funcionários humanos, permitindo maior flexibilidade na operação e adaptação a flutuações na demanda. 

Cases de sucesso 

O uso da tecnologia em cadeias de suprimentos já é uma realidade e tende a se intensificar cada vez mais. E isso não é por acaso, pois o supply chain 4.0 faz uso de recursos que o tornam mais eficaz, transparente e econômico. Ela permite a tão necessária adaptação aos eventos imprevisíveis, bem como para a visibilidade destas cadeias, para que nenhuma fase delas seja ignorada. 

Aliás, já existem exemplos palpáveis de como essas tecnologias se tornaram indispensáveis nas cadeias de suprimentos. Confira dois deles. 

iFood 

O iFood, a maior plataforma de entrega de comida atuante no Brasil, utiliza IA e Machine Learning para otimizar suas entregas. Com elas, passou a prever picos de demanda e a ter à disposição sugestões de rotas eficientes para seus entregadores. Desse modo, melhorou a gestão de estoques e tornou as entregas mais rápidas e econômicas. 

Além disso, a empresa também faz uso do IA para se comunicar com seus clientes e compartilhar informações por meio de chatbots. Com isso, otimiza o trabalho e não atribula colaboradores com tarefas burocráticas. 

Burger King 

Já o Burger King adotou a tecnologia de IA na gestão de suas cadeias de suprimentos para evitar o desperdício. A cadeia passou a contar com recursos tecnológicos para gerir seus estoques conforme o comportamento dos consumidores em cada época do ano. 

Conclusão 

O supply chain 4.0 se tornou crucial para empresas que desejam permanecer competitivas ou conquistar sua competitividade.

Com ele, torna-se possível utilizar a tecnologia em prol da resolução de desafios comuns das cadeias de suprimentos, bem como para conquistar eficiência, visibilidade, agilidade e evitar desperdícios. 

BRQ fale conosco