Skip to main content

A dependência da tecnologia se verifica em todas as áreas da economia e da sociedade em geral. Ela está presente em nossa rotina e se tornou tão comum que, às vezes, nem prestamos atenção no quanto ela é importante.

Sem as ferramentas tecnológicas, sem os robôs, as empresas e as indústrias não poderiam fabricar seus produtos nem os vender — ou, no mínimo, seria muito difícil realizar os processos e as operações do dia a dia. Enfim, a empresa moderna precisa investir em aplicações de Intelligent Business Automation (IBA).

Neste artigo, vamos falar sobre automação. Leia na íntegra e saiba mais sobre automação comercial, automação industrial e automação de marketing. Entenda a relação entre automação e IA. Conheça algumas soluções inovadoras, em especial as soluções BRQ. Quanto mais conhecimentos você assimilar sobre o assunto, mais apto estará para acompanhar a evolução digital!

O que é automação?

Vamos começar explicando o que é automação. Um sistema de automação é aquele em que os mecanismos avaliam seu próprio funcionamento, mensurando e corrigindo, sem que seja preciso uma pessoa interferir.

A automação corresponde a uma tecnologia que usa comandos programados para efetivar processos ao mesmo tempo em que utiliza, também, informações retroativas para garantir que cada comando seja devidamente realizado.

Assim, a automação de processos é a aplicação de técnicas mecânicas ou computadorizadas para reduzir a necessidade de mão de obra. Um dos melhores exemplos é a utilização de robôs na linha de produção. A automação de processos reduz custos e melhora a velocidade da produção.

A automação ainda pode ser definida como uma série de equipamentos autônomos que são usados em determinado processo, com a finalidade de deixá-lo mais eficiente. Assim, é possível otimizar a produção sem gastar muita energia nem exigir a atuação constante de um ser humano.

O objetivo é gerar menos resíduos e obter melhores condições de segurança, humana e material, e também segurança das informações ligadas ao processo.

A automação se liga ao conceito de Intelligent Business, que engloba todo o processo de automação dos negócios e sua relação com o elemento humano (Intelligent Business Automation, IBA).

Para encerrar essa parte sobre o que é automação, vamos reproduzir o que diz o Dicionário Michaelis sobre o assunto. Automação é um “sistema constituído por dispositivos mecânicos ou eletrônicos, utilizados em fábricas e estabelecimentos comerciais, em telecomunicações, em instituições hospitalares e bancárias etc., destinado à operacionalização e controle dos processos de produção, que dispensa a intervenção direta do homem”.

Quando surgiu esse conceito?

Automação é um conceito que, na prática, começou a ganhar destaque durante a Revolução Industrial. Nesse período, surgiram as primeiras máquinas que se movimentavam por si mesmas, que efetuavam atividades sem a necessidade de intervenção humana direta.

Na verdade, desde a Antiguidade, já existiam alguns mecanismos de automação, mas somente a partir da Primeira Revolução Industrial, eles se desenvolveram e foram fabricados em larga escala.

Durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, a automação ganhou impulso por causa do uso da eletricidade no ciclo de produção.

A Terceira Revolução Industrial, no século XX, caracterizou-se pela presença de computadores no desenvolvimento do processo de produção em alta demanda, o que permitiu avanços relevantes no setor industrial.

Vivemos agora a época da Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, que se refere ao agrupamento de tecnologias para compartilhamento de dados e automação. Nesse caso, o conceito está intimamente ligado à Internet das Coisas. Além disso, a Indústria 4.0 está associada à Computação na Nuvem e aos sistemas ciberfísicos.

A origem da palavra remonta à metade do século XX. O primeiro uso é atribuído a um executivo da Ford, empresa automotiva que iniciou a produção em massa de veículos, contribuindo para a noção que temos hoje de indústria.

No final dos anos 40, foi criado o primeiro Departamento de Automação da Ford por Delmar Harder, cunhando o termo nesse processo. A fábrica era mecanizada, e as peças dos automóveis eram transferidas de forma automática de uma estação a outra. Essa solução foi aclamada como a maior maravilha da engenharia, contribuindo também para gerar pânico entre os trabalhadores, que sentiram seus empregos ameaçados, o que não se mostrou totalmente verdadeiro.

Qual é a importância da automação para as empresas?

No mercado moderno, não é suficiente apresentar um produto ao público, é preciso que a empresa ofereça vantagens competitivas, que façam com que a marca seja diferenciada dos concorrentes.

A relevância da automação industrial para as empresas vai ao encontro das demandas do mercado, que se revela cada vez mais rigoroso, com um público mais exigente no que se refere à qualidade dos produtos, serviços e do atendimento. Também satisfez às necessidades das indústrias que necessitam de potencial elevado de produção e também precisam reduzir custos.

A automação, em suas diferentes modalidades, permite que a empresa aumente sua produtividade, pois as máquinas produzem com mais precisão e velocidade em comparação com as atividades manuais. As máquinas melhoram a qualidade dos produtos, pois realiza funções repetidas sem perder a qualidade.

Certamente, contar com sistema de automação vai melhorar a experiência do usuário, ou seja, é uma estratégia de Customer Experience, um conceito que as empresas priorizam em seu planejamento.

Como a automação se relaciona com áreas como o Design e o Marketing?

A automação impulsiona as ações de marketing que facilitam as ações de Marketing e permitem desenvolver campanhas mais precisas.

Considere, por exemplo, o e-mail Marketing, que faz uso de uma base predefinida de dados, remetendo os e-mails automaticamente a partir da configuração existente. Dessa forma, podemos definir qual é o perfil dos destinatários, a periodicidade dos envios e analisar os resultados.

Para as estratégias de Marketing darem certo, é importante desenvolver um conjunto harmônico, do qual faz parte o Design. É o que se chama de Design Thinking, que é um processo que se aplica, de forma personalizada, às demandas de cada negócio.

Quais são os tipos de automação existentes?

A automação é abrangente, ela envolve diversas áreas. Por isso, é possível fazer uma divisão bem elaborada para tornar mais fácil o entendimento de como funciona:

Os principais ramos de automação

Para começar, vamos considerar quais são os ramos mais importantes de automação, ou seja, as divisões mais básicas que a automação contempla:

Automação industrial

 A automação industrial envolve uma escolha entre diferentes tecnologias para optar por aquelas que se ajustam melhor ao ciclo de produção da indústria, desenvolvendo a forma mais eficiente de integrar todas para assegurar a melhor relação custo-benefício. Nesse contexto, existem três níveis:

  • nível de campo: formado por válvulas, cilindros pneumáticos, motores e outros atuadores, bem como pelos sensores, que são elementos de detecção;
  • nível de controle: nível em que estão os elementos para controle do processo;
  • nível de supervisão: nível formado pelos programas que garantem a interface homem-máquina e também a coleta de dados.

Outro aspecto significativo quando falamos em automação de processos/máquinas é considerar que as funcionalidades no começo de um processo, geralmente, não serão as mesmas funcionalidades do futuro. Isso significa que o sistema requer flexibilidade.

Automação comercial

Nesse ramo, acontecem técnicas que melhoram os processos comerciais. Em geral, os softwares são mais usados que os hardwares e as máquinas. Exemplos de sistemas de automação comercial são:

  • controle de estoques;
  • folha de pagamento;
  • contas a pagar e a receber;
  • identificação de produtos por radiofrequência (RFID) ou código de barras.

Na automação comercial, Big Data, Data Analytics, Data Science e outros conceitos relacionados à coleta e à análise de dados se destacam.

Automação residencial

A automação residencial, muito associada ao conceito de edificação inteligente ou apartamento inteligente, envolve o uso de técnicas que permitem a otimização do conforto e da segurança em residências e em conjuntos habitacionais. Exemplos:

  • portaria automática;
  • portaria remota;
  • controle de acesso via biometria;
  • CFTV (Circuitos Fechados de Televisão);
  • controle de umidade, temperatura e ar-condicionado (HVAC);
  • controle de luminosidade de ambientes.

Tipos de automação

Mostramos uma divisão quanto aos ramos básicos de automação. Mas é comum ainda classificar os processos automatizados em diferentes tipos, categorias ou modalidades. Nesse caso, podemos citar:

Automação da TI

Na automação da Tecnologia da Informação, há um sistema de instruções que realiza uma série de processos repetitivos, substituindo as atividades manuais em sistemas de TI. É possível automatizar praticamente tudo:

  • automação de rede à infraestrutura;
  • provisionamento de nuvem;
  • SOEs (ambientes de operação padrão);
  • Implantação de aplicações;
  • gestão da configuração;
  • entre outros processos.

Automação empresarial

A automação empresarial também é chamada de “automação de negócios”. Consiste no alinhamento de BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios), BPA (automação de processos d negócios) e BRM (Gerenciamento de Regras de Negócios) com a implementação de aplicações que conseguem suprir as necessidades do mercado em transformação contínua.

Antes, as organizações só automatizavam os processos, o que já garantia mais eficiência e controle de despesas. Para isso, os gestores usavam as soluções digitais de BPM e BRM.

Atualmente, apenas essas soluções não satisfazem a todas as necessidades das empresas. Assim, soluções inovadoras, aliadas aos softwares de BPM, BPA e BRM, permitem, não só a automação de processos, mas a automação de todo o negócio, como vendas diretas de serviços (seguros, por exemplo). Dentro da automação empresarial, portanto, podemos citar a automação de:

  • Vendas: envolve ferramentas que efetuam, parcial ou completamente, o contato com os potenciais clientes, sem a necessidade da ação recorrente de seres humanos;
  • Marketing: envolve ferramentas que melhoram as estratégias desenvolvidas para captar e reter leads;
  • contratos: consiste na geração, impressão e arquivamento da documentação com flexibilidade, segurança e eficiência;
  • propostas: destinada principalmente às equipes comerciais cujo objetivo é deixar as planilhas de prospecção menos complicadas;
  • finanças: envolve ferramentas que permitem a gestão financeira e o acompanhamento de KPIs e métricas.

Automação de Processos de Negócios (BPA)

A Automação de Processos de Negócios (BPA) consiste na aplicação de softwares que automatizam transações em diferentes etapas.

Comparando com outras soluções de automação, BPA é geralmente mais complexa, com conexão a diversos sistemas de Tecnologia da Informação e customizada para as demandas da empresa.

As ferramentas de BPA costumam fazer parte de estratégias de transformação digital que promovem melhorias no fluxo de trabalho e deixam as operações mais eficientes.

Automação Robótica de Processos (RPA)

RPA é a utilização de bots (robôs digitais) para realizar atividades repetitivas, antes realizadas somente por pessoas.

Um case de sucesso nessa área é a Automation Anywhere, uma empresa líder mundial em automação inteligente, com destaque para a Automação Robótica de Processos.

Automação industrial

Já falamos dela mais acima, como um dos ramos da automação. Mas vejamos agora como um dos tipos de automação mais importantes para a economia mundial.

A automação industrial permite reduzir o trabalho dos seres humanos nos processos manufatureiros. Dessa forma, é possível alcançar um ponto em que os profissionais precisem somente supervisionar um painel de controle ou qualquer outra interface de interação entre máquinas e homens (HMI).

Portanto, a automação industrial abrange um conjunto que envolve soluções robóticas e soluções digitais que, integradas, otimizam o desempenho no ciclo de produção.

Inteligência Artificial (IA)/ Machine Learning/ Deep Learning

A Inteligência Artificial é aliada em soluções de BPA, pois ajuda a interpretar com mais objetividade os dados não estruturados.

A IA consegue aprender gradativamente, sendo útil na efetivação, não só de tarefas operacionais, mas também de atividades estratégicas, análise de dados e atendimento ao cliente.

De modo simples, a IA é representada por softwares que seguem regras que permitem que eles efetuem tarefas que, geralmente, só são feitas por pessoas.

Além da Inteligência Artificial, outros conceitos associados à automação são Machine Learning (Aprendizado da Máquina) e Deep Learning (Aprendizado Profundo):

  • Machine Learning (ML): algoritmos que utilizam modelos preditivos na realização de tarefas sem orientações explícitas, alterando algoritmos de forma automática a cada tarefa encerrada;
  • Deep Learning (DL): diferentes algoritmos adaptativos, softwares de automação e programas que realizam uma determinada tarefa, como extração de imagens em um formato específico.

Um exemplo que pode reunir, ao mesmo tempo, soluções de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo é o chatbot, ferramenta usada nas plataformas virtuais para manter contato com o cliente, substituindo a intervenção humana. Geralmente, é uma substituição parcial, ou seja, existe a possibilidade de o usuário contatar um funcionário se julgar necessário.

Quais são as vantagens da automação para as empresas?

Um bom sistema de automação certamente promove otimizações em diferentes áreas de um negócio. Assim, é possível identificar vantagens diversas, como:

Otimização de processos

A automação permite padronizar e otimizar processos. Atividades manuais são executadas de formas diferentes, a depender do funcionário responsável. Isso aumenta os riscos de erros e discrepâncias que atrapalham o alcance das metas.

A partir da padronização dos processos, as máquinas seguem parâmetros, ou seja, há uma configuração predefinida que será seguida, diminuindo significativamente as probabilidades de falhas e, ao mesmo tempo, promovendo mais agilidade e eficiência.

Há uma conjugação de qualidades que nem sempre é atingida quando as atividades são feitas manualmente. Não é todo funcionário que consegue realizar seu trabalho com agilidade e sem erros. Alguns, buscando a agilidade, aumentam as chances de falhas e de resultados aquém do esperado.

Aumento da produtividade

A automação favorece o alcance de ciclos de produção mais rápidos e mais eficientes, como falamos logo acima. Dificilmente, um profissional consegue fazer uma tarefa várias vezes com a mesma precisão — à medida que ele se desgasta, a qualidade tende a cair.

Com a automação, esse risco diminui. Há um sistema principal de computador, o qual contém as instruções para efetivar as tarefas com a melhor precisão possível.

Naturalmente, é fundamental que ele seja programado corretamente e que se realize a manutenção adequada. Não podemos esquecer que as máquinas não são perfeitas. A atuação humana ainda se faz necessária para promoção dos melhores resultados.

Mas, sem dúvida, a automação contribui para o aumento da produtividade. Considere, por exemplo, que os funcionários dispõem de mais tempo para se dedicar a outras tarefas e se desgastam menos durante a jornada de trabalho.

Aumento da competitividade

No mercado atual, com a elevada concorrência, toda empresa precisa se manter competitiva. A automação industrial, a automação comercial e todas as outras formas de automação permitem que o negócio se mantenha à altura dos concorrentes ou até os ultrapasse.

É interessante citar as células robóticas, que oferecem ferramentas para reduzir os períodos de ciclo, diminuir os gastos e otimizar a qualidade.

A tecnologia de automação ajuda as empresas a se manterem robustas mesmo quando enfrentam conflitos sérios, como crises econômicas, internas ou externas.

Precisão

A precisão resulta das variáveis que participam dos processos produtivos que são mensurados pelo computador principal. Em um sistema de automação, geralmente os processos de produção são medidos pelo computador, o qual costuma ter um software de IA.

Esse software garante a precisão e o tempo necessário para a produção. Durante o trabalho desenvolvido pelo sistema automatizado, processadores e sensores diferentes são usados para monitorar os processos, garantindo mais precisão. Assim, as probabilidades de erros na linha produtiva se reduzem de forma relevante.

Acesso simplificado às informações

A substituição dos processos manuais por sistemas automatizados permite que todos os dados fiquem agrupados em somente uma plataforma, prontos para que os interessados os acessem em qualquer momento e, na maioria das vezes, de qualquer local.

Gestão de riscos e Compliance

A automação permite tudo seja efetivado de acordo com o Compliance definido pela empresa e pela legislação. Todas as medidas ficam registradas para posterior verificação. Desse modo, a empresa tem à sua disposição um histórico compilado para auditorias futuras.

Os softwares também emitem relatório gerenciais que são facilmente visualizados e interpretados. Um dos efeitos disso é que os dados recebem monitoramento por meio de dashboards personalizados.

Redução de gastos

Um sistema automatizado reduz gastos com instalações, já que disponibilizam um retorno rápido sobre o investimento (payback) por causa da melhoria na eficiência e do aumento da produtividade.

A automação dispensa profissionais que efetuam trabalho extra, já que muitos sistemas são desenvolvidos para realizar métodos produtivos diversos sem a ação de profissionais.

Além disso, os sistemas automatizados modernos tendem a consumir menor quantidade de energia elétrica quando não estão em uso.

A automação industrial também simplifica as atividades intensivas e diminui gastos com a força de trabalho, reduzindo ainda a geração de materiais e resíduos. Vejamos outros motivos que ajudam na redução de custos:

  • armazenamento digital de arquivos;
  • menor consumo de insumos, como papel;
  • menor probabilidade de falhas;
  • identificação de gargalos que geram prejuízos;
  • possibilidade de atender um número maior de clientes com alto nível de qualidade;
  • maior rapidez nos processos, cumprindo todos os parâmetros.

Implementar a automação envolve custos, mas ela se torna uma solução para reduzir gastos, já que permite que o gestor analise o negócio de modo sistêmico, diminuindo erros e aumentando a economia.

Segurança

No Brasil, existe uma norma regulamentadora, a NR-12, que obriga as fábricas a cumprirem com rigor as práticas de segurança na produção de máquinas.

Um profissional pode causar erros quando opera máquina manualmente. Por outro lado, um sistema de automação não incorre em erros, pois é gerenciado por um computador. Por causa do controle, as possibilidades de acidentes caem de forma relevante. As máquinas são desenvolvidas para o trabalho em diferentes cenários, que apresentam:

  • temperaturas altas;
  • lugares explosivos;
  • fundição;
  • processos químicos;
  • outros ambientes que contêm riscos para os funcionários.

Em lugares que envolvem riscos à saúde, os sistemas de automação podem oferece segurança, pois operam com movimentos predefinidos na configuração e ainda eliminam ou diminuem a necessidade do contato humano.

Monitoramento Remoto

Os sistemas automatizados permitem que um operador monitore e controle remotamente, sempre que preciso, os processos de produção.

Também é possível definir uma conexão Wi-Fi ou pela internet para manter a comunicação em uma distância ainda mais longa. Sinais de rádio, infravermelhos ou Bluetooth também podem ser usados.

As soluções BRQ de Intelligent Business Automation (IBA) contribuem para mostrar um panorama completo sobre o funcionamento de uma empresa, facilitando os ajustes necessários. Dessa forma, elas solucionam diferentes problemas, promovendo redução de custos e aumento da receita, maximizando a produtividade, facilitando a tomada de decisão, agilizando a implementação e a adaptação à transformação digital.

Gostou do post? Aproveite para ler outros artigos de nosso blog. Aproveite também para conferir as nossas soluções relacionadas à automação! Nós, da BRQ, prestaremos todos os esclarecimentos que você precisar!

BRQ fale conosco