Skip to main content

É verdade que toda tecnologia já foi, um dia, uma forma de ruptura entre uma realidade ultrapassada para outra, moderna. Porém, em alguns casos, o período de glória dessas criações dura pouco e o que era para ser novidade se torna desatualizado — uma tecnologia obsoleta. É então que o uso de equipamentos antiquados e de softwares defasados se torna um grande obstáculo para a evolução digital nas empresas.

Quer saber mais sobre como esses recursos ultrapassados afetam os resultados dos negócios? Então, continue a leitura para conferir!

O que é tecnologia obsoleta?

Apesar de termos a sensação de que toda tecnologia é algo futurista e moderno, a realidade não é bem essa. A própria agricultura, por exemplo, foi uma tecnologia desenvolvida para que as pessoas conseguissem se consolidar em um local em épocas nas quais o nomadismo era comum.

Porém, isso não fez dessa atividade algo eternamente útil. Nos tempos mais atuais, por exemplo, vivenciamos uma demanda crescente por novas soluções dentro da agricultura, para que ela continue sendo sustentável e tendo um valor de utilidade no mercado.

Quando as tecnologias estacionam no tempo e vão, pouco a pouco, perdendo sua utilidade frente aos demais avanços do mercado, tornam-se ultrapassadas. Isso significa que elas não só perdem o seu valor, como também atrapalham por continuar existindo.

Por que é um obstáculo para a evolução digital?

Quando uma tecnologia obsoleta ocupa espaço na empresa, mas continua sendo disfuncional, ela impede que outros avanços importantes aconteçam no local. Um software que não integra setores, por exemplo, atrasa o compartilhamento de informações. Já um computador lento torna moroso o atendimento ao cliente. E uma base de dados defasada, por sua vez, induz a decisões ruins.

No caso dos desktops, estes deixam de fazer sentido em equipes dinâmicas e que precisam estar em vários lugares em pouco tempo. Nesses times, o que era para ser uma tecnologia promissora atrasa o desempenho dos profissionais. E, nesse caso, os dispositivos móveis são muito mais úteis e melhor empregados.

Mas esse tipo de problema está presente em todo canto, seja em softwares defasados instalados em dispositivos eletrônicos, em impressoras que não cumprem com as funções que demandamos, em gadgets que poderiam ser unificados e assim por diante.

O grande problema é que não acompanhar os avanços tecnológicos pode deixar os times praticamente letárgicos. Isso impede que o foco seja direcionado para as atividades que realmente importam e delegado todo o possível às ações automatizadas, por exemplo.

Em contrapartida, deixar de lado toda essa obsolescência pode ajudar as equipes a ficarem mais criativas e atentas. Com contato direto com tecnologia de ponta, elas conseguem criar soluções cada vez mais alinhadas às demandas de mercado, tudo de forma fluída e inovadora.

Quais são as principais tecnologias obsoletas?

O mercado de tecnologia está abarrotado desses recursos que são dispensáveis e substituíveis, mas ainda cativam um lugar de afeto em muitos negócios. Conheça os principais.

1. Óculos 3D

Possivelmente da última vez que você foi ao cinema teve contato com óculos 3D, não é verdade? O mecanismo é útil para tornar as imagens ainda mais atrativas durante os filmes, mas ainda são desconfortáveis e pouco práticos — especialmente para quem usa óculos de grau.

A verdade é que a tecnologia continuou sendo desenvolvida e hoje muitas empresas já estão criando imagens 3D a olho nu. Em outras palavras, não será preciso muito tempo até que os óculos 3D se tornem obsoletos e caiam no esquecimento.

2. Senhas

As senhas não estão entre as tecnologias disruptivas que surgiram há pouco. Porém, até alguns anos atrás, elas eram um meio eficiente de garantir nossa segurança para diversas coisas: contas bancárias, transações financeiras, acesso a e-mail etc.

Felizmente, graças aos avanços tecnológicos, elas provavelmente estão com os dias contados. Com recursos como reconhecimento facial, biometria e reconhecimento por voz, a tendência é que todas as operações que hoje acontecem com senha sejam feitas a partir de inteligência artificial, por meio dessas tecnologias.

3. Cartão de crédito

Parece cedo demais pensar em um mundo sem cartão de crédito físico? Pois, saiba que podemos começar a nos habituar à ideia. Com as carteiras digitais que permitem pagar por aproximação e o uso smartwatches, essa é a tendência.

Você provavelmente não precisará se preocupar em carregar a carteira toda vez que for sair de casa. Com um único aplicativo no celular ou até mesmo no relógio.

4. GPS externo

Você costuma viajar utilizando o GPS do celular? Pode dar adeus a esse recurso. Apesar de muitos veículos já virem com GPS interno, muitos usuários ainda utilizam aplicativos independentes como forma de orientação nas estradas.

Porém, essa é uma tecnologia que não deve se manter por muito tempo no mercado. Com o uso de inteligência artificial, os veículos do futuro contarão com recursos completos de GPS, inclusive os queridinhos que incluem alertas sobre rastreadores de limite de velocidade.

5. Computadores convencionais

Por que, exatamente, você teria um computador para carregar para cima e para baixo quando todos os recursos necessários para a execução do seu trabalho podem ser incluídos no seu smartphone? A ideia é que esses dispositivos móveis contem com uma capacidade de processamento cada vez melhor, dentro de pouco tempo.

Assim, absolutamente todos os recursos acessíveis pelo computador serão plenamente viáveis pelo celular. A tendência é que a utilidade dos PCs vá diminuindo ao longo do tempo, principalmente se considerarmos o apoio de projeção de telas em dispositivos maiores, porém, com o processamento direto do smartphone.

Como podem trazer prejuízos para sua empresa?

Seja na gestão de equipes de tecnologia ou em quaisquer outras equipes, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para lidar com a tecnologia obsoleta de forma certeira. Uma abordagem paliativa pode aumentar os custos operacionais, deixar os dados vulneráveis, afetar a produtividade, gerar a incidência de bugs e assim por diante.

A desmotivação da equipe é outro problema decorrente disso. Uma pesquisa da Unisys, realizada em 2018, mostrou que o uso de tecnologia ultrapassada aumenta em 1.600% as chances dos times se sentirem frustrados no trabalho. E as pessoas se sentem 1.300% mais propensas a pedir demissão nesses casos.

Essa probabilidade decorre de problemas como a exposição indevida de dados, sistemas com funcionalidades repetidas ou inutilizadas, informações e cadastros defasados e outras situações que afetam a qualidade do trabalho.

Obviamente, tudo isso acaba dificultando que a empresa aproveite as oportunidades que surgem, seja para desenvolver novas soluções ou mesmo para assumir demandas maiores.

Em muitos casos, o prejuízo se torna financeiro. Em outros, como você viu, ele afeta o desempenho das equipes, a qualidade das suas entregas, a satisfação no ambiente de trabalho, a reputação da marca e assim por diante.

Usar a tecnologia blockchain, por exemplo, pode fazer com que a empresa fique reconhecida pela sua confiabilidade e segurança. Acompanhar outras tendências tecnológicas também possibilita que novas parcerias sejam estabelecidas e outras soluções sejam criadas, aumentando a satisfação do público final.

Como você viu, é preciso tomar cuidado não só no que diz respeito à adoção da tecnologia na empresa, mas também em relação à sua atualização constante. Evitar a tecnologia obsoleta é o que vai garantir que o negócio seja ágil o suficiente para aproveitar as melhores oportunidades.

E então, gostou do artigo? Leia outros conteúdos do blog e entenda a Cultura data-driven e a Transformação Digital nas empresas com o nosso e-book exclusivo!

BRQ fale conosco