Principais tecnologias disruptivas que empresas não podem ignorar na Transformação Digital

tecnologias disruptivas
6 minutos para ler
tecnologias disruptivas

A nossa sociedade nunca mudou tanto em tão pouco tempo. A forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos mudou. Impulsionadas pela Transformação Digital, essas mudanças também chegaram aos diferentes segmentos de mercado.

Hoje, para obter resultados cada vez melhores, não existe alternativa a não ser investir na digitalização de processos. Por isso, é fundamental conhecer as principais tecnologias disruptivas à disposição para fazer as escolhas mais assertivas para o seu negócio.

Imagine entender os desejos do seu público e criar estratégias mais efetivas para convencê-lo de que o seu negócio é a melhor opção. Ou mesmo entender como o uso da Inteligência Artificial e da automação da gestão de contatos da sua empresa permitem uma rotina de trabalho produtiva e com menos desperdícios.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre quais são as principais tecnologias disruptivas que você não pode ignorar? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!

Qual é a importância de se adequar à Transformação Digital?

Antes de falarmos sobre as mudanças que podem — e devem — acontecer no seu negócio, é preciso entender, na prática, o que significa a Transformação Digital e como esse conceito impacta os mais variados segmentos do mercado. Em resumo, trata-se do processo de modernização das empresas, usando tecnologias digitais para otimizar o desempenho e a eficiência de processos, produtos e serviços.

Se engana quem pensa, porém, que a Transformação Digital se limita apenas a um perfil em uma rede social ou a novos equipamentos. Na verdade, é um movimento muito mais profundo que deve alterar não apenas o “fim” (ou o que é entregue ao seu cliente), mas a forma como um serviço, produto ou qualquer tipo de oferta é produzida. Trata-se, portanto, de uma mudança operacional.

É preciso utilizar a tecnologia como aliada, tornando as tarefas mais simples e precisas de serem executadas. O importante é compreender que a Transformação Digital em constante evolução não exige um mesmo objetivo a ser alcançado. O fundamental é conseguir melhorar a experiência entregue ao cliente — no atendimento ou no produto entregue — e o processo para chegar até ali.

Quais são as tecnologias disruptivas que você deve acompanhar?

A tecnologia disruptiva descreve a inovação tecnológica que visa substituir processos já existentes. Mas, afinal, o que precisa ser monitorado de perto e adicionado aos processos da sua organização? É o que vamos ver agora. Confira os principais exemplos.

Data Analytics

Com a aplicação de Analytics, as empresas conseguem transformar informações e dados brutos em insights valiosos para as tomadas de decisão.

Isso envolve as atividades mais simples, como monitoramento da produtividade dos colaboradores, até os dados financeiros mais complexos. Tudo feito de forma automatizada para garantir que todas as decisões sejam tomadas com embasamento técnico. Como resultado, é natural que o processo de gestão se torne simplificado e eficiente.

Internet das Coisas

O conceito de Internet das Coisas é simples: utilizar a internet em objetos inteligentes para coleta e compartilhamento de dados.

Atualmente, é possível contar com aplicações de Internet das Coisas em qualquer tipo de empresa, para os mais variados objetivos. De wearables que monitoram pessoas a grandes sensores de produção, a união de Inteligência Artificial (IA) com um bom uso de dados está revolucionando a maneira como o mercado lida com sua própria produtividade.

Realidade Aumentada

Já pensou em transformar um vídeo em algo ainda mais próximo da realidade? É isso que a Realidade Aumentada promete para quem investe nessa tecnologia. Em vez de visualizar as fotos de uma loja, por que não fazer com que o usuário tenha uma experiência de imersão dentro daquele ambiente?

Quer apresentar um produto para os seus clientes? Já pensou em algo que possa ter maior eficiência do que a Realidade Aumentada? O cliente poderia interagir de forma muito mais viva e direta com o que você está oferecendo.

Blockchain

Blockchain é uma corrente de blocos formados por dados e códigos gerados de forma on-line, criptografada e descentralizada. Esse é um dos avanços mais relevantes ao falar em segurança on-line. Basicamente, é uma forma de garantir maior transparência para que qualquer movimentação realizada tenha segurança e privacidade.

Como as organizações procuram crescentemente por transparência nos mínimos detalhes e os usuários querem suas informações protegidas, a tecnologia do blockchain se torna essencial. Sobretudo por conta da inovação no setor financeiro e a entrada de novos players no mercado, tecnologias disruptivas como o blockchain vão ser cada vez mais comuns.

Cloud Computing

O termo Cloud Computing, ou computação na nuvem, já está há algum tempo presente na rotina empresarial em todo o mundo. Mesmo assim, ainda podem existir dúvidas sobre o que o conceito realmente compreende e o que significa para a realidade de empresas que apostam na Transformação Digital.

Explicando objetivamente, Cloud Computing é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto, de qualquer parte do mundo, a bancos de dados, softwares, plataformas e outros meios de processamento de dados pela internet. Uma ferramenta extremamente vantajosa para os negócios e que se tornou um recurso estratégico no mundo corporativo, especialmente em tempos de necessidade de ganho de eficiência.

A adoção dessas tecnologias disruptivas pode ajudar a sua empresa nas variadas frentes. Para começar, a competitividade se torna mais elevada, enquanto os processos internos são otimizados e integrados, o que garante uma produtividade ainda maior. Ignorar esses avanços, portanto, pode comprometer o futuro da sua organização.

Você ainda não sabe como adotar essas tecnologias disruptivas na realidade da sua empresa? Aproveite para dar o próximo passo: entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos acelerar a Transformação Digital do seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

17 − 5 =