Skip to main content

O ano de 2024 vem trazendo diversos desafios e oportunidades. Com o varejo, não é diferente; existem diversas novidades que estão cada vez mais em evidência, especialmente no que diz respeito à tecnologia. 

Elas trazem novas formas de lidar com as atividades do setor e, especialmente, com a relação com o cliente. São capazes de mudar a percepção de marcas e sua influência sobre o público . Aliás, os consumidores já estão há tempos de olho nessas mudanças e como impactam suas experiências.  

De acordo com um estudo promovido pela Opinion Box junto à empresa Dito, 86% dos entrevistados revelaram que a tecnologia contribui no processo de decisão e compra. Estar por dentro das novidades é uma questão competitiva no mercado. 

Varejo: tendências tecnológicas para 2024 

A tecnologia apresenta cada vez mais ferramentas e soluções em diferentes meios, inclusive, no varejo. Dentre elas, existem aquelas que se destacam e que devem se tornar cada vez mais comuns no nicho. Conheça as principais: 

1. Inteligência Artificial (IA) 

A Inteligência Artificial (IA) continua a ser um pilar crucial no varejo, oferecendo uma ampla gama de aplicações. Ela corresponde à capacidade de máquinas de aprender e tomar decisões com base em dados, a partir da simulação da inteligência humana. 

Diversas ferramentas usam IA para melhorar a eficiência operacional de um negócio. No contexto do varejo, ela é interessante em razão do seu poder de análise de grandes conjuntos de dados. 

Mas ela não apenas para análise. A IA no varejo também é capaz de processar dados de modo a entender padrões. Isto é essencial para o posicionamento estratégico da marca e para as tomadas de decisões. 

Com isso, ferramentas dotadas de IA tornam-se capazes de prever tendências de consumo e de comportamento do cliente. Ainda, podem otimizar preços, personalizar recomendações de produtos, aprimorar a experiência do cliente e automatizar tarefas.

Benefícios da IA no Varejo 

Em resumo, são benefícios que acompanham a aplicação deste tipo de tecnologia no varejo: 

  • Personalização aprimorada: a IA permite personalizar ofertas e experiências com base no histórico de compras e preferências individuais; 
  • Compreensão do comportamento do público: com a IA se torna possível saber porque pessoas com o mesmo perfil se comportam de modo diverso em relação aos seus produtos; 
  • Otimização de preços: análises preditivas da IA auxiliam na definição de preços competitivos e maximizam a margem de lucro; 
  • Eficiência operacional: com a automação de processos pelo uso da IA, algo que é possível no atendimento ao cliente e na gestão de estoque, o varejo ganha mais eficiência operacional. 

2. Chatbots 

Os chatbots são programas capazes de simular conversas humanas a partir de mensagens de texto ou voz. Com isso, eles desempenham um papel cada vez mais importante no atendimento ao cliente e nas interações online.  

A partir do uso deste tipo de tecnologia no varejo se torna possível oferecer suporte proativo e ininterrupto ao cliente. Com ele, a empresa responde rapidamente às consultas comuns, o que também facilita as transações.  

Com esse tipo de automação é possível resguardar os atendentes humanos para atuarem em situações em que as máquinas não são capazes de agir. Isso reflete na experiência do cliente, especialmente na satisfação dele. 

E foi isso que concluiu a pesquisa promovida conjuntamente pela Opinion Box em conjunto com a Dito. Nela, 30% dos entrevistados revelaram preferir pagamentos feitos por meio de chatbots em detrimento de outras opções. 

Benefícios dos Chatbots no Varejo 

São benefícios do uso de chatbots pelo varejo: 

  • Atendimento 24/7: os chatbots oferecem suporte instantâneo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Isso melhora a satisfação do cliente, que pode alcançar respostas a qualquer momento e em qualquer horário; 
  • Eficiência no atendimento: os chatbots são ideais para responder a consultas e perguntas comuns de forma rápida. Portanto, ele libera a equipe humana para tarefas mais complexas e menos repetitivas; 
  • Aumento da retenção de clientes: a interação instantânea cria uma experiência de compra mais fluida e contribui para a fidelização do cliente, que deixa de aguardar para receber uma resposta que, por sua vez, pode ser decisiva para sua conversão. 

3. Hiperpersonalização 

Em uma pesquisa promovida pela consultoria Opinion Box junto à empresa Dito, 72% dos entrevistados revelaram que desejam ser reconhecidos como indivíduos únicos pelas marcas com quem se relacionam. 

Deste total, 73% também afirmaram que dão preferência para empresas com experiências personalizadas no momento de fechar negócios. 

A personalização, assim, atua como um fator de atração de clientes e de conversão. Ela encontra seu auge na hiperpersonalização, que utiliza dados detalhados para criar experiências altamente específicas para cada cliente. 

Ela é um estágio que vai além da simples personalização, pois busca entender profundamente as necessidades individuais de cada um dos clientes. O varejo pode usar ferramentas que reúnam dados referentes a isso. 

Essas ferramentas, ao processá-los, são de grande ajuda na criação de ofertas personalizadas, campanhas de marketing direcionadas e experiências únicas para cada pessoa.  

Benefícios da Hiperpersonalização no Varejo 

A aplicação de hiperpersonalização pode oferecer uma série de benefícios ao varejo, dentre eles: 

  • Fidelização do cliente: ofertas personalizadas criam laços mais fortes entre o cliente e a marca; 
  • Taxas de conversão elevadas: experiências altamente relevantes aumentam as chances de conversão; 
  • Competitividade: a hiperpersonalização diferencia a marca em um mercado saturado, de forma a atrair clientes que estão em busca de experiências personalizadas. 

4. Experiência omnichannel 

A experiência omnichannel corresponde à integração que acontece entre diferentes canais de vendas da empresa. Ela é fundamental para proporcionar uma experiência completa e contínua. 

A continuidade é um fator essencial da experiência omnichannel. A ideia é que o cliente possa transitar entre os diferentes canais sem perder o contexto ou enfrentar obstáculos

Por exemplo, ele pode iniciar uma pesquisa de produto no site da marca, continuar a navegação no aplicativo móvel e, finalmente, fazer a compra em uma loja física, tudo de modo fluido. 

A tecnologia multicanais para varejo aprimora a conveniência para os consumidores. Ao mesmo tempo, fornece aos varejistas uma visão abrangente do comportamento do cliente e da sua trajetória em relação à marca

Benefícios da Experiência Omnichannel no Varejo 

São benefícios do uso de ferramentas omnichannel pelo varejo: 

  • Conforto do consumidor: quando uma marca atua em diferentes canais sem que isso leve à perda de informações sobre a interação com o cliente, ela permite aos clientes escolher qual é o seu canal preferido para promover essa relação; 
  • Visão abrangente do cliente: a unificação de dados obtidos em diferentes canais fornece uma visão completa do comportamento do cliente. Isso ajuda em estratégias de marketing mais eficazes; 
  • Redução de fricção na jornada do cliente: a transição suave entre canais elimina barreiras e proporciona ao consumidor uma jornada de compra fluida. 

5. Reconhecimento por imagem 

O reconhecimento por imagem utiliza algoritmos que identificam padrões visuais em imagens. A partir desta tecnologia, os varejistas têm a chance de oferecer experiências visuais inovadoras aos seus clientes.  

Isso inclui desde a identificação de produtos por meio de fotos até o reconhecimento facial para melhorar a segurança nas lojas. Também, na própria organização da distribuição de produtos nas prateleiras de lojas, de acordo com o comportamento do comprador. 

Benefícios do Reconhecimento por Imagem no Varejo 

Essa tecnologia aprimora a eficiência operacional e simultaneamente enriquece a interação do cliente com o ambiente de compra. São benefícios que a acompanham: 

  • Experiência de compra aprimorada: o reconhecimento de produtos por imagem agiliza o processo de compra e o torna mais fluido; 
  • Segurança reforçada: reconhecimento facial melhora a segurança nas operações de compras e vendas, de forma a prevenir atividades fraudulentas; 
  • Eficiência operacional: automatiza a contagem de estoque e verificações de segurança. 

6. Blockchain 

Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que proporciona transparência e segurança por meio de registros encadeados de informações. Ele é uma ferramenta poderosa para o setor de varejo. 

Isso ocorre principalmente porque é possível usá-lo para rastrear a cadeia de suprimentos a fim de garantir a autenticidade dos produtos, o que acontece no acompanhamento de sua trajetória desde o fornecedor até o varejo. 

Com ele é possível alcançar transparência e autenticidade nos processos. Ele também pode ser aplicado para a proteção de dados da clientela e da própria empresa varejista

Benefícios do Blockchain no Varejo 

Os benefícios que ele oferece aos varejistas incluem: 

  • Autenticidade do produto: garante a autenticidade de produtos, prevenindo a venda de produtos falsificados; 
  • Transparência na cadeia de suprimentos: rastreabilidade aprimorada, fornecendo informações claras sobre a origem dos produtos; 
  • Segurança de dados: evita vazamentos de informações pertencentes à empresa ou à clientela. 

Por que o varejo deve investir em tecnologia? 

Não há uma resposta única para essa questão. A tecnologia já faz parte do dia a dia e deve se fazer presente cada vez mais, especialmente na área comercial e de atendimento ao cliente.  

Quem deixar de adotar soluções tecnológicas corre o risco de enfrentar a obsolescência programada. Além disso, também abre mão de benefícios importantes. São eles: 

Melhoria na satisfação do cliente 

O investimento em tecnologia no setor de varejo proporciona uma experiência mais personalizada e conveniente. Isso resulta em maior satisfação do cliente e, consequentemente, na fidelidade à marca. 

Melhores taxas de conversão 

Com a aplicação de ferramentas como as de hiperpersonalização e chatbots, as taxas de conversão tendem a ser otimizadas, pois ocorre a conversão de mais visitantes dos canais da marca em clientes. 

Otimização de custos 

Embora o investimento inicial em tecnologia possa parecer significativo, a longo prazo a automação e a eficiência operacional resultam em otimização de custos. 

Tecnologia e varejo: uma relação que veio para ficar 

Não há como escapar: quem trabalha com a área de varejo precisará se dobrar à tecnologia para garantir mais eficácia em seus processos e a sobrevivência da marca. 

As ferramentas disponíveis são variadas e podem abarcar necessidades diversas de modo que a marca possa oferecer cada vez mais soluções personalizadas e que realmente supram as dores da clientela. 

Por isso, investir nelas é um investimento na manutenção da marca, no seu crescimento e consolidação. 

BRQ fale conosco