Skip to main content

Muito tem se falado sobre a transformação digital, internet das coisas e quarta revolução industrial. Com isso, as organizações têm ficado cada vez mais interessadas em fazer parte desse novo estilo de trabalho. No entanto, muitas acabam falhando por motivos diversos.

Uma pesquisa da Softex, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, “Prioridades dos Executivos de TIC brasileiros para Transformação Digital”, mostra que grande parte das empresas brasileiras já têm consciência sobre a importância de iniciar a evolução digital, no entanto, não sabem como realizar esse processo e quais serão seus impactos.

A transformação digital abrange todas as áreas de uma empresa, não apenas o departamento de TI, como pensam alguns líderes. Por isso, apesar de tomar várias iniciativas, muitas organizações não conseguem se transformar digitalmente, pois é necessário que a liderança se engaje de forma genuína, e que haja uma mudança na cultura da empresa.

Modernize a gestão 

A transformação digital é um processo que começa na cultura da empresa, de nada adianta modernizar os processos, se o pensamento continua ultrapassado. Dessa forma, é necessário rever e ampliar ou substituir os modelos de gestão. Bons líderes são bem informados, estão sempre atualizados e não temem mudanças. Uma cultura moderna e aberta é essencial para fazer com que esse processo funcione.

Digitalize processos

Que o mundo está mais tecnológico a cada dia não é novidade pra ninguém, o uso de ferramentas digitais também não. Por isso, o passo fundamental para iniciar a transformação tecnológica é digitalizar e otimizar os processos. Empresas pioneiras em revolução digital vêm adotando esse novo jeito de trabalhar, e com isso, conseguem perceber redução de custos e prazos, facilidade na comunicação, aumento da colaboração, entre outras melhorias.

Garanta a segurança 

A inovação chegou aos meios de armazenamento e deixou tudo muito mais produtivo. O armazenamento em nuvem está caindo no gosto das pessoas e das empresas, que só tendem a ter benefícios com isso. Por meio da nuvem, é possível que várias pessoas trabalhem em um documento ao mesmo tempo, além de otimizar processos que acabam gastando o tempo de sua equipe mas dão pouco ou nenhum retorno.

Preocupe-se com os clientes 

Pouco se fala sobre os clientes de maneira genuína, a verdade é que muitas empresas iniciam processo de transformação digital focadas em ganhos próprios, produtividade e rendimentos. Entender o que seu cliente deseja ou precisa e fazer com que a transformação digital não só chegue até ele, como também, facilite o relacionamento entre vocês é o grande diferencial. Não existe revolução tecnológica sem pensar no bem-estar de seus clientes.

Iniciar um processo de revolução tecnológica não significa que sua empresa passará a realizar feitos exorbitantes ou triplicar o faturamento da noite para o dia. Significa que seus processos serão simplificados, ficarão menos burocráticos e automatizados, o que vai melhorar a maneira de trabalhar e aumentar a produtividade, além de te dar o poder de gerenciar tudo de maneira mais fácil e prática. Utilizar as ferramentas adequadas já é um grande passo para evoluir digitalmente uma organização. Para saber mais, converse conosco.

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO