Skip to main content

Não há dúvidas que um fator determinante para uma boa competitividade no mercado empreendedor é priorizar a experiência do usuário. Esse conceito deve ser visto como uma das principais tarefas de um gestor ou empresário.

Em outras palavras, isso significa que colocar em primeiro plano o sentimento de um lead para prospectá-lo e aumentar as chances de conversão é um modo de garantir o sucesso de um negócio, posicionando-o à frente de seus concorrentes.

Nesse sentido, entram os conceitos de UX (User Experience) e UI (User Interface), que trabalham diretamente com intuito de melhorar a experiência do lead durante e após o contato com determinada empresa. Mas será que ambos (UX e UI) atuam da mesma forma? Existem diferenças entre eles? A resposta é: embora sejam voltados para o mesmo objetivo, o UX e o UI seguem métodos ímpares e oferecem diferentes experiências para um indivíduo.

Siga a leitura e saiba mais detalhes sobre as principais diferenças entre UX e UI!

O que é UX?

Você deve estar se perguntando: mas o que é UX? UX, cuja sigla User Experience tem sua tradução direta para o português como Experiência do Usuário, é fundamentalmente como o usuário se sentirá enquanto estiver em contato direto — ou indireto — com determinada empresa, seja visualizando, seja utilizando seus produtos físicos, serviços digitais, entre outros.

UX Design

Esse recurso de design pode incluir o portal online de um negócio ativo, melhorando, entre diversas ferramentas, o design de experiência durante a navegação do portal online e do blog, por exemplo.

Essa otimização na experiência levará o lead de uma microinteração para uma macrointeração dentro ou fora do site — dois conceitos relacionados a isso dos quais falaremos mais adiante.

Importância do UX para as empresas

De acordo com engenheiro e consultor Tom Gilb, bastante conhecido também pelo desenvolvimento de métricas, processos e inspeções de softwares:

“A cada dólar que uma empresa investe em UX, o retorno pode chegar até 100 dólares.”

Isso significa que o UX desempenha uma função de grande importância não somente para atrair como também para reter os usuários. O conceito é de que se determinada empresa desenvolver um produto ou um serviço digital inovador e incrível, mais leads, usuários e potenciais clientes ela conseguirá atrair não somente para verem, mas também para usufruírem daquele produto ou serviço. Esse é o segredo das grandes empresas e como elas conseguiram alcançar um nível notório de liderança no mercado empreendedor.

Uma boa dica para avaliar o nível de UX é por meio da ferramenta UX Analytics. Outra maneira é elaborar um gráfico para uma análise profunda de dados (Data Visualization).

O que é UI Design?

Já o conceito de UI Design é direcionado à experiência digital do cliente durante a navegação no site de um determinado negócio, isto é, um design de experiência para o usuário.

Diferentemente do UX, que não dependerá sempre — e somente — da tela em si, uma vez que abrange uma experiência completa e visa mais ao sentimento do usuário, o UI trará uma boa experiência para o indivíduo por meio de uma interface digital.

De forma mais detalhada: a sigla UI significa User Interface, cuja tradução direta para o português é Interface do Usuário. O UI consiste em oferecer uma melhor experiência ao usuário por meio do seu layout, isto é, é a experiência que ele tem em termos de interface, layout, design organizado e outros elementos que são passíveis de manter uma plataforma otimizada e com boa navegação enquanto se navega pelo site.

Esses fatores também acabam guiando esse usuário à tomada de decisões e ações orgânicas no decorrer do seu percurso dentro de uma plataforma online.

Logo, quando o UI direciona o usuário de maneira adequada, ele é conduzido à ação mais conveniente para a empresa, o que eleva as chances de o negócio alcançar seus objetivos: prospecções, altas taxas de conversão e, o mais importante, lucratividade.

De acordo com um estudo feito pelo Design Management Institute (DMI), somente na última década, algumas grandes empresas que direcionaram seu foco em uma interface impecável obtiveram uma considerável vantagem sobre sua concorrência e principalmente no mercado de ações.

Quais as principais diferenças entre os conceitos de UX e UI?

Com base nisso, é possível notar as principais diferenças entre ambos os conceitos e qual o nível de otimização da experiência que eles podem trazer para o usuário no contato online ou físico com uma empresa.

Basicamente: o UI dependerá sempre de uma tela e de uma interface clean, de fácil navegação, intuitiva e de bom desempenho. Já o UX não especificamente precisará de uma tela para melhorar essa experiência. Mas o que isso significa?

UI depende de uma tela, o UX não

É bastante simples de compreender: O UI dependerá de uma tela, uma vez que a otimização da experiência está ligada diretamente ao design e ao layout do site. Logo, quanto melhor, mais organizado e otimizado estiver a interface de um portal online, melhor será a experiência do indivíduo que nele navega.

Já o UX não depende somente da tela, já que convenciona a experiência completa, sendo por meio da navegação de um site ou não. O foco nesse aspecto está mais voltado para o usuário em si e em seu sentimento.

O que são macrointerações e o que são microinterações?

Existem duas maneiras de desenvolver a experiência de um usuário: por meio de macrointeração e por meio de microinteração.

Assim sendo, como o próprio termo já denota, a microinteração compõe somente uma parte do todo concebido pela macrointeração. Logo, de modo geral, as microinterações são compostas por pequenas interações que, ao todo, vão constituir a macrointeração.

De acordo com o Dan Saffer, autor e designer de interação, as microinterações

“estão em todo lugar: nos dispositivos que carregamos, nos eletrodomésticos da nossa casa, nos aplicativos no nosso celular e computador, e até embutidos nos ambientes em que vivemos e trabalhamos.”

Macrointerações

Nesse contexto, podemos afirmar que as macrointerações consistem em ações mais direcionadas aos sentimentos do usuário em si, portanto enquadradas no conceito de UX, sendo os UX designers considerados como profissionais desse mecanismo de interação.

As macrointerações consistem principalmente no que o usuário experimentou de maneira geral, como o produto/serviço impactou em seu senso de consumo, oferecendo mais amplitude para a sua experiência durante o contato com a empresa.

Além disso, as macrointerações abrangem uma visão geral de determinado produto ou serviço oferecido, o que proporciona ao indivíduo um fluxo consistente, além de eficiente e funcional, otimizando totalmente a sua experiência.

Microinterações

De modo geral, a microinteração consiste nos detalhes da interação de um usuário com determinado produto/serviço a fim de concluir uma tarefa específica. Um exemplo bem comum hoje em dia para compreender o que é uma microinteração é o famoso botão do like.

Ao apertar esse botão, a contabilização de likes automaticamente vai subir — assim, serão alteradas as cores e o número do like, e ele ficará inativo para outra ação, uma vez que já foi utilizado. Esse é um exemplo de uma microinteração.

Normalmente, ao compararmos duas coisas que direcionam o usuário para o mesmo resultado — seja um app, seja um produto/serviço físico ou digital —, existe sempre aquele a que o usuário tem mais apreço e o outro que o indivíduo apenas olha.

Entretanto, se falamos do mesmo produto ou serviço e eles são tecnicamente similares, esses serão diferenciados por meio das microinterações. Portanto, as microinterações são, como o próprio nome já denota, pequenas interações que levam o usuário/cliente às interações mais amplas, ou seja, às macrointerações.

Quais são as principais responsabilidades de cada conceito?

As principais responsabilidades de cada conceito, cada qual com seus devidos recursos, consistem em priorizar a experiência do usuário de modo a fortalecer a marca, interagindo com o usuário de maneira otimizada e oferecendo diversos benefícios para as empresas dos quais falaremos mais adiante.

Por que todo gestor deve conhecer esses modelos?

Com base em todas as informações mencionadas, pode-se observar que existem inúmeras vantagens de conhecer e saber aplicar esses modelos de UX e UI e seus aspectos e recursos em seu negócio, principalmente porque ambos se completam.

Abaixo, veja algumas dessas vantagens e por que todo gestor deve conhecer esses modelos:

  • ajudam a atrair o público-alvo;
  • contribuem para valorização e fidelização do público;
  • fortalecem e melhoram a imagem da marca;
  • melhoram a experiência do cliente;
  • facilitam a navegação para o cliente;
  • aumentam os conceitos de um negócio;
  • ajudam a destacar uma empresa à frente de sua concorrência;
  • aumentam a lucratividade.

Como investir em UX e UI?

Antes de dar prosseguimento a este tópico, deve-se entender por que é importante investir em UX e UI. Para entender isso, é preciso entender por que os investimentos direcionados para melhorar a experiência do usuário trazem um significativo retorno à empresa.

Existe uma sigla que explica bem isso: ROI (Return On Investment), que pode ser traduzido livremente para o português como Retorno Sobre Investimento. Essa sigla é um indicador capaz de avaliar o retorno sobre o que foi investido para otimização da empresa.

Com base nisso, podemos entender que todo investimento bem realizado tem um retorno garantido. Como já mencionado, a cada um dólar de investimento em UX, a empresa poderá ter um retorno de dois até 100 dólares.

Dessa maneira, para que o gestor possa aplicar um bom investimento em UX e UI em seu negócio, a recomendação é que se busque por empresas parceiras, que disponibilizam especialistas e profissionais qualificados para a execução desse trabalho.

Existem diversas consultorias, e o mais indicado é realizar uma boa pesquisa buscando profissionais especializados em Design UX e UI.

Sabia que existe uma ferramenta poderosa para avaliação e otimização da experiência do usuário? Confira este artigo sobre a ferramenta UX Analytics e fique por dentro de como essa tecnologia pode ajudar nessa tarefa!

BRQ fale conosco