Skip to main content

Há tempos a tecnologia vem transformando o modo como fazemos as coisas; das atividades diárias até os hábitos de trabalho. Com a pandemia, foi a vez do trabalho remoto se reinventar, dando ainda mais espaço para modalidades como o home office e o anywhere office.

No entanto, apesar de ter se tornado um pouco mais comum, o anywhere office ainda não é exatamente conhecido das pessoas. Em tradução geral, o termo se refere a um “escritório em qualquer lugar”, uma prática que permite mais economia, mais diversidade nas equipes e mais produtividade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Entenda a tendência anywhere office

O anywhere office é uma prática de trabalho que permite que o funcionário desenvolva suas atividades de onde quiser por meio de soluções digitais, não se limitando a um escritório presencial ou virtual. Essa tendência tem crescido, sobretudo em empresas inovadoras e descentralizadas. 

Com os avanços e inovações tecnológicos, ficou cada vez mais simples trabalhar para uma empresa sem precisar estar fisicamente nela. Hoje, com apenas alguns toques na tela é possível ter acesso a milhares de conteúdos, efetuar transações bancárias e até fazer reuniões, ainda que as pessoas estejam em lados opostos do mundo.

A função do anywhere office é justamente dar um passo além do que já conhecemos a respeito de trabalho remoto, atribuindo ainda mais liberdade e produtividade para o colaborador. Enquanto isso, do ponto de vista da empresa, é possível se beneficiar de inúmeras maneiras, desde a garantia da redução de custos operacionais até o aumento efetivo da qualidade do pessoal contratado.

E a melhor parte é que essa não é uma exclusividade das grandes companhias ou daquelas empresas altamente tecnológicas. Já é possível iniciar um empreendimento com uma equipe que trabalhe em anywhere office, reduzindo as demandas por infraestrutura desde o começo.

Saiba a diferença entre o anywhere office e o home office

Como o conceito ainda é considerado novo, muita gente confunde o anywhere office com o home office. Então, precisamos entender algumas diferenças cruciais entre eles. Acompanhe!

Home” é apenas uma parte de “anywhere

Como você viu, o anywhere office é, em tradução livre, um escritório que pode estar em, absolutamente, qualquer lugar. Enquanto o home office é um escritório montado a partir de casa.

Logo, quando falamos de anywhere office podemos incluir a casa como um desses lugares, mas também uma cafeteria, uma biblioteca, um banco de praça e, se quiser, até a própria empresa.

Não há necessidade de qualquer predeterminação a respeito do local, desde que tenha acesso à internet e possibilite executar as atividades diárias. Com isso, se rompem muitas barreiras que podem dificultar uma contratação por home office, por exemplo.

Equipes com profissionais de qualquer lugar do mundo

No anywhere office você pode aproveitar os melhores talentos de qualquer lugar do mundo. Ainda que alguém esteja morando temporariamente em uma cidade, nada impedirá sua contratação.

Sendo assim, a presença física do profissional não interfere em nada no bom andamento das suas atividades e muito menos as da empresa. Com isso, você pode tornar suas equipes mais diversificadas e bem preparadas, com conhecimentos e vivências interdisciplinares, criando ainda mais valor para o negócio.

Reuniões híbridas

Nas reuniões híbridas ocorre a junção entre os modelos home office e presencial. Parte dos funcionários precisa comparecer ao escritório e o restante participa remotamente. Em geral, elas não são uma opção recente, muito embora já não estejam ocupando o espaço de melhor alternativa, especialmente se você quer trabalhar com profissionais do mundo todo. 

Já no anywhere office, a escolha do local da reunião fica a critério do profissional. Não importa se ele vai participar da praia, das montanhas ou de dentro de um pub, desde que as suas atividades sejam cumpridas de forma satisfatória. Assim, a sede do trabalho se torna algo secundário.

Conheça algumas vantagens desse modelo de trabalho

Você ainda está se perguntando o motivo pelo qual o anywhere office seria uma opção melhor do que o home office e o trabalho presencial? Então, confira a seguir algumas vantagens proporcionadas por esse modelo.

Aumenta a produtividade

Uma das principais mudanças percebidas ao adotar o anywhere office é o aumento da liberdade e autonomia dos colaboradores, que acabam trabalhando com menos estresse e mais tranquilidade.

Em geral, isso contribui significativamente para a melhoria do humor, para o aumento de satisfação e motivação com o emprego e, consequentemente, com a produtividade. Profissionais que trabalham de forma mais leve conseguem produzir melhor, de maneira mais criativa e com um ritmo bastante proveitoso.

Melhora o desempenho

A rotina de uma pessoa que trabalha em anywhere office pode ser adaptada para aqueles horários em que ela tem seus picos de produtividade. Todos nós temos momentos do dia em que fazemos muito mais com (aparentemente) menos esforços. Afinal, ninguém trabalha realmente 8 horas por dia sem intervalos, certo?

Assim, é possível fazer esses ajustes para trabalhar nos horários de maior produtividade, reduzindo o cansaço e aumentando a agilidade na execução de projetos. No fim, há um ganho significativo de desempenho.

Proporciona qualidade de vida

Com todos os fatores que você já viu, não é difícil presumir o quanto o anywhere office contribui para uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores, certo? Com um escritório que está onde o profissional está, ele tem muito mais liberdade para adotar um estilo de vida mais equilibrado.

Isso significa que ele tem mais flexibilidade para comparecer a consultas médicas, fazer procedimentos de saúde, ter uma rotina de exercícios físicos, equilibrar trabalho e diversão, viajar e conhecer lugares novos enquanto trabalha, passar mais tempo com a família e muito mais. Tudo isso contribui para o aumento da satisfação pessoal, mais saúde física e mental e, consequentemente, para uma vida com mais qualidade.

Otimize a rotina de trabalho no anywhere office

Nem sempre é fácil fazer a transição do estilo de trabalho presencial para o on-line. Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas que vão facilitar o processo para sua empresa.

Trabalhe a cultura organizacional

A primeira mudança importante no momento de transição é começar a implementar uma cultura organizacional voltada para esse modelo mais flexível e autônomo

A cultura de uma empresa é composta por um conjunto de características que a definem, como uma personalidade. Assim, ela exprime o que é esperado dos colaboradores que a representam.

O anywhere office precisa ser parte disso. A flexibilidade, produtividade e fluidez precisam estar presentes em todos os processos, assim como a Transformação Digital. Além disso, é necessário naturalizar a prática no dia a dia, como a flexibilização do horário do expediente, por exemplo.

Virtualize as operações de trabalho

Ter uma infraestrutura que comporte esse modelo de trabalho também é importante. Para isso, o acesso aos dados e informações da empresa precisa ser facilitado, permitindo que qualquer um consiga operar suas atividades de onde estiver. É claro que isso também demanda um treinamento criterioso sobre segurança dos dados e ética no uso dessas informações.

Além disso, é importante automatizar processos e fluxos de trabalho mecânicos. Assim, os profissionais ganham ainda mais agilidade com o uso das ferramentas certas para migrar para o digital. Não se esqueça de incluir todos nesse processo, sem deduzir que as pessoas já saibam como fazer isso. Portanto, invista em capacitações.

Quer saber como isso funciona na prática? Conheça o Anywhere Office BRQ!

Como você viu, a Transformação Digital mudou completamente a forma como interagimos com as nossas atividades diárias, tanto na vida pessoal quanto na profissional. A tendência é que cada vez menos as contratações sejam exclusivamente para modalidades presenciais, com exceção, é claro, daquelas atividades que não podem ser digitalizadas.

Agora que você já aprofundou seus conhecimentos sobre anywhere office, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outras novidades do mercado?

BRQ fale conosco