Skip to main content

A implementação de soluções digitais nos negócios é um tema recorrente. Afinal, a Transformação Digital já chegou a todos os segmentos, demandando que as lideranças aproveitem todo o potencial da inovação. Assim, é possível acelerar processos, atender melhor o público e tomar decisões mais assertivas.

Para alcançar tais resultados, é preciso entender que nem todas as ferramentas tecnológicas disponíveis são aplicáveis no seu negócio. Antes da escolha, você deve realizar um diagnóstico e avaliar as demandas particulares da empresa.

Quer saber mais sobre as aplicações e os impactos das soluções digitais nas empresas? Continue a leitura!

O que é uma solução digital?

Em suma, é um sistema tecnológico que automatiza os processos de uma organização. No passado, a experiência do gestor e arquivos guardados em estantes pareciam ser suficientes para o bom andamento de diversos negócios. Entretanto, com o tempo, as organizações começaram a perceber que podiam se beneficiar de mais agilidade, eficiência e segurança.

Assim, surgiu o processo de digitalização documental. Ele se iniciou com o upload de documentos físicos para o ambiente digital, por meio de hardwares dedicados e nuvem. Porém, as lideranças logo perceberam que o digital tinha muito mais a oferecer.

E se ele fosse aplicado a sistemas inteiros, à gestão de pessoas ou a todo o setor financeiro? Por que não gerenciar o negócio remotamente? Hoje, todas essas atividades podem ser executadas por meio das soluções digitais certas.

Existem milhares de softwares, sistemas e programas dedicados a todas as áreas dos negócios da atualidade — do RH ao atendimento. E aproveitá-los pode ser interessante, pois ajuda a acelerar tarefas operacionais, permitindo que a equipe foque no core business, atuando de forma mais estratégica.

Como as soluções digitais se relacionam com a Transformação Digital?

A Transformação Digital foi a grande responsável por abrir os olhos das empresas em relação à adoção de soluções digitais. Em 2020, isso foi especialmente perceptível, visto que a pandemia intensificou a adesão de serviços on-line e de entrega, por exemplo. As empresas precisaram se adaptar às novas demandas do público — e devem continuar com tal processo.

No “novo normal”, a expectativa é que o digital continue em alta. É o que diz uma pesquisa da McAfee. Nela, 61% dos participantes sinalizaram que ainda usarão os bancos digitais. Ainda, 52% pretendem comprar produtos on-line, mesmo com o fim da pandemia.

Em vista disso, é recomendado que as lideranças invistam na adoção de boas ferramentas tecnológicas no cotidiano. Elas impulsionam os resultados e facilitam a jornada de trabalho.

Além disso, podem ser usadas em diversos setores da empresa, garantindo que o negócio se torne mais competitivo, relevante e bem-sucedido no mercado.

Quais são as principais soluções digitais?

Conforme dito, existem milhares de alternativas disponíveis. Elas incluem de serviços financeiros, de compliance, recrutamento e seleção, até gestão e implementação de uma cultura ágil.

Independentemente da escolha, é importante identificar as áreas do negócio que precisam de melhorias. Isto é, as que demonstram as maiores taxas de falhas e retrabalhos ou de talentos sobrecarregados, por exemplo.

Vale lembrar da relevância de realizar um diagnóstico completo do negócio — preferencialmente junto aos responsáveis pelos setores. Assim, o gestor se certifica de escolher as melhores soluções digitais para amparar o negócio. Algumas alternativas de sistemas oferecidos incluem:

De que forma essas soluções contribuem para a Transformação Digital das empresas?

Por fim, é hora de entender os verdadeiros efeitos da adoção de soluções digitais nos negócios da atualidade. Confira!

Otimização de processos

Sem dúvidas, inovação e maximização da eficiência das jornadas de trabalho andam juntas. Enquanto no passado era preciso contar, muitas vezes, com amplos espaços e limitações físicas, as ferramentas modernas permitem a gestão remota. Desse modo, é possível acompanhar todos os colaboradores da empresa, onde quer que estejam.

Além disso, os sistemas disponíveis hiperautomatizam processos, o que faz com que os profissionais também trabalhem com mais agilidade e os gestores tenham dados concretos sobre a performance dos times. Todos esses pontos se convertem em uma maior produtividade e tomadas de decisões acertadas — otimizando as operações do negócio.

Alinhamento em processos seletivos

Imagine contratar talentos cada vez mais alinhados ao seu negócio. Seria útil, certo? Com as ferramentas de gestão de pessoas, isso é facilitado. Elas oferecem todo o suporte que o RH precisa para agilizar e integrar suas funções, deixando mais tempo livre para focar nas entrevistas e nas demais etapas humanizadas do processo seletivo.

Melhoria da experiência do cliente

Esse é o centro de toda e qualquer estratégia de marketing e vendas da atualidade — processo chamado de Customer Centricity. Em meio a tanta concorrência, o consumidor precisa viver uma experiência de compra inesquecível, que o fidelize à empresa. Uma das melhores formas de realizar isso é por meio da coleta de dados que monitore e mantenha o negócio ciente do comportamento e das percepções do usuário.

Aumento da satisfação

Quanto mais satisfeitos os clientes estiverem, maiores as chances de retornarem e indicarem o seu negócio. Novamente, as soluções digitais podem ajudar nesse sentido, visto que facilitam a compreensão das verdadeiras dores e expectativas dos consumidores. Desse modo, permitem a entrega de serviços direcionados a eles.

Expansão do faturamento

É fácil perceber que os fatores citados acima tendem a maximizar o faturamento, certo? Com colaboradores trabalhando de modo mais efetivo, o aumento da satisfação e fidelização dos clientes, a tendência é que os resultados da companhia sejam alavancados. É fato: investir em inovação é investir em transformação.

Após saber tudo sobre os impactos das soluções digitais na empresa, é hora de realizar um diagnóstico em todos os setores. Ele mostrará os pontos fortes e fracos da operação, que poderão ser otimizados com a ajuda da tecnologia. Assim, você alcançará grandes avanços rumo ao cumprimento de todos os objetivos delimitados na organização.

Gostou do artigo? Para receber ainda mais conteúdos que irão ajudá-lo a aprimorar os resultados da sua empresa, assine a newsletter da BRQ!

BRQ fale conosco