Skip to main content

Suponha que você esteja se sentindo infeliz e, por consequência, desmotivado. Seu ritmo diminui, você se move devagar e, provavelmente, mal consegue prestar atenção ao que falam com você. Essa é uma situação bastante comum,inclusive em empresas quando não oferecem felicidade corporativa.

De acordo com a Harvard Business Review, a produtividade é 18% menor entre colaboradores infelizes. A infelicidade também gera 16% a menos de lucro, eleva em 49% os acidentes no trabalho e aumenta em 37% o absenteísmo. Em outras palavras, podemos dizer que a felicidade afeta profundamente um ambiente corporativo.

Se você ficou interessado e quer saber muito mais sobre o assunto — inclusive como você pode aumentar a felicidade corporativa na sua empresa —, acompanhe este post até o final!

O que é felicidade corporativa?

Você provavelmente já sabe o que é infelicidade e, se conseguiu se imaginar na situação descrita anteriormente, entende bem essa sensação. Mas o que viria a ser a felicidade corporativa?

A felicidade corporativa pode ser percebida como um estado emocional que os colaboradores vivenciam de positividade, seja em relação às suas experiências, percepções ou mesmo sentimentos. Com isso, eles se sentem mais motivados e entusiasmados a continuar nesse ambiente.

É fácil imaginar o quanto isso contribui para a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, para o desempenho de suas funções, impactando diretamente nos resultados conquistados pela empresa. 

O bem-estar físico e emocional proporcionado por essa sensação de felicidade é o que torna o trabalho mais instigante e motivador.

Quais são os seus impactos?

A felicidade no trabalho impacta as pessoas de diferentes maneiras e, é claro, isso influencia profundamente o tipo de resultado que é obtido nas empresas. A seguir, você vai conferir alguns desses efeitos.

Aumento da retenção de talentos

Colaboradores que trabalham felizes se sentem mais satisfeitos com a sua rotina, com os colegas e até mesmo com o ambiente corporativo. Por isso, uma empresa que consegue proporcionar atributos atrativos se torna um lugar em que as pessoas querem estar.

Isso é positivo tanto para atrair os profissionais mais qualificados do mercado quanto para reter os melhores talentos dentro da sua equipe, formando times de alta performance.

Ao receberem outras propostas de emprego, é importante que os seus colaboradores levem em conta não apenas aspectos como salário e função, mas a qualidade do ambiente de trabalho.

Diminuição do absenteísmo

Ao aumentar a retenção de talentos, uma consequência é a redução do absenteísmo. Se, por um lado, a retenção só acontece a partir da satisfação dos colaboradores com as suas condições e ambiente de trabalho, por outro, quem gostaria de faltar ou se ausentar de um serviço que aprecia?

Muitas pessoas acabam ficando doentes, estressadas ou simplesmente desmotivadas a voltarem para os seus postos de trabalho, seja porque vivem em um ambiente estressante ou simplesmente porque são infelizes no que fazem. Quando você garante a felicidade corporativa, esse problema deixa de existir.

Maior engajamento

Se você quer ter uma equipe engajada, que veste a camisa e cumpre suas atividades por prazer e não apenas por obrigação, investir tempo e esforços em aumentar a felicidade corporativa pode ser uma boa estratégia. 

Isso porque o bem-estar no dia a dia dos profissionais é fundamental para que eles permaneçam no que estão fazendo (e para que façam bem-feito!).

Quando se sentem reconhecidas e valorizadas, as pessoas tendem a retribuir da mesma forma: com reconhecimento e valorização, redobrando seus esforços e entregando sua melhor versão. Dessa maneira, ambos os envolvidos, empresa e colaborador, só têm a ganhar.

Como alcançar a felicidade corporativa?

Você deve estar se perguntando: se é tão bom assim, como eu faço para alcançar a felicidade corporativa na minha empresa? Isso é o que vamos responder agora! Acompanhe!

Pesquisas de satisfação

Você sabe dizer o quanto os seus funcionários estão satisfeitos com as suas condições de trabalho? E, se sim, o que você tem feito sobre isso? 

Aqui vai uma verdade: um ambiente de trabalho saudável está em constante melhoria, sempre buscando ser mais satisfatório para todos. Por quê? Porque todos ganham com isso!

Portanto, o primeiro passo é entender quais são os pontos positivos e negativos do seu negócio a partir da visão de quem faz acontecer. É assim que você entenderá quais são as necessidades da sua equipe e que problemas podem ser solucionados para melhorar o ambiente corporativo.

Alguns podem desejar a redução da carga de trabalho, outros podem querer mais benefícios, ou talvez eles desejem mudanças mais profundas, como a adesão à transformação digital, por exemplo. 

Tenha certeza que, por mais trabalhosa que uma sugestão possa parecer, ela sempre será um primeiro passo importante para o desenvolvimento da sua empresa.

Compilação de feedbacks

Depois de reunir todas as informações coletadas, você precisará compilar todos os feedbacks para processá-los de forma eficiente e, claro, gerar insights a partir desse riquíssimo material. Você precisará conseguir responder a algumas perguntas:

  • entre tudo o que foi levantado, quais são as respostas que mais se repetem?
  • quais são as necessidades mais urgentes da equipe?
  • quais são os fatores prioritários que merecem atenção?
  • o que pode ser implementado imediatamente?
  • quais serão os recursos necessários para efetuar essas mudanças?

Investimento no reconhecimento dos colaboradores

Reconhecer um profissional, individual ou coletivamente também é um fator de suma importância. Primeiro, porque ele saberá que está no caminho certo e, depois, porque sentirá que é importante para a empresa, ou seja, que ele realmente pertence a esse lugar.

A valorização pode vir de diversas direções, desde bonificações e contrapartidas materiais, a até mesmo o reconhecimento verbal. Você pode levantar os melhores meios de reconhecimento junto à pesquisa de satisfação, por exemplo, e entender como os colaboradores se sentiriam melhor valorizados.

Oferta de benefícios

Os benefícios podem ser uma ótima forma de motivar os colaboradores, mas não é só isso. Como você viu, a felicidade corporativa também pode estar atrelada ao bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho. Isso pode ser gerado a partir de diversos fatores, como:

  • recursos financeiros extras e inesperados;
  • boa assistência médica e de saúde;
  • facilidades e convênios com serviços de interesse (academias, cinema etc.);
  • descontos especiais em farmácias ou outros estabelecimentos;
  • bolsas ou auxílios para capacitações livres e especializações;
  • entre outros.

Como você viu ao longo deste conteúdo, a felicidade nas empresas pode ser construída e mantida ao longo do tempo. O mais importante é que ela seja feita em conjunto com o colaboradores, levando em consideração as suas necessidades, desejos e expectativas.

Um ambiente agradável e leve de se trabalhar se torna mais estimulante e, por consequência, mais produtivo para todos. Com menos estresse e tensão, as relações interpessoais se tornam mais saudáveis e colaborativas e as empresas só têm a ganhar com isso.

Agora que você já sabe o que é e como implementar a felicidade corporativa, que tal ficar por dentro de outros conteúdos tão interessantes quanto este? Assine nossa newsletter!

BRQ fale conosco