Skip to main content

Conheça as vantagens de utilizar esse tipo de análise para monitorar seu aplicativo e entender o público-alvo.

App Analytics é uma ferramenta fundamental no cenário atual da tecnologia, em que é crucial a compreensão do comportamento dos usuários para otimização de produtos e impulsionamento dos negócios digitais. No Brasil, esse campo vem ganhando cada vez mais destaque, à medida que o uso de smartphones continua aumentando e a digitalização de serviços avança mais rápido do que nunca. 

De acordo com a plataforma de análise de dados Data.ai, nosso país contava com mais de 235 milhões de dispositivos móveis em 2021. Esse número expressivo indica que a quantidade de smartphones no Brasil ultrapassa 100% da população, o que significa que muitos brasileiros possuem mais de um dispositivo móvel. Esses números colocam o país em uma posição de destaque no mercado de tecnologia móvel global. 

Ainda segundo dados da Data.ai, os brasileiros passam, em média, cerca de 4 horas por dia utilizando aplicativos em seus smartphones. Essa estatística revela não apenas a popularidade dos aplicativos, mas a importância de entender como os usuários interagem com eles, o que é essencial para empresas que dependem de aplicativos para fornecer serviços, produtos e conteúdo aos consumidores. 

O que é App Analytics? 

App Analytics consiste em utilizar uma ou mais ferramentas para analisar toda a jornada do usuário dentro dos aplicativos. Por meio deles, retiramos informações como, por exemplo, qual conteúdo os seus usuários interagem, quanto tempo normalmente levam para concluir uma tarefa específica e quando eles decidem sair. Com esses dados, é possível facilitar a identificação dos elementos do seu aplicativo que prejudicam a retenção e o engajamento do usuário, como recursos não intuitivos ou até mesmo funis de conversões não otimizados.  

Uma boa ferramenta de App Analytics gera análises e relatórios em tempo real para ajudar a responder perguntas como: 

  • Quantos usuários instalaram meu aplicativo?
  • Quais recursos as pessoas usam com mais frequência? Quais eles ignoram?
  • Como os usuários interagem e se envolvem com o meu aplicativo?
  • Os usuários estão enfrentando problemas técnicos?

Porque é importante usar App Analytics? 

Entender a experiência do usuário é chave para o crescimento

Com perfis de clientes cada vez mais diversificados e exigentes, as empresas precisam constantemente inovar e melhorar suas ofertas para se destacar. Um estudo da consultoria McKinsey revelou que 71% dos clientes esperam que as empresas proporcionem interações personalizadas e 76% ficam frustrados quando isso não acontece.

Como falamos anteriormente, por meio do App Analytics é possível coletar dados valiosos sobre como os usuários interagem com seus aplicativos, podendo rastrear métricas como tempo médio de uso, telas mais visitadas, taxas de conversão etc. Com essas informações em mãos, as empresas podem tomar decisões informadas sobre como melhorar a experiência do usuário e aumentar a eficácia de seus aplicativos. 

Por exemplo, se um usuário adicionou um produto ao carrinho, mas não concluiu a transação, é possível utilizar a App Analytics para determinar em que ponto da jornada ele parou e adaptar a sua estratégia de marketing. Se o cliente desistir na página de pagamento, é possível enviar uma mensagem no aplicativo oferecendo um código de desconto para incentivá-lo a concluir a compra.  

Melhorar tomada de decisão por meio de dados não é mais uma opção

Além disso, o App Analytics também desempenha um papel crucial no desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas. Compreender quem são os usuários, de onde eles vêm e como se comportam dentro do aplicativo permite que as empresas direcionem campanhas de maneira mais eficaz, aumentando o envolvimento e a retenção dos usuários. Ou seja, a análise de aplicativos é vital para entender até que ponto o seu aplicativo está atendendo às necessidades dos usuários e quais melhorias podem ser feitas. 

Nesse cenário, o App Analytics não é mais apenas uma opção, mas uma necessidade para as empresas que buscam ter sucesso no mercado brasileiro. Ele fornece insights valiosos que impulsionam a tomada de decisões estratégicas, aprimoram a experiência do usuário e aumentam a eficácia das estratégias de marketing. Portanto, ao explorar o mundo dos aplicativos móveis no Brasil, é fundamental reconhecer o papel crucial desempenhado por essa ferramenta no sucesso e na evolução contínua das empresas digitais no país.  

Benefícios do App Analytics

Entre os benefícios do uso de App Analytics, destacam-se: 

1. Coleta de dados precisos do usuário 

É possível acessar dados em tempo real que fornecem insights sobre o que os usuários precisam ou desejam. Você pode obter informações sobre as funcionalidades ou recursos mais apreciados do seu aplicativo — e os elementos que não funcionam tão bem. Essa coleta precisa de dados pode ajudá-lo a resolver os problemas certos, planejar atualizações e fazer acréscimos ou alterações relevantes.  

2. Acompanhamento das metas de negócios 

Com App Analytics, você pode determinar facilmente os canais de aquisição que geram o maior valor de vida do cliente (LTV). Isso pode ajudá-lo a rastrear metas de negócios e desenvolver estratégias essenciais de marketing e engajamento de acordo com o orçamento. 

3. Aumento do envolvimento e retenção do usuário 

A análise de aplicativos móveis também permite analisar a jornada completa do usuário dentro do seu aplicativo. Os relatórios permitem ver com qual conteúdo os usuários interagem e quando eles decidem sair. Ter todas essas informações facilita identificar onde você pode fazer melhorias para melhorar engajamento e retenção.  

4. Fornece marketing personalizado e focado no cliente 

É possível criar uma experiência individualizada para o cliente, pois a ferramenta fornece informações valiosas sobre perfis e comportamento de usuários que você pode usar para criar estratégias eficazes de marketing e reengajamento .  

Quais métricas posso medir em meu aplicativo? 

A App Analytics rastreia vários indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou indicadores quantificáveis ​​de desempenho do aplicativo. É importante selecionar os KPIs mais relevantes com base nos objetivos que você deseja alcançar. Aqui estão algumas das métricas mais comumente monitoradas: 

Métricas de KPI de receita 

Essas métricas de KPI ajudam a determinar se o seu aplicativo gera receita suficiente para ser sustentável, quanto você gasta em seus esforços de marketing e se está obtendo um bom retorno sobre o investimento (ROI).  Nesse caso, é possível rastrear: custo de aquisição de clientes (CAC), custo por instalação, taxa de conversão, valor da vida útil do usuário (LTV), compras e receita media por usuário. 

Experiência do usuário e métricas de KPI de desempenho 

As métricas de experiência do usuário (UX) e KPI de desempenho fornecem dados relacionados ao desempenho técnico do seu aplicativo, determinando quão fácil é usar o aplicativo com sucesso. Essas métricas ajudam a identificar problemas de desempenho no aplicativo, como bugs, carregamento lento ou problemas com o layout. As métricas de UX e KPI de desempenho que você pode acompanhar por meio de App Analytics são: dispositivos e sistemas operacionais; velocidade de carregamento; resolução da tela; tempo gasto no aplicativo; taxa de sucesso da tarefa; taxa de erro do usuário e relatórios de falhas. 

Métricas de KPI de engajamento 

Como o nome indica, essas métricas destacam o envolvimento do usuário no aplicativo. Em geral, quanto mais engajados os usuários estiverem, mais receita pode ser gerada. As principais métricas de KPI de engajamento que os desenvolvedores ou proprietários de aplicativos móveis acompanham são: taxa de rotatividade; taxa de retenção; média de telas por visita; duração e profundidade da sessão e usuários ativos. 

Conheça algumas das ferramentas de App Analytics 

Aqui estão algumas ferramentas de análise de aplicativos (App Analytics) mais utilizadas e conhecidas: 

  • Firebase: o Firebase, da Google, oferece uma suíte abrangente de ferramentas para desenvolvedores de aplicativos móveis. Ele inclui recursos de análise, relatórios de eventos, rastreamento de conversões, testes A/B e muito mais. O Firebase Analytics fornece insights detalhados sobre uso do aplicativo, retenção de usuários e comportamento do usuário.
  • iOS Apps Analytics: a própria Apple oferece ferramentas de análise para desenvolvedores de aplicativos iOS. O Apple App Analytics permite que você rastreie o desempenho de seus aplicativos na App Store, fornecendo informações sobre instalações, atividades de usuários e retenção. 
  • Adjust: é uma plataforma de marketing móvel que inclui recursos de análise avançados. Ele permite rastrear o desempenho de campanhas de marketing, além de fornecer dados sobre aquisição de usuários, retenção e conversões. 
  • AppsFlyer: uma solução de atribuição de marketing móvel que oferece análise avançada de aplicativos. Ele ajuda a rastrear a eficácia de campanhas de marketing e fornece informações sobre o ciclo de vida do usuário, engajamento e conversões. 
  • Data.ai: o Data.ai é uma plataforma líder em análise de mercado e desempenho de aplicativos móveis. Ele fornece dados abrangentes sobre aplicativos, classificações na loja, análise de concorrentes e muito mais, ajudando as empresas a tomar decisões estratégicas com base em insights de mercado. 

Essas ferramentas são apenas algumas das muitas disponíveis no mercado. A escolha da ferramenta certa depende das necessidades específicas do seu aplicativo e dos objetivos de análise que você deseja alcançar. É importante avaliar as funcionalidades de cada uma delas e considerar como elas se integram ao seu processo de desenvolvimento e à estratégia de marketing para decidir delas qual será mais adequada ao seu caso. 

BRQ fale conosco