Veja como criar uma estratégia de marketing por dados

marketing por dados
6 minutos para ler
DATA MESH

A cultura Data-Driven tomou conta das estratégias corporativas de todos os setores. Somente em 2020, 40 trilhões de gigabytes de dados foram gerados no mundo. Nesse cenário, é importante que os líderes das empresas adotem o marketing por dados, ou Data Marketing, para orientar a tomada de decisão por meio de informações confiáveis.

Para entender esse conceito, o primeiro passo é considerar a relação do negócio com a Transformação Digital. Afinal, sem aderir à inovação, é pouco provável que as organizações sobrevivam em meio a tanta concorrência.

Mas não se preocupe. Ao conhecer o marketing orientado por dados, será muito mais simples implementar as ferramentas e mudanças necessárias para se manter competitivo. Continue com a leitura e saiba mais!

O que é o marketing por dados?

Durante muitos anos, a experiência da liderança foi considerada o fator mais relevante para orientação do negócio. Ainda que ela desempenhe, sim, um papel-chave na gestão, é inegável que o comportamento do consumidor muda a todo o momento

Desse modo, nem mesmo o mais experiente dos líderes consegue acompanhar o fluxo e investir nas iniciativas certas para garantir a satisfação do consumidor.

Para sanar essa questão, surge o marketing por dados. Ele usa de inovação, ou seja, ferramentas tecnológicas como softwares e sistemas automatizados, para entregar dados sociais e gerais dos clientes à equipe. 

Esses dados podem ser divididos em três categorias:

  • estruturados, que, conforme o nome indica, têm uma estrutura rígida e pensada previamente. Um exemplo disso são os bancos de dados;
  • semiestruturados, que não se limitam a uma estrutura, mas ainda contam com características definidas e consistentes; e
  • não estruturados, que não são organizados de forma definida, como os muitos pixels que existem dentro de uma fotografia.

Em marketing, os dados mais interessantes tendem a ser os estruturados. Contudo, isso não significa que os outros não tragam bons resultados. É preciso ter um olhar afiado para a criação de estratégias e usar todos os recursos possíveis nesse momento.

Qual a importância dos dados na estratégia de marketing?

Uma liderança que orienta seus times por meio de dados sólidos e confiáveis não está apenas levando segurança aos talentos. Ela também se certifica de acompanhar os movimentos do mercado, garantindo a compreensão das dores de seus clientes e, em consequência, de uma solução satisfatória.

A seguir, listamos algumas vantagens que o marketing orientado por dados traz ao negócio. Confira!

Compreensão das personas

Definir as personas é um passo fundamental para estruturar a operação da empresa. Essa ação ajuda a equipe a saber com quem está falando. Portanto, conhece a linguagem a adotar, os problemas a abordar e as formas de revolvê-lo.

Ainda que existam ferramentas capazes de facilitar a criação dessas personas, como geradores automatizados, é fundamental basear a formulação em dados. Eles trarão informações precisas sobre o comportamento do consumidor, que ajudarão no desenvolvimento de planejamentos estratégicos e que realmente toquem os leads.

CTA animado Cloud

Definição de metas realistas

Todo líder sabe que os objetivos e metas do negócio precisam estar alinhados, para que a organização cresça de forma saudável. Mas nem sempre é fácil defini-los, em meio a tantas prioridades, certo? 

O Data Marketing pode ajudar nesse sentido, visto que mostra, de modo direto, quais dados para tomada de decisão usar e quais os melhores métodos para definir os passos prioritários.

Acompanhamento do funil de vendas

Quando um cliente entra no funil de vendas, é essencial acompanhar toda sua caminhada, compreendendo os porquês de cada ação tomada por ele. Fazer isso com a ajuda de informações confiáveis é imprescindível, pois impede que deslizes pequenos levem o consumidor até a concorrência.

Análise das mídias de melhor performance

Com tantas novas mídias sociais surgindo, como saber em quais o seu público está? Se você acredita ser por meio de estudos e pesquisas, a resposta está certa. Nessa hora, ferramentas de análises de dados e tecnologia são peças-chave, pois indicam de maneira acertada os canais que seu negócio deve focar.

Melhor planejamento de orçamentos

Manter o budget em ordem é um dos principais pontos envolvidos em uma boa gestão. Hoje, já não é mais necessário contar com centenas de arquivos, prateleiras e armários para realizar essa tarefa.

Além de antiquado, esses itens geram morosidade — indo contra às necessidades de velocidade na era digital. Com o uso do marketing por dados, a empresa entende exatamente como o orçamento das estratégias foi definido. Assim, é possível otimizá-lo.

Antecipação das tendências de mercado

Outro ponto fundamental no crescimento de qualquer negócio é se manter relevante. O fato é que nem sempre é simples criar ações que antecipam as tendências do mercado.

Ao usar o marketing por dados, essa análise é facilitada, garantindo que todos os planejamentos e ações da companhia sejam pensados colocando o cliente no centro das decisões.

Como sua empresa pode implementar essa estratégia?

Negócios que desejam usar dados para nortear suas decisões precisam, primeiramente, adequar a companhia à Transformação Digital. Isto é, implementar a inovação não só na rotina dos clientes, mas também na cultura da empresa

Todos devem pensar de modo disruptivo, garantindo a manutenção de processos ágeis e eficientes. Algumas formas de concretizar isso incluem:

  • usar ferramentas especializadas, que se encaixam nas demandas da empresa e que são intuitivas;
  • priorizar os dados a serem analisados, não deixando que o grande volume de informação coletado desvie a atenção do core business. Nessa hora, a delimitação de objetivos claros é essencial;
  • fomentar insights, não ignorando os feedbacks que os talentos e até mesmo os próprios clientes podem trazer;
  • capacitar constantemente e equipe, permitindo que ela conduza o melhor uso possível das funcionalidades implementadas; e
  • realizar parcerias com empresas qualificadas que possam contribuir para a evolução tecnológica do negócio.

Os dados tornam o mercado cada vez mais competitivo e marcado pela personalização. Isso demanda que as organizações de todos os portes acompanhem o movimento, atendendo precisamente às expectativas e necessidades do público. Para tal, o uso adequado do marketing por dados é essencial.

E então, gostou do conteúdo? Quer entender como a cultura Data-Driven e a Transformação Digital se relacionam? Baixe o e-book gratuito da BRQ e expanda seu horizonte para uma tomada de decisão orientada por dados!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

4 + quinze =