Skip to main content

A automação de marketing se propõe a aumentar a efetividade de uma estratégia. Além disso, tem uma relação direta com a jornada do consumidor em um funil, ajudando o negócio a identificar aqueles leads com chances reais de fechar negócio.

Para ser competitivo e atrair muitos clientes, a automação de marketing se faz de suma importância. Ao longo do texto, explicaremos melhor esse conceito, destacando sua importância, soluções e como implementar a automação de marketing na sua empresa. Continue lendo!

O que é automação de marketing?

De modo bem simples, a automação de marketing é o uso de processos otimizados na atração de leads. Na prática, consiste em liberar profissionais para se dedicarem a aspectos mais estratégicos do negócio, delegando a um software específico a distribuição de conteúdos e outras formas de se comunicar com o público.

Diferença entre automação de marketing e automatização de processos

A automatização de processos é algo bastante amplo, envolvendo vários setores de uma empresa. À medida que os gestores passam a ter uma visão sistêmica do negócio, significa que os departamentos — como financeiro, vendas e o marketing — estão compartilhando dados, de modo a serem apresentados em uma única interface.

A ideia por trás da automação de marketing é similar, mas de uma amplitude menor. O foco é na jornada do cliente ao longo do funil de vendas, na intenção de conhecer qual o perfil ideal de consumidor, que compra frequentemente do negócio. 

Qual a importância da automação de marketing?

Em uma economia fortemente marcada pela digitalização, as empresas precisam ser sempre ágeis. Nesse sentido, a automação de marketing ajuda negócios, por exemplo, a segmentar melhor suas audiências, de modo que as campanhas tenham uma chance maior de serem bem-sucedidas.

Seria muito dispendioso construir uma base de leads manualmente nos dias atuais. Por isso, a automação de marketing é tão importante, pois entrega informações valiosas que podem se transformar em bons insights.

Por sua vez, essas ideias ajudam a empresa a conhecer melhor os seus clientes, de modo a produzir conteúdo e peças de marketing personalizadas, alinhadas com os gostos e necessidades da audiência. Dito isso, alguns dos principais benefícios da automação de marketing são:

  • possibilidade não apenas de automatizar rotinas, mas de escalar, à medida que a base de clientes cresce;
  • melhoria contínua na comunicação com o lead, com foco em personalização, linguagem e tom de voz adotados com o público;
  • possibilidade de se destacar dos concorrentes, algo que é potencializado pelo benchmarking.

Automação de marketing e CRM

A automação de marketing não funciona sozinha. A integração com o software CRM (gestão de relacionamento com o cliente) promove ao negócio a visualização de uma série de informações.

Por exemplo, o percentual de leads que avança no funil de marketing, mas que, por algum motivo, não fecha o negócio. Portanto, saber a trajetória das pessoas desde o primeiro contato com a empresa ajuda a direcionar estratégias e segmentar o público, tornando os esforços financeiros mais bem alocados. 

Quais as 3 principais ferramentas de automação de marketing?

Confira, a seguir, as principais ferramentas de automação de marketing usadas pelos profissionais do setor!

1. RD Station

Essa é uma ferramenta nacional, desenvolvida pela empresa Resultados Digitais. Algumas de suas funcionalidades incluem:

  • otimização de conteúdo para motores de busca na web;
  • disparo de e-mail marketing;
  • criação de Landing Pages, que são pequenos formulários que os leads preenchem para receber algum material específico, como um ebook.

Hubspot Marketing Hub

A ferramenta de automação de marketing digital da Hubspot é a mais usada na América Latina, de acordo com a pesquisa Marketing Tools. Essa, portanto, é uma solução bastante robusta, ajudando negócios a segmentar melhor o seu público e, por consequência, aumentar suas vendas. 

Além de se integrar ao CRM da Hubspot, a ferramenta consegue acompanhar, em tempo real, os resultados de e-mail (como taxa de abertura) e conversão de landing pages. Também apresenta segmentações de público com alto nível de especificidade, personalização de relatórios e dashboards, dentre várias outras funcionalidades. 

Active Campaign

Enquanto o Hubspot Marketing Club é a ferramenta mais usada na América Latina, a Active Campaign, de acordo com o site G2, é a solução com maior número de usuários no mundo. Algumas de suas funcionalidades são personalização de formulários, testes A/B ao longo de todo o funil de vendas e geração de relatórios avançados. 

Como fazer a automação de marketing?

Por mais que a automação de marketing seja bastante vantajosa, o recomendado é começar fazendo implementações básicas. Conforme elas dão resultado, é possível adicionar novas automações e ir expandindo o processo, sempre atento aos indicadores de desempenho.

Eles devem ser traçados durante o planejamento estratégico, e devem refletir, de fato, se a automação de marketing está funcionando ou não. Após planejar, é preciso direcionar a atenção para a qualificação da base de contatos e todas as informações sobre esses leads.

Pessoas com características e necessidades similares tendem a se engajar melhor com um tipo ou formato de conteúdo. A ideia é mapear as ações que esses leads vão tomar antes de adquirir algum produto ou serviço da empresa.

Na hora de contratar uma ferramenta de automação, é preciso também ter em mente a necessidade de treinar a equipe. A ideia não é só que os colaboradores aprendam a manusear a solução, mas também, desenvolver expertises estratégicas que podem fazer a diferença na captação de leads. 

Outro ponto crucial da ferramenta de automação de marketing são os fluxos. Na prática, consiste em configurar, entre outras coisas, os objetivos e gatilhos de um fluxo.

Exemplificando, se o gatilho inicial adotado é o download de um ebook, o gatilho final recomendado é a venda de algo que foi citado e explicado ao longo do livro digital. Além disso, deve-se enviar e-mails para a lista de contatos, bem como definir uma periodicidade desse envio. 

Como vimos, a automação de marketing consiste em transformar procedimentos manuais em automatizados. A ideia é apresentar informações sobre os leads, de modo que ocorra uma segmentação mais eficiente do público, aumentando as chances de o negócio vender mais e fidelizar clientes. 

Leia outros conteúdos no blog e se inscreva na nossa newsletter!

BRQ fale conosco