Skip to main content

Setor será impactado por avanços tecnológicos, como a IA, que prometem aumentar a produção, torná-la mais eficaz e diminuir o desperdício.

A tecnologia atinge os mais diferentes setores de produção. Um dos mais promissores que costuma se manter em alta mesmo durante crises é o setor alimentício. Amplo, ele passou por diferentes mudanças nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à tecnologia. E as novidades continuam surgindo.

A seguir, mostraremos as principais tendências tecnológicas para o setor alimentício em 2024. Confira:

1 – Uso da Inteligência Artificial 

O uso de IA no setor alimentício é uma tendência que não é exatamente nova, mas que deve se expandir cada vez mais. Espera-se que em 2024 sua aplicação atinja pequenas e médias empresas, e não apenas as de grande porte.

A aplicação da Inteligência Artificial é bastante versátil. Ela pode ser utilizada para a fixação de preços, para a promoção da segurança alimentar, para aumentar a produção e para a conquista de eficiência na cadeia de suprimentos, dentre outras coisas.

Machine Learning, Deep Learning e a evolução da Inteligência Artificial  

Fixação de preços 

É possível utilizar a IA para analisar dados históricos de preços de insumos e alimentos. Com isso, pode-se identificar tendências e padrões, o que auxilia na previsão em relação à demanda no ajuste de valores.

Ao mesmo tempo, a IA pode analisar dados do mercado, como o preço praticado pela concorrência. Desse modo, é possível ajustar seus próprios valores para que seus produtos ainda se mantenham competitivos. É isso o que faz, por exemplo, a Nestlé.

Segurança alimentar 

O uso de sistemas de visão computacional e aprendizado de máquina são tendências tecnológicas do setor alimentício em 2024. Eles podem ser utilizados para verificar a qualidade dos alimentos e identificar contaminações.

Com isso, tornam-se aliados na garantia dos padrões de segurança alimentar, o que é essencial para a manutenção da marca, para reduzir recalls e para o desenvolvimento da imagem da empresa perante os consumidores.

Formulação de produtos 

Outro uso da Inteligência Artificial que se mostra como uma das tendências tecnológicas do setor alimentício em 2024 é seu emprego para a análise do mercado. Com ela é possível entender as preferências do consumidor, que impactam no desenvolvimento de novos produtos.

E não para por aí. A IA faz uso de algoritmos que podem prever quais combinações de sabores e ingredientes são mais prováveis de ter sucesso. Dessa maneira, facilita nas inovações das marcas.

Agricultura inteligente 

O uso da IA pelo setor alimentício não se limita ao desenvolvimento de novos produtos e à fabricação deles. Na verdade, a própria produção agrícola é impactada pela tecnologia.

Sistemas baseados em IA, como drones equipados com sensores e análise de imagens, auxiliam agricultores a monitorar o crescimento das plantações, a identificar pragas e otimizar a irrigação. Eles oferecem eficiência no campo.

Tecnologia no agronegócio: conheça benefícios e possibilidades  

Aumento da produção 

A gestão inteligente da cadeia de suprimentos junto ao uso da IA na agricultura e no desenvolvimento de novos produtos pode aumentar a produção alimentícia. A tecnologia permitirá que a oferta aumente.

Esse aumento, todavia, não se dá de maneira desgovernada. Ele se volta justamente às áreas em que há maior demanda do consumidor, conforme tendências captadas pela análise de dados. Assim, há um equilíbrio entre oferta e procura do produto.

2 – Automação 

A automação de processos faz parte das tendências tecnológicas do setor alimentício para 2024. Ela se refere à possibilidade de relegar tarefas para máquinas imbuídas de tecnologias tais como IA e IoT (Internet das Coisas).

Quando falamos em automação, não nos referimos apenas ao uso de robôs. Na verdade, o uso deles como conhecemos – com braços robóticos e afins – deve diminuir, uma vez que o investimento necessário geralmente não compensa o resultado.

É claro que os robôs ainda são importantes, especialmente em tarefas repetitivas e perigosas, tais como a manipulação de alguns tipos de alimentos. Contudo, a automação vai muito além disso.

Ela inclui o uso de sensores e dispositivos conectados à internet, que coletam dados em tempo real sobre as condições de produção, armazenamento e transporte de alimentos. Assim, monitora de forma aprimorada toda a cadeia de produção.

Aqui também estão presentes os algoritmos de IA e o aprendizado de máquina, que são aplicados para análise de dados, previsão de demanda, otimização de processos, manutenção preditiva e personalização de produtos.

Portanto, em 2024 a tendência é que o setor alimentício finalmente adentre no mundo e nas possibilidades da Indústria 4.0.

Indústria 4.0: tudo que você precisa saber sobre a nova revolução 

3 – Cadeia de Suprimentos Inteligente (Smart Supply Chain

A implementação de uma cadeia de suprimentos inteligente é uma das tendências tecnológicas do setor alimentício em 2024. Ela faz uso de tecnologias avançadas que otimizam e aprimoram processos desde a produção até a entrega final ao consumidor. 

Os resultados da parceria entre BRQ e Ambev 

Rastreamento em tempo real 

Esse tipo de cadeia utiliza tecnologias como a blockchain para rastrear os alimentos, a fim de saber sobre a sua origem, o percurso pelo qual passaram e as condições de armazenamento. 

Esse rastreio é possível a partir do uso de dados colhidos em tempo real. Os dados também ajudam na otimização de rotas de entrega, assim como minimizam custos de armazenamento.

Internet das Coisas

Aqui está presente, mais uma vez, a IoT, cujos sensores permitem a coleta de dados, em tempo real, sobre as condições dos alimentos. Elas se referem à temperatura, umidade e localização, o que é útil para fins de segurança alimentar.

Inteligência Artificial 

Outra figura que reaparece é a IA. Seus algoritmos são capazes de analisar dados complexos que auxiliam no controle de pedidos e de estoque. Eles ajustam automaticamente os níveis deste com base em previsões de demanda. Dessa maneira, permitem a redução do desperdício e a melhor gestão de matérias-primas.

A utilização de IA na construção de uma cadeia de suprimentos inteligente se mostra interessante por também auxiliar na escolha de fornecedores, conforme o histórico de interações passadas e dados referentes à qualidade dos produtos e ao controle dela.

Diante de tudo isso, o uso de uma cadeia de suprimentos inteligente é capaz de melhorar a eficiência da operação, a transparência dela e a sustentabilidade, pois reduz impactos ambientais.

4 – Produtos à base de plantas e outras proteínas alternativas 

De acordo com uma pesquisa promovida pela empresa Euromonitor, somente em 2022, as vendas de proteínas vegetais cresceram 42% no Brasil, em comparação com o ano anterior. Ao que tudo indica, a demanda e o crescimento dela devem continuar.

Por isso, uma das tendências tecnológicas do setor alimentício para 2024 é justamente o aumento do desenvolvimento deste tipo de produto. Consequentemente, maior produção e procura dos consumidores por proteínas desta natureza.

Os motivos para isso são inúmeros. Eles incluem tanto o aumento no número de pessoas que se identificam como vegetarianas ou veganas quanto no interesse de onívoros pelas alternativas. A estes, deu-se o nome de flexitarianos.

Além disso, existem as questões referentes à produção de proteína animal. De um lado, acredita-se que ela não acompanharia a demanda. De outro, há a preocupação com o bem-estar animal e com a forma de criação.

A sustentabilidade também entra nessa conta. O interesse por alternativas de consumo que impactem menos o planeta é uma das preocupações que impulsionam o mercado das proteínas vegetais.

5 – Aplicativos e mídias sociais 

É cada vez mais comum que pessoas busquem novas experiências com base nos conteúdos aos quais tiveram acesso em redes sociais e aplicativos. A gastronomia não foge disso e, portanto, deve dar atenção à influência do mundo digital.

Mesmo que essa influência não seja exatamente uma novidade, uma das tendências tecnológicas do setor alimentício para 2024 é que ela continue relevante e em crescimento.

Conforme dados levantados pelo International Food Information Council (IFIC), 42% dos norte-americanos afirma que experimentou uma nova marca ou um novo produto por influência das redes sociais.

Os números indicam que conhecer novos estabelecimentos, como restaurantes, e replicar receitas novas são outras atividades impactadas pelas redes. Isso alerta para duas questões importantes: primeiramente, que as marcas devem ficar atentas ao que acontece digitalmente. Em segundo lugar, que elas devem estar cada vez mais presentes no espaço digital. Cabe a elas criar formas de chamar a atenção do público e despertar sua curiosidade, como com virais e parcerias com influenciadores.

Marketing Digital: um guia completo sobre o assunto 

Conclusão 

São várias as tendências tecnológicas para o setor alimentício em 2024. Todas elas refletem demandas do público ao mesmo tempo em que podem garantir às marcas o alcance de novos consumidores e sua própria expansão. 

Acompanhá-las e colocá-las em prática é um modo de manter sua relevância no mercado. Quer saber como podemos ajudar? Então, conheça os produtos da BRQ e entre em contato para modernizar sua marca e ficar por dentro das tendências tecnológicas de 2024! 

Leia também:

Computação em nuvem: tudo o que você precisa saber!

Salesforce: entenda o que é e quais são os produtos do ecossistema 

BRQ fale conosco