Skip to main content

Com o avanço da pandemia, muitas pessoas aumentaram suas compras on-line e outras – que nunca haviam feito compras em plataformas digitais – tiveram sua primeira experiência com e-commerce. Difícil imaginar como sobreviveríamos a todo esse período sem acesso à internet, não é mesmo?

Um levantamento da empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre & Confie revela que o e-commerce brasileiro atingiu resultado histórico no segundo trimestre de 2020: R$ 33 bilhões de faturamento, valor 104,2% maior que o do mesmo período do ano passado.

De acordo com Francisco Marinho Junior, Gerente de Transformação Digital no GPA, grupo controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, os efeitos também foram sentidos pelos varejistas de alimentos que, em meio à crise, tiveram que acelerar seus processos de Transformação Digital para acompanhar as mudanças e potencializar as vendas. “Nesse cenário de competição, sai vencendo quem entrega um produto de qualidade com rapidez, como o GPA”, afirma.

Nesse contexto, o GPA, em parceria com a BRQ, conseguiu se fortalecer no mercado digital ao investir na venda de serviços logísticos, ampliando a lista de redes que passaram a usar suas estruturas de entrega e armazenagem para gerar nova receita. Passos iniciais dentro do fulfillment, conjunto de serviços para a venda digital que promete ganhar peso maior no grupo em 2022.

No case GPA, vamos contar por que a empresa decidiu investir em uma nova plataforma logística para seu e-commerce – envolvendo desde o recebimento do pedido feito pelo cliente até o envio da encomenda – e quais resultados já alcançou.

O desafio do GPA

O GPA precisava fortalecer a proposta de valor do seu marketplace como parte da estratégia digital da companhia na corrida pelas entregas rápidas em todo o Brasil.

Sabendo que um dos principais diferenciais na escolha do cliente que realiza compras pela internet é qualidade dos produtos e a rapidez na entrega, o GPA precisava ampliar sua estratégia logística para estar ainda mais próximo do cliente, diminuindo o prazo das modalidades de entrega de seu e-commerce.

A solução criada

Em parceria com o time da BRQ, o GPA desenvolveu uma plataforma fulfillment de logística para diminuir seus custos logísticos e o prazo de entrega de produtos, a fim de impactar positivamente as vendas e a satisfação dos clientes.

fulfillment – de modo simplificado – é o processo que cuida da separação dos produtos, depois da compra efetuada no e-commerce, até a entrega da mercadoria ao cliente. O GPA centraliza os produtos de lojistas parceiros (sellers) nos centros de armazenamento do seu marketplace, se responsabiliza pelo envio dos itens aos consumidores finais e também faz o atendimento de pós-venda.

O processo de criação da solução

Nesse projeto, o time atuou no ciclo completo de desenvolvimento, desde a concepção até a materialização da plataforma digital. O processo começou pelo desdobramento da estratégia (descoberta), depois foram definidas as melhores metodologias e tecnologias para o desenvolvimento, integrados os sistemas legados e feita a entrega do 1º MVP (Mínimo Produto Viável). Agora, está na fase de monitoramento constante dos resultados para melhoria contínua e evolução da plataforma. 

Assim, o GPA garante entregas ainda mais ágeis e os sellers reduzem custos com armazenamento próprio. Vantagens que se transformam em maior satisfação do consumidor e em uma melhor experiência de compra.

Segundo Francisco Marinho, a Transformação Digital na indústria de logística e entrega está moldando o futuro (e o presente) do negócio. “Estamos vivenciando uma verdadeira transformação no consumo. Velocidade e eficiência são essenciais para o novo consumidor digital. Dessa forma, entender e colocar as necessidades do cliente no centro da estratégia é imprescindível”.

Fabio Gobbi, Estrategista Digital da BRQ Digital Solutions concorda e lembra que uma abordagem consultiva, que coloca o cliente no centro da estratégia para oferecer as melhores soluções digitais é essencial. “Quando o Francisco nos procurou, deixou claro que não queria a BRQ como fábrica, mas como parceira de solução e inovação. E é justamente nisso que somos especialistas! Firmamos uma parceria de sucesso que obteve ótimos resultados já no lançamento da plataforma fulfillment de logística”, comenta.

Arquitetura do projeto: a Arquitetura AWS

Arquitetura AWS

A autenticação é realizada por meio do AWS Cognito, com as credenciais federadas OPEN ID na Mirakl para um SSO (Single Sign On).

Quando a API é utilizada por intermédio do API Gateway, a função lambda faz a validação de usuário e verifica se ele tem permissão, com base no JWT gerado no login. Isso garante que um seller não consiga acessar informações de outro seller do marketplace.

É importante notar que a utilização do API Gateway da AWS é grátis para acessos inferiores à marca de 1 milhão e possibilita:

  • o desenvolvimento e documentação da API;
  • disponibilização de Mocks para o front-end iniciar sua implementação imediatamente sem precisar esperar desenvolvimento de back-end;
  • centralização do controle automático de acesso;
  • o gerenciamento de API Keys para outros sistemas e o ERP do cliente acessarem as APIs da BRQ com segurança e limite. Isso evita o mal uso das APIs, além permitir o acesso ouro ou prata, por exemplo, caso o setor comercial tenha interesse em cobrar por quantidade de acesso.

Como os microserviços estão num cluster kubernetes da AWS EKS exposto por um NLB (Network Load Balancer), é necessário um VPC Link para acessar os microserviços, cada um com seu banco de dados no AWS RDS.

Na arquitetura, também são utilizados o Route 53, um web service de DNS, além do WAF (Web Aplication Firewall), que protege a API contra bots e exploits comuns na Web que possam afetar a disponibilidade, comprometer a segurança ou consumir recursos em excesso. A autenticação é integrada com o AD do GPA, para login dos operadores além dos sellers.

Arquitetura AWS to be

Arquitetura AWS to be

O orquestrador fica responsável por consumir mensagens Kafka de outros serviços do GPA e produzir mensagens para outros serviços.

Além disto, ele também centraliza os processamentos que envolvem mais de um microserviço. Chamadas de API que utilizam apenas um microserviço não precisam passar por ele, uma vez que esse processo seria burocrático e sem ganho real de valor.

No orquestrador, são centralizados os processamentos que envolvem mais de 1 microserviço, o que permite a aplicação de Enterprise Integration Patterns e garante a responsabilidade única de cada microserviço atômico.

Resultados do projeto

Analisando os resultados, os indicadores positivos trazem vantagem direta para o bolso do consumidor: redução do custo do frete em até 40% e dos prazos de entrega em 25%. Além de possibilitar um aumento futuro de 40% na capacidade de volume de entregas. 

Mais do que números, o trabalho proporcionou o fortalecimento da estratégia digital do GPA para permitir rápida resposta às mudanças do comportamento de consumo e aumento da sua capacidade operacional sempre que necessário. “O GPA é pioneiro no e-commerce do varejo alimentar no Brasil e Top Of Mind nessa categoria. Buscamos sempre por inovação e somos movidos por entregar experiências cada vez melhores para nossa gente, clientes e sociedade. O fulfillment já é um orgulho para todo o time e promete muito mais!”, completa Francisco.

Como sua empresa pode acessar melhorias como essa?

O case GPA comprova a competência da BRQ em transformar negócios e agregar ainda mais valor ao cliente por meio da Transformação Digital. Essa história também pode ser sua!

Há quase 30 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria BRQ, a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a BRQ, o que acha de dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco, acesse nossas soluções e contribua para o desenvolvimento da sua empresa. Estamos aguardando!

BRQ fale conosco