Skip to main content

No primeiro ano da sua parceria com a BRQ, a CertDox viu seu faturamento crescer 9 vezes. Além disso, o pipeline de negócios se expandiu, com o contato com grandes players de mercado, proporcionado pelo Innovation Hub.

A CertDox é mais um dos cases de sucesso do Innovation Hub a corporate venture da BRQ, criada para atrair e prover suporte a startups por meio da inovação aberta, um modelo colaborativo no qual diferentes empresas combinam conhecimento e firmam uma parceria estratégica.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a CertDox, serviços que ela oferece no mercado, desafios e benefícios da parceria. Você também ficará sabendo um pouco mais sobre o Innovation Hub BRQ!

O que é a CertDox?

A CertDox é uma plataforma flexível de serviço digital dedicada à integração eletrônica dos processos operacionais do ciclo de concessão e recuperação do crédito.

Isso é feito por meio do gerenciamento de todas as etapas do ciclo das operações e de seus instrumentos financeiros. Empresas e iniciativas diversas podem utilizar a plataforma, como bancos, fintechs, mercado de capitais e representantes do agronegócio.

A CertDox é formada por ex-executivos do mercado financeiro, que vivenciaram as dores da área e buscam prover soluções para otimizar as operações.

Por isso, ela tem como proposta de valor a eliminação das atividades operacionais, com a digitalização de todo o processo de forma a atender as necessidades e particularidades de cada negócio e produto de crédito. O objetivo é promover uma experiência segura, totalmente fluida, simples e integrada.

Como a plataforma de integração de serviços da CertDox funciona?

A plataforma integra os processos e se conecta eletronicamente às contrapartes envolvidas nos processos, que podem ser:

  • autoridades certificadoras;
  • cartórios;
  • registadoras;
  • infraestruturas do mercado financeiro;
  • administradoras de fundos.

A plataforma atende a todos os requisitos de segregação do registros e formalização das operações e equaciona toda complexidade legal e operacional, com o simples recebimento dos contratos e instrumentos da operação.

A plataforma também realiza o encaminhamento digital, controlado por um workflow parametrizado pelo negócio. Dessa forma, é possível realizar a digitalização completa do processo, automatizando e eliminando atividades operacionais de controle, conciliação e logística.

Tudo isso simplifica a realização da operação, acelera sua formalização e o registro dos instrumentos financeiros e das garantias — resultando em um desembolso mais ágil nas transações de crédito, como home equity e crédito imobiliário.

Como o Innovation Hub foi importante para a startup?

A CertDox já tinha uma parceria bem-sucedida e de longa data com a BRQ, motivada pela convergência de valores e modelos de atuação das duas empresas. Nesse sentido, a CertDox procurou a BRQ, principalmente, depois que os executivos souberam do Innovation Hub.

Trata-se de uma iniciativa dedicada a acelerar a inovação por parte dos parceiros, com a apresentação de soluções com um grande potencial de geração de valor. Assim, cada startup tem a chance de combinar suas boas ideias e sua expertise a uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.

No caso da CertDox, os membros estavam iniciando a construção da plataforma e montagem das equipes, literalmente do zero. A empresa precisava de bons advisors, com experiência em tecnologia e que tivessem a ver com as soluções da CertDox. Dessa forma, foi possível testar as teses e premissas de mercado.

Quais são as vantagens da sua participação no Hub?

O investimento que o Innovation Hub realizou na CertDox foi fundamental para garantir a tranquilidade no início das operações. Além disso, o apoio nas decisões estratégicas posteriores, como a aquisição da solução de Voto Eletrônica para a Assembleia de Fundos, foi essencial para o sucesso da empresa.

Não à toa, houve um crescimento substancial em faturamento, assim como a aplicação significativa no pipeline de negócios junto a grandes players e clientes da BRQ. Tudo isso garantiu a segurança necessária para a CertDox tocar as suas operações.

Os benefícios da parceria se manifestaram de diversas formas. A CertDox passou a contar com um parceiro que apoiava incondicionalmente as suas atividades e ainda contribuía para uma visão mais ampla do mercado e de oportunidades não necessariamente exploradas pela empresa.

Isso gerou uma grande motivação para a CertDox conseguir extrair ainda mais valor do seu modelo. A empresa também contou com uma estrutura voltada para auxiliar na originação de clientes relevantes, com o relacionamento com a BRQ facilitando a apresentação das soluções e agilizando o processo comercial.

Quais são os desafios relacionados à sua participação?

A CertDox teve que se estruturar melhor para estabelecer uma comunicação objetiva e endereçar, com clareza, questões estratégicas para a devida evolução da nossa operação. Para isso, ela montou uma dinâmica de Conselho Consultivo.

A iniciativa ajudou muito a lidar com questões estratégicas. De modo geral, os executivos da CertDox destacam que o processo de adaptação foi tranquilo, bem flexível e colaborativo, uma vez que o Innovation Hub sempre visou o melhor modelo para otimizar a abordagem da startup.

O que ficou de aprendizado para a CertDox após firmar a parceria?

Hoje, a CertDox está cada vez mais capacitada para utilizar de forma eficiente as competências disponíveis da BRQ e do Innovation Hub.

De acordo com os executivos da startup, uma das grandes virtudes do Hub é a segurança promovida pela BRQ, que não trabalha com fórmulas pré-formatadas e padrões fechados nos quais os parceiros tenham que se encaixar.

É justamente o contrário: empresas como a Certdox têm a certeza de que estão buscando formas de maximização do valor e aproveitando as melhores competências de cada lado da parceria.

Dessa forma, o Innovation Hub é um parceiro em todas as etapas, além de garantir total liberdade para que a startup explore aquilo que ela domine. O resultado é uma relação de confiança e respeito mútuo, apoiada na colaboratividade.

Quais são as soluções do Innovation Hub BRQ?

O Innovation Hub é uma corporate venture estabelecida em 2016, com a missão de fornecer suporte às startups e empresas de inovação aberta, além de promover meios para que elas se conectem ao ecossistema da BRQ.

Assim, conseguimos acelerar o desenvolvimento das soluções dos nossos clientes, ao promover a inovação e firmar parcerias com um grande potencial de geração de valor.

Todos esses fatores ajudam no fortalecimento de estratégias e proporcionam a ambas as empresas a combinação de esforços em prol de soluções digitais de alto nível, que facilitem a vida dos usuários. O Innovation Hub da BRQ se apoia em 3 pilares:

  • Corporate Venture Capital: o Innovation Hub busca de maneira proativa soluções inovadoras B2B de negócios para agregar ao portfólio de serviços;
  • conexão com o ecossistema de inovação: ser parceiro da BRQ é também firmar parceria com os principais ecossistemas do mercado brasileiro e colocar em prática a inovação aberta;
  • estratégia de intraempreendedorismo: a capacidade de oferecer aos nossos parceiros os #feras BRQ, treinamentos sobre inovação e ainda proporcionar a oportunidade de apresentarem as suas ideias e, possivelmente, tornarem-se sócios da BRQ.

Como vimos neste post, a CertDox é mais uma startup a unir o seu conhecimento ao Innovation Hub BRQ. Os resultados mostram o sucesso da parceria: aumento do faturamento, acesso a tecnologias de ponta e a um número maior de clientes.

Tudo isso faz parte da principal missão do Innovation Hub BRQ, que é garantir todo o apoio e as ferramentas necessárias para que empresas promissoras alcancem seus objetivos e beneficiem o mercado com soluções inovadoras.

Leia outros conteúdos no blog e conheça mais sobre os cases do Innovation Hub!

BRQ fale conosco