Skip to main content

Para quem está em uma posição de liderança e precisa de soluções para o negócio crescer cada vez mais, a boa notícia é que existem inúmeras oportunidades no mercado para serem aproveitadas. Com os avanços na tecnologia, algumas tarefas se tornaram muito mais simples, como uma integração via API.

Se você constantemente busca inovações e ferramentas úteis para o seu empreendimento, certamente já ouviu falar nesse termo, não é mesmo? Mas como essa tecnologia realmente funciona na prática? Quais são os benefícios e os principais exemplos de integração que podem ser realizados?

O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto com o intuito de explicar exatamente como funciona a integração via API e como ela pode contribuir para a inovação e a transformação cultural do seu negócio. Continue a leitura e confira!

Como funciona a integração via API?

Sigla para Application Programming Interface — que pode ser traduzida como Aplicação de Interface de Programação —, uma API nada mais é do que uma tecnologia que permite a comunicação entre diferentes plataformas. Em vez de criar sistemas únicos, ela realiza a integração entre diferentes soluções.

Um desenvolvedor pode construir um software voltado para a gestão de produtividade corporativa, no entanto seus clientes não precisam ter o mesmo trabalho em seguida, certo? As companhias podem integrar a API aos seus sistemas já existentes e, a partir disso, aproveitar todos os benefícios da solução.

Mais recentemente, as APIs têm se tornado muito comuns quando se fala no mercado financeiro graças ao processo de Open Banking. Dessa forma, uma instituição sem nenhuma estrutura necessariamente voltada para o segmento econômico pode oferecer para os seus clientes uma experiência similar à de um banco.

O mais interessante de uma integração via API é que ela permite a personalização completa da solução, garantindo que cada empresa tenha ferramentas desenvolvidas especificamente para a sua realidade. Na prática, isso possibilita um uso mais eficiente dos seus recursos financeiros.

Quais são os benefícios da integração via API?

Após entender como funciona a integração por meio de APIs, ainda podem restar dúvidas sobre como essa tecnologia pode beneficiar a sua estrutura de trabalho. Saiba mais a seguir!

Aumento da agilidade

O principal diferencial da integração via API é justamente a maior agilidade que tem para oferecer. Em vez de fazer o desenvolvimento por completo de uma solução, é possível apenas integrar diferentes sistemas a fim de garantir que a solução almejada seja desenvolvida, e os problemas, resolvidos.

Redução de trabalho manual

Outro ponto interessante que a integração via API proporciona está no processo de automação. Isso significa uma redução de trabalho manual no dia a dia da companhia. Em vez de perder horas para conferir várias plataformas, por exemplo, tudo pode ser compilado a partir da integração sem intervenção humana.

Reforço da segurança

Todos esses benefícios podem ser aproveitados dentro de um ambiente totalmente seguro. A comunicação entre os diferentes sistemas é feita de maneira eficiente, evitando que qualquer dado seja perdido no processo. Em resumo, isso representa a proteção de todas as informações compiladas entre os sistemas.

Quais são os tipos de API?

Também é importante entender que existem diferentes integrações de API e que cada uma delas é utilizada para um propósito específico, com seus benefícios e pontos de atenção. Tudo isso deve ser feito antes mesmo de iniciar o processo de implementação dessa tecnologia. Veja a seguir os principais tipos de API disponíveis:

  • APIs privadas: aplicações desenvolvidas especificamente para uma empresa e utilizada apenas internamente;
  • APIs parceiras: quando duas companhias diferentes passam a se comunicar e se integrar via API;
  • APIs públicas: quando as aplicações são desenvolvidas e disponibilizadas para o mercado usar livremente.

Como fazer a integração via API?

O processo de integração via API busca facilitar a comunicação entre diferentes sistemas dentro de uma empresa ou a relação com seus parceiros. Por isso, a primeira etapa deve ser a identificação de quais são as necessidades da companhia e, a partir disso, definir quais soluções podem ser desenvolvidas.

Em seguida, entra uma parte mais operacional, que exige uma participação mais ativa das áreas de tecnologia, que vão fornecer o suporte necessário para a integração. Depois, a integração começa a ser usada na prática, sempre de acordo com um objetivo específico.

Qual a importância de contar com um auxílio especializado?

Por mais que a API seja uma tecnologia muito prática e eficiente, nem todo negócio tem a capacidade e a expertise para lidar com esse processo de transformação digital. Afinal, preparar a empresa para uma mudança tão drástica nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo?

Dessa forma, uma alternativa interessante pode ser contar com o auxílio especializado de quem entende do tema. A BRQ, por exemplo, tem mais de duas décadas de experiência em transformação digital, contribuindo para que várias empresas mudem a forma de atuar em seus segmentos de mercado.

Com esse suporte de profissionais especializados, se torna muito mais fácil identificar quais são as principais dores e as demandas da sua companhia, permitindo que as estratégias sejam direcionadas para essas situações. Na prática, isso representa uma maior efetividade no processo e um uso mais inteligente dos recursos financeiros.

Além disso, ao contar com uma parceria como a BRQ, você garante que as tecnologias e as integrações feitas a partir de APIs não sejam apenas para seguir uma tendência do mercado ou um modismo. Na prática, se torna um direcionamento estratégico valioso para o seu negócio se desenvolver.

Se você precisa de inovação para os processos internos e não quer aumentar os seus custos, a integração via API pode ser uma solução bastante indicada para o seu caso. Além disso, as mudanças acontecem de maneira mais ágil. Consequentemente, os resultados também vão aparecer rapidamente.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre como funciona uma integração via API, o que acha de continuar se atualizando sobre outros assuntos relevantes para o desenvolvimento do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada no e-mail!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO