Confira as 8 vantagens da Cloud Computing em tempos de crise

cloud computing
6 minutos para ler

Você já teve acesso a algum serviço de computação as a service? Já teve alguma necessidade da sua empresa atendida via internet ou qualquer outra rede? Seja por meio de plataformas, espaços de armazenamento, softwares ou outros recursos, a Cloud Computing é o que permite que a sua empresa derrube as barreiras geográficas e desfrute dos benefícios da tecnologia em nuvem.

Um usuário pode acessar essas soluções de qualquer lugar do mundo, seja por um computador ou um dispositivo móvel. Mas atuar remotamente é apenas uma vantagem desse tipo de serviço. Neste conteúdo, vamos apresentar oito benefícios gerados pela Cloud Computing, especialmente durante a crise.

O que é Cloud Computing?

A computação em nuvem é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto, de qualquer parte do mundo, a bancos de dados, softwares, plataformas e outros meios de processamento de dados pela internet. Uma ferramenta extremamente vantajosa para os negócios e que se tornou um recurso estratégico no mundo corporativo, especialmente em tempos de necessidade de ganho de eficiência.

Uma pesquisa realizada pelo IDC, feita com 17 organizações na América Latina que migraram recentemente para a AWS (Amazon Web Services), apontou que a redução dos custos operacionais desses negócios foi de 61%, considerando todo o investimento de infraestrutura e paradas não programadas. 

Quais são as vantagens da computação em nuvem em tempos de crise? 

Entendido o que é Cloud Computing e o que ela envolve, chegou a hora de analisar por que esse mercado vem crescendo tanto. Explicamos as principais vantagens a seguir.

1. Redução de custos

Todos os sistemas que são atendidos por Cloud Computing estão integralmente disponíveis on-line. E a empresa não precisa adquirir, nem fazer a manutenção de equipamentos específicos para isso: basta acessar os arquivos de qualquer dispositivo conectado à rede. Isso barateia o processo porque a maioria dos serviços dessa modalidade cobra on demand, ou seja, você só paga pelo que usar.

2. Maior segurança

Ninguém quer colocar os dados da empresa em risco, certo? Então, concordamos que segurança da informação é fundamental. O que muitos não sabem é que os serviços na nuvem são muito mais seguros do que os convencionais, já que os provedores estão constantemente aprimorando a privacidade das informações – o que inclui criptografia, rígidos controles de acesso e rigorosos protocolos de segurança de rede.

3. Mobilidade

É muito comum que, em uma rotina de escritório, alguém precise editar um arquivo ou alterar uma tarefa rapidamente em um dispositivo que não está no mesmo local. Esse não é um problema na Cloud Computing, já que é possível coordenar uma equipe de alta performance e acessar diversos arquivos a partir do provedor de forma remota, agilizando o trabalho.

4. Disponibilidade

Assim como a mobilidade, para aqueles negócios que funcionam 24/7 a disponibilidade é essencial. Alguns colaboradores simplesmente precisam que o ambiente esteja disponível todo o tempo. Existem duas formas de fazer isso: investindo massivamente em um data center físico (bastante caro) ou manter todos os dados na nuvem; uma alternativa mais econômica, eficiente e segura.

5. Diminuição de burocracias

Velocidade é uma palavra importante na era tecnológica. Perder tempo com processos obsoletos ou com o excesso de burocracia nunca é uma boa opção. Com a Cloud Computing, as soluções são implementadas com o mínimo de interferência nos fluxos de trabalho, além de contar com todas as informações centralizadas em um único local.

6. Produtividade

Toda atividade manual toma tempo dos profissionais, e na TI não é diferente. Sendo assim, utilizando a Cloud Computing é possível automatizar inúmeras atividades, atualizando, gerenciando e mantendo os servidores a todo o vapor com ações que demoram apenas alguns segundos. Isso economiza tempo para que a equipe foque no aperfeiçoamento dos processos.

7. Escalabilidade

A computação em nuvem funciona muito bem com oscilações na carga de trabalho. Essa elasticidade representa uma enorme capacidade de adaptar um sistema aos diferentes volumes de recursos, seja para aumentá-los ou diminuí-los. Dessa maneira, escalar um negócio e seus dados, horizontal ou verticalmente, é possível em tempo real.

8. Atualização tecnológica

A Cloud Computing trabalha a partir de um modelo de funcionamento em que as atualizações ocorrem de forma automática. Com isso, perdas de tempo e agilidade em função dessas demandas deixam de existir. As atualizações manuais são bem mais lentas e imprecisas; por isso, há um ganho significativo de produtividade ao optar pela nuvem.

Como esse investimento ajuda na sobrevivência da empresa? 

A Cloud Computing é importante não apenas para o ambiente interno da empresa, em que permite melhor organização, processamento e compartilhamento de dados. O recurso também aumenta a produtividade dos times, melhora a eficácia na execução de tarefas, impulsiona o desempenho e proporciona entregas mais ágeis e satisfatórias para o público-alvo do negócio.

Mesmo que a sua atividade-fim não esteja relacionada à tecnologia, adotar uma boa estratégia e métodos reconhecidamente eficientes, como a computação em nuvem, otimizam as chances de se destacar entre os melhores do mercado. Isso porque você deixa de se preocupar com tecnologia e consegue focar no que realmente importa.

Além disso, cada um dos benefícios listados justifica melhores condições de sobrevivência da empresa, o que inclui a redução de tempo na execução das tarefas, diminuição de custos, maior segurança e assim por diante. Em suma, a gestão de processos se eleva a um novo patamar, mais eficiente e satisfatório para todos os usuários.

A consequência são decisões mais rápidas e acertadas, baseadas em dados e respaldadas pela alta disponibilidade de informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Com isso, é possível conquistar novos avanços em relação a processos, serviços e produtos, aumentando a eficiência em um mundo cada vez digital.

Agora, se você gostou de saber mais sobre Cloud Computing, não pare seu aprendizado por aqui. Que tal assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail?

Você também pode gostar

Deixe um comentário

1 × quatro =