Skip to main content

Em 2020, o Gartner já destacava a importância da hyperautomation para o sucesso de uma empresa, colocando o conceito como uma das principais tendências para o futuro da área de tecnologia. A observação era de que cada vez mais empresas buscariam automatizar os processos de ponta a ponta a partir de variadas ferramentas e tecnologias.

Por conta da pandemia, muitas das tendências destacadas no relatório da consultoria não foram colocadas em prática. Porém, em sua atualização para 2021, a hiperautomação continua como tendência, reforçando a necessidade das empresas olharem para automação de seus processos e atividades de forma estratégica.

Mais do que otimizar processos, a ideia é tornar as empresas ainda mais preparadas para enfrentar diferentes cenários externos como, por exemplo, o distanciamento social.

Afinal, a Transformação Digital não se trata apenas do uso de uma ou outra ferramenta no dia a dia de trabalho da sua equipe. É um processo mais complexo, que exige a integração entre diferentes sistemas e setores dentro de uma companhia. É necessário tornar a automação de processos cada vez mais assertiva e abrangente, exatamente o que prega o conceito de hiperautomação.

O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre a tendência e como a sua implantação pode gerar uma série de benefícios para a rotina da sua empresa? Continue a leitura deste artigo para esclarecer todas as suas dúvidas e ter a certeza de que o seu negócio está na vanguarda!

O que é hiperautomação?

A hiperautomação, ou hyperautomation, representa a utilização de diferentes tecnologias e recursos para automatizar fluxos e processos de uma estrutura de negócios. Ou seja, é um estado de integração que busca aumentar a capacidade e a abrangência da automação de uma empresa: o que tiver de ser automatizado, será!

Em vez de limitar a automação de uma tarefa específica, a hiperautomação busca integrar soluções de negócio a conceitos de essência tecnológica e também disruptivos, como Inteligência Artificial e Machine Learning, visando não apenas executar comandos, mas também contribuir para as etapas de pesquisa e análise de uma empresa.

O sistema da companhia, portanto, ganha mais autonomia, realizando automaticamente tarefas mais burocráticas e repetitivas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas, como a criação de ações com foco no cliente. Mas o grande ganho está na possibilidade de integrar soluções distintas que fazem parte de um mesmo ecossistema de trabalho.

Quais são os impactos da hiperautomação nas empresas?

Por que a sua empresa deve investir em hiperautomação? Listamos os ganhos significativos que ela proporciona.

Ganho em produtividade

A hiperautomação potencializa o desempenho e a produtividade dos colaboradores da sua equipe. Em vez de se dedicarem horas em uma atividade que não agrega muito valor ao que é entregue ao cliente final, podem se concentrar nas tarefas que geram resultados mais relevantes. Em menos tempo, conseguem elevar o nível das entregas.

Decisões mais precisas

O ganho em exatidão também é significativo, já que a hiperautomação contribui para um processo de tomada de decisão mais preciso. Assim, a sua equipe pode investir tempo e recursos em caminhos que proporcionem mais resultados positivos. Com um sistema completamente integrado, os profissionais podem realizar análises mais assertivas em menos tempo.

Integração e escalabilidade

A sua empresa não funciona do mesmo jeito que funcionava três anos atrás, não é mesmo? Novas ferramentas passam a compor o ecossistema, a demanda aumenta e outros processos podem ser adicionados. Pensando nisso, a hiperautomação é ideal, uma vez que permite a integração entre soluções e a escalabilidade de todas as operações internas.

Redução de desperdícios

Outro benefício significativo de investir em hiperautomação é diminuir os desperdícios e potencializar os ganhos da sua empresa. A sua equipe consegue achar falhas ao longo dos processos com mais facilidade, permitindo o aprimoramento constante do trabalho realizado. Isso reduz bastante os gastos com o que não fornece resultados, além de evitar desperdícios no dia a dia de trabalho.

Como a BRQ se relaciona com a hiperautomação?

Dentro da BRQ, a hiperautomação é executada pela área dedicada à Intelligent Business Automation (IBA). A IBA, também conhecida como Intelligent Process Automation (IPA) é a gestão holística dos processos de uma empresa, integrando sistemas, tarefas, usuários e robôs para um melhor desempenho. O objetivo é analisar toda a cadeia de valor da organização e, assim, identificar as melhores alternativas para alcançar resultados positivos.

Mas tudo isso é feito com um rigoroso processo de gestão de inovação. Ou seja, nada é adicionado ao sistema sem um propósito claro para a companhia. Não é porque funcionou em um outro negócio que, necessariamente, vai ser útil para essa companhia. A ideia, portanto, é definir quais são as etapas a serem reestruturadas e realizar as melhorias com tecnologias inovadoras.

Para que a implantação da hiperautomação seja possível, a BRQ trabalha fundamentada em algumas tecnologias de maior destaque, que sustentam e endereçam a abrangência da automação de processos. Entre elas, a RPA (sigla para Robotic Process Automation) – que foca na automação de processos repetitivos – e o iBPM (Intelligent Business Process Management), mais focado na integração e orquestração de processos de negócio.

A hiperautomação é um processo inevitável e, atualmente, pode ser utilizado como um diferencial competitivo para as empresas que fazem parte de áreas muito concorridas. O mais importante, porém, é o impacto a longo prazo, garantindo que a sua equipe possa avançar na sua jornada rumo à transformação digital e se concentrar cada vez mais em atividades de alto valor agregado.

Agora que sabe o que é hiperautomação e como ela é fundamental para as empresas que buscam se diferenciar, o que acha de seguir por dentro de tópicos relevantes como este? Siga nossas redes sociais e confira outros conteúdos interessantes. Você nos encontra no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO