Skip to main content

A Cloud Computing se tornou uma grande aliada de negócios que buscam melhores resultados na era digital, implantação que aumenta comprovadamente indicadores de eficiência, flexibilidade e gestão de gastos.

Nesse cenário, em que o investimento em nuvem vem subindo mais de 20% por ano nas empresas, o custo de armazenamento em nuvem se torna uma excelente alternativa de competitividade.

Quer saber mais sobre essa tecnologia e como você pode utilizá-la para ter mais controle sobre o orçamento da TI? Neste artigo, vamos abordar as questões mais importantes sobre o tema. Confira!

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite pessoas e empresas coletarem, estruturarem e estocarem dados de maneira remota, sem precisar manter HDs e servidores próprios.

Esse modelo foi a primeira implementação de Cloud Computing comercial, ampliando consideravelmente o acesso de negócios a grandes volumes de informação que desencadearam a era moderna de gestão baseada em dados.

Como funciona?

O armazenamento em nuvem é oferecido no mercado em um modelo como serviço (As a Service). Depois da assinatura de contrato, o cliente ganha acesso remoto a um servidor mantido pela provedora da tecnologia.

Com essas credenciais, a empresa pode controlar todos os aspectos de gerenciamento de dados, desde sua organização dentro do servidor até a permissão de visualização, edição e uso por colaboradores.

Dessa forma, o sistema fica disponível para todos independentemente de local ou dispositivo utilizado para o acesso. É uma forma de transformar disponibilidade de dados em uma nova dinâmica de trabalho, sem se limitar às instalações físicas.

É sempre bom reforçar que, embora vários clientes dividam o mesmo ambiente de Cloud (no modelo de nuvem pública e nuvem híbrida), seus arquivos são isolados logicamente pelo sistema da provedora. Ou seja, só você tem acesso ao seu armazenamento, tornando esse tipo de serviço virtualmente idêntico ao tradicional uso de HDs locais.

Quais suas vantagens?

Não é por acaso que tantas empresas no mundo todo estão migrando para a nuvem. A Cloud Computing é vista hoje como a tecnologia mais adequada ao mercado pós transformação digital.

Veja alguns exemplos de vantagem que você adquire ao investir em armazenamento remoto.

  • Eficiência: com a nuvem, seus colaboradores têm acesso rápido e prático a todo tipo de dado armazenado pela empresa, gerando mais eficiência produtiva e agilidade de processos;
  • Segurança: investindo nas melhores provedoras, você conta com um ambiente de armazenamento atualizado e monitorado, com equipes de cibersegurança e suporte prontas para garantir a integridade dos seus dados;
  • Flexibilidade: ao contrário do investimento em aquisição de servidores, você não precisa se comprometer ao contratar um serviço de nuvem, podendo ajustar a oferta de recursos de acordo com a sua demanda em minutos;
  • Decisão: com acesso rápido e confiável a dados e uma capacidade cada vez maior de armazenar e analisar essas informações, você recebe insights detalhados sobre métricas para tomar melhores decisões estratégicas.

Com essas quatro vantagens na rotina, qualquer negócio se torna mais inovador, capaz de identificar e se adequar rapidamente a mudanças de mercado e transformar informação em vantagem competitiva.

Quais as 6 ações para reduzir custos de armazenamento em nuvem?

Agora, vamos focar naquela que talvez seja a principal vantagem de investir no armazenamento em nuvem: a redução de custos que podem ser utilizados em outras soluções estratégicas de tecnologia.

A simples implementação de Cloud Computing já é suficiente para cortar gastos de servidores próprios. Mas por que não aproveitar a oportunidade e ir além? Veja 6 práticas que, associadas ao uso da nuvem, ajudam a sua empresa a economizar.

1. Mapeie suas necessidades

O modelo de entrega de nuvem e os recursos que você irá contratar devem ser pensados de forma a atender com precisão suas necessidades de armazenamento.

Existem diversas opções no mercado que oferecem abordagens variadas para os mesmos serviços. Estes, geralmente, podem ser ajustados com o tempo para se adaptarem ao seu uso. Mas a escolha inicial de um provedor que atende suas reais necessidades faz muita diferença.

2. Controle seu orçamento

Muitas empresas têm dificuldade de economizar em tecnologia por falta de um bom controle sobre como esse dinheiro está sendo gasto.

É importante notar que a TI é um departamento prioritário na era digital. Isso significa que o alocamento de recursos deve receber uma atenção especial para os investimentos em tecnologia.

Com um bom controle desses valores, é possível determinar se os investimentos feitos realmente trazem o maior retorno possível em relação às suas necessidades competitivas.

3. Hierarquize os dados

Agora, vamos passar para práticas de economia diretamente ligadas ao uso desse armazenamento, começando pela sua organização e estruturação.

A forma como os dados são hierarquizados dentro da empresa facilita bastante seu gerenciamento e, por consequência, a eficiência de gastos em relação a eles.

Por exemplo, você pode utilizar tiers diferentes em relação a recursos e segurança para dados de acordo com sua sensibilidade e confidencialidade. Assim, garante mais segurança gastando menos.

4. Monitore indicadores

Outra forma de reduzir custos de armazenamento é monitorar o uso dos dados da empresa. Com uma boa visão sobre indicadores produtivos, é possível melhorar a hierarquização que citamos anteriormente.

Assim, o negócio identifica dados mais importantes para a operação, que são utilizados com mais frequência, e aqueles de análise que serão mais relevantes dentro de sistemas de Big Data e Inteligência Artificial. Essa distinção facilita o investimento eficiente do orçamento.

5. Invista em FinOPS

E por que não utilizar a própria Cloud como suporte para o gerenciamento de custos da tecnologia aplicada na operação? Essa é a proposta da metodologia FinOps, que integra o gerenciamento financeiro a sistemas em nuvem para análises precisas e rigorosas de custo.

É um tipo de investimento simples que pode ser implementado no mesmo processo de migração do armazenamento. Exatamente por isso, oferece um retorno muito importante em relação a eficiência de gastos e ainda contribui para a inovação dentro da empresa.

6. Invista em treinamento

Quanto mais capacitados são os profissionais, menos ferramentas e recursos precisam para realizar funções relacionadas a dados.

Ou seja, ter colaboradores familiarizados com os sistemas de nuvem contribui para o uso otimizado desses elementos, proporcionando economia direta e indireta para os serviços de Cloud.

7. Busque ajuda especializada

Todos os passos até aqui podem ser realizados pela equipe interna da empresa, mas por que não garantir o sucesso da sua transformação digital com a ajuda de uma expert?

Empresas especializadas em migração para a nuvem aceleram o processo ao utilizar seu conhecimento e experiência de mercado para entender necessidades, sugerir as soluções mais adequadas e acompanhar a implementação.

A BRQ é um exemplo de organização que investe em transformação e inovação tecnológica em suas parcerias. Seus serviços Cloud são voltados exatamente para eficiência e economia no custo de armazenamento em nuvem com o máximo de retorno em confiabilidade e produtividade.

Que tal então conhecer mais sobre a tecnologia? Visite o site e conheça os Serviços e Soluções da BRQ!

FALE CONOSCO