Skip to main content

Quem já decidiu investir em Cloud Computing pode estar diante de um novo desafio: escolher o melhor modelo de nuvem para as necessidades do negócio. Entre as possibilidades, está a nuvem híbrida, atrativa justamente pela sua alta performance e segurança que oferece.

No entanto, antes de apostar nessa solução, é preciso entender do que se trata e como funciona. Por isso, queremos ajudar você a descobrir tudo o que precisa saber sobre nuvem híbrida para investir com total confiança nesse recurso.

Qual a definição de nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é uma solução existente dentro de Cloud Computing, criada para gerar mais facilidade na administração de vários recursos tecnológicos, desde dados até aplicações inteiras. É um ambiente virtual que combina nuvens privadas e públicas e compartilha materiais entre elas.

Basicamente, elas servem para:

  • Conectar diversos computadores a uma única rede;
  • Permitir o compartilhamento das chamadas cargas de trabalho entre diferentes ambientes;
  • Proporcionar uma ferramenta centralizada de gerenciamento para tudo isso;
  • Consolidar os recursos existentes de TI;
  • Entre outros.

A ideia da nuvem híbrida não é uma novidade, mas é um recurso que vem sendo aprimorado recentemente. O objetivo é tornar mais ágil e flexível a rotina dos profissionais de cloud, para que seja possível trabalhar também com recursos complexos.

O que é arquitetura de nuvem híbrida?

Inicialmente, a estrutura de uma nuvem híbrida era resultante da conexão de um ambiente privado a um ambiente público, com iterações de middleware bem mais complexas. Isso podia ser feito de maneira autônoma ou a partir de uma infraestrutura pré-elaborada.

Então, dependia da nuvem pública, do middleware ou de uma VPN pré-configurada e da nuvem privada. Hoje, no entanto, graças à modernização da migração para cloud, tudo está bem mais simples de ser feito. Quer entender melhor?

A arquitetura da nuvem híbrida moderna prioriza a portabilidade das aplicações à conexão desses ambientes. Então, em vez de ficar à mercê nas nuvens públicas e privadas e do middleware, o que acontece hoje é que todo o trabalho é feito de maneira mais universal, com menos processos envolvidos.

Ao usar um mesmo sistema operacional em ambiente híbrido de TI, por exemplo, e uma plataforma capaz de gerenciar tudo, uma aplicação pode ser executada de qualquer lugar. Isso diminui os requisitos de softwares e aplicações distintas para cenários diferentes. Além disso, cria facilidade para interconectar as aplicações, que podem migrar de um ambiente para outro sem precisar de APIs.

Dessa forma, mais de uma equipe pode trabalhar, colaborativamente, em ambientes integrados, por meio da combinação entre duas ou mais infraestruturas, estratégia conhecida como multicloud. Toda arquitetura de nuvem híbrida costuma incluir:

  • A integração de dados;
  • O gerenciamento unificado;
  • As conexões de rede;
  • A consolidação dos recursos de TI;
  • A capacidade de expansão;
  • A orquestração com automação.

Como manter a segurança na nuvem híbrida?

Manter a segurança da nuvem híbrida e de todos os dados na nuvem depende, sobretudo, de superar os principais desafios relacionados à segurança de dados. Felizmente, só o fato de contar com vários ambientes já é algo que facilita bastante a defesa contra ataques.

Desse modo, a empresa pode escolher onde colocar seus dados confidenciais com base em requisitos definidos por ela mesma. Além disso, o serviço de armazenamento em nuvem pode ser pensado para otimizar dados repetidos e facilitar o trabalho em eventuais recuperações, caso haja algum desastre. Em geral, é importante pensar em determinadas medidas.

Invista em um grupo de plataformas

É possível usar várias formas diferentes de proteção, incluindo antivírus, proxy, firewall, identificação de cada usuário e conexão segura. Isso é conhecido por segurança em camadas e costuma ser muito mais eficiente do que qualquer outra estratégia. Quanto mais delas você aderir, mais seguro estará.

Monte um time engajado

São as pessoas que fazem a segurança acontecer, na prática, pois um usuário mal informado ou treinado pode colocar toda a infraestrutura em risco. Por isso, é importante preparar a mentalidade e as habilidades das equipes para manter essa segurança em um bom nível.

Estabeleça protocolos

Os protocolos de segurança ajudam a garantir o cumprimento de todas as boas práticas durante a realização das tarefas. Então, crie políticas de segurança, defina procedimentos claros e, se for preciso, disponibilize checklists para reforçar o comportamento dos usuários.

Como a nuvem híbrida é usada nas empresas?

Cada vez mais empresas estão aderindo à nuvem híbrida, especialmente pela sua capacidade de ampliar a agilidade do negócio, ao mesmo tempo em que reduz custos. Por se tratar de uma solução flexível, ela pode ser usada desde os setores financeiros, por exemplo, até aqueles de saúde ou educação.

Entre os seus usos comerciais, podemos mencionar:

  • Novos aplicativos: a nuvem híbrida reduz os riscos e a necessidade de investimentos para esses negócios, possibilitando que a empresa pague apenas pelos recursos que utilizar;
  • Conformidade regulatória: algumas organizações podem cumprir suas regulamentações para proteger dados privativos com um poder de computação expandido com a nuvem híbrida;
  • Anomalias de carga de trabalho: com a capacidade de escalabilidade, a nuvem híbrida é uma ótima alternativa para ajustar a carga de trabalho fornecida à demanda de cada empresa.

O que considerar ao escolher fornecedores de nuvem híbrida?

Acertar na escolha dos fornecedores desse serviço deve ser uma das suas principais preocupações, afinal, garante a melhor entrega para as suas necessidades, tanto no que diz respeito à segurança dos dados quanto à disposição de um suporte de qualidade. Por isso, elencamos alguns aspectos que não devem passar despercebidos. Confira!

Suas necessidades empresariais

É preciso detalhar as necessidades da sua empresa para saber o que contratar, por exemplo:

  • Que tipo de dados você pretende armazenar?
  • Qual é o número de dispositivos que vão se conectar a esses dados?
  • Qual é o orçamento disponível para essa migração?

Escolha do tipo da nuvem e os serviços

É preciso ter certeza de que a nuvem híbrida é mesmo a melhor alternativa para você, pois cada serviço oferece características e vantagens diferentes. Um bom fornecedor ajuda a adequar a sua demanda aos benefícios da melhor solução, por exemplo:

  • A nuvem pública é mais econômica, porém é compartilhada;
  • A nuvem privada dá um maior controle, mas resulta em uma responsabilidade maior para você;
  • Já a nuvem híbrida é o que combina o melhor dos dois recursos.

Para ir adiante, o fornecedor também deverá prestar suporte em relação à escolha dos serviços contratados, tudo de acordo com a sua necessidade real, sem criar uma demanda que não existe. O que ele está oferecendo? Segurança? Gerenciabilidade? Apoio e suporte? Custos acessíveis? Entenda qual conjunto tem o melhor custo-benefício.

Redefinição da estratégia de segurança

Certifique-se de que o fornecedor está preocupado em reformular a sua estratégia de segurança e ajustar os pontos que merecem atenção redobrada. Isso é particularmente importante na migração, pois os sistemas tradicionais podem apresentar falhas na nuvem, colocando os dados em risco.

Nesse caso, escolha um fornecedor com expertise em segurança, fator fundamental para evitar violações de risco.

Gestão dos serviços

Independentemente da arquitetura que você escolher, é fundamental contar com um bom provedor de soluções. Isso significa que ele deve oferecer:

  • Uma alta disponibilidade de recursos, com escalabilidade que acompanhe eventuais crescimentos do negócio;
  • Um suporte técnico integral, durante o ano todo, para que você não sofre com paralisações;
  • Um conhecimento além do básico, que combine domínio técnico e experiência, já que a empresa estará em contato com dados sensíveis do negócio.

Quais são as vantagens da nuvem híbrida?

A grande vantagem de contar com uma nuvem híbrida é que, quando a sua demanda excede os recursos de um data center local, você pode recorrer a essa infraestrutura para aumentar sua capacidade sem maiores complicações. Além disso, outros benefícios vêm juntos, como a economia de custos, a otimização do tempo, a ágil instalação e a manutenção de servidores. Outros benefícios podem ser mencionados a seguir.

Customização para demandas específicas

A nuvem híbrida funciona como uma forma de adequar as ofertas às demandas de uma empresa, o que não funciona tão bem em uma nuvem pública, por exemplo. Apesar disso, você não precisa abrir mão da praticidade.

A TI pode planejar todo o sistema privado de acordo com as necessidades de um negócio específico. Com isso, a empresa tem a possibilidade de ajustar seus investimentos em servidores, computadores, periféricos e assim por diante.

Segurança

Um dos objetivos centrais da cloud híbrida é justamente otimizar os arquivos mais sensíveis para obter o máximo de segurança possível. Então, a disponibilidade de ativos é baseada na nuvem pública, enquanto o controle dos dados tem base na privada.

Com isso, a empresa se beneficia do que há de melhor nos dois recursos, ganhando agilidade, segurança, produtividade, monitoramento e muito mais. Assim, qualquer ameaça pode gerar uma resposta rápida e efetiva, imediatamente.

Custo reduzido

O custo de todas essas soluções se mantém bem baixo, apesar de envolver uma nuvem privada. Isso tudo, graças à combinação de uma parte de nuvem pública, capaz de otimizar recursos sem que a demanda recaia inteira sobre a cloud privada.

Desse modo, sua empresa se beneficia de uma infraestrutura atualizada, mas sem precisar fazer investimentos exorbitantes. Além disso, até a manutenção é mais simples e, por consequência, mais barata.

Performance garantida

Com os melhores provedores e um serviço otimizado, a performance fica garantida. Imagine a combinação entre acessos ágeis e, ao mesmo tempo, links exclusivos que podem ser usados para dados importantes. É o melhor de dois mundos.

A empresa ganha em produtividade, melhora a sua gestão tecnológica e ainda pode entregar muito mais para o cliente.

Hierarquização e controle de informações

Já pensou em contar com uma arquitetura de dados inteligente? A divisão das informações entre a nuvem pública e a privada, possibilitada pela nuvem híbrida, é uma das maneiras de conquistar isso e de reforçar a segurança da empresa.

Assim, você consegue fazer uma gestão mais acertada das suas informações, gerenciando credenciais e escolhendo quais são os setores que merecem a maior atenção no seu banco de dados.

Ajuda na tomada de decisões

A colaboração entre os departamentos permitida pela nuvem híbrida faz com que a visão sobre o negócio se amplie. Isso cria diversas possibilidades, especialmente para a geração de insights e para decisões mais acertadas.

Ao final de todo esse processo, você garante não só mais segurança, como também a personalização de um serviço de acordo com as suas necessidades, beneficiando o negócio como um todo.

Como uma parceria em inovação ajuda a implementar seu projeto?

Uma parceira estratégica que entenda de inovação e de nuvem híbrida terá um papel fundamental ao ajudar a sua empresa a seguir os passos ideais para a implementação da sua estratégia. Eles incluem:

  • O planejamento antes da implementação, incluindo a integração de sistemas, o levantamento de necessidades, o orçamento e a arquitetura de banco de dados;
  • O envolvimento dos departamentos, treinando os colaboradores e preparando as equipes para a recepção das mudanças;
  • A incorporação da automação por softwares especializados, incluindo os controles de acesso, a integração das nuvens e o monitoramento de segurança;
  • A inovação e o aprimoramento constante, avaliando e estudando possibilidades mais eficientes para as necessidades do negócio.

A sua melhor opção nessas horas é contar com uma parceira realmente especializada nesse tipo de assunto. É o caso da BRQ Digital Solutions, que vai orientar e acompanhar você até a incorporação total da nuvem híbrida.

Apostar na nuvem híbrida é uma forma de otimizar o seu negócio e aproveitar o melhor do mundo digital. Essa ação traz mais eficiência e qualidade aos seus serviços, de forma totalmente alinhada com as necessidades do mercado atual e até do futuro.

Como mostramos, a nuvem híbrida é a combinação que permite que você aproveite a melhor infraestrutura, beneficiando-se do que há de mais positivo tanto nas soluções de cloud pública quanto privada. Por isso, já considere o seu próximo passo.

Quer saber mais? Confira o nosso Guia de Migração Cloud para Empresas!