Skip to main content

A gestão de projetos é parte fundamental dos negócios, principalmente quando falamos em produtos digitais. Empresas de todos os segmentos enfrentam desafios em administrar as suas operações para alcançar os resultados esperados.

No mercado em constante evolução digital, ficou mais evidente a necessidade de se adequar e buscar novas formas de potencializar os negócios. Contar com metodologias ágeis e squads multidisciplinares são algumas delas.

Com os squads multidisciplinares, as empresas conseguem ter uma equipe de especialistas focada em executar, de forma ágil, a estratégia dos projetos utilizando toda a sua expertise em produtos digitais ou áreas relacionadas.

Acompanhe a leitura e saiba como solucionar os maiores desafios da gestão de projetos e o papel das metodologias ágeis e dos squads dedicados em todo o processo.

O papel das metodologias ágeis e squads dedicados na gestão de projetos

O artigo “The impact of agility: How to shape your organization to compete”, da consultoria McKinsey, mostrou que as metodologias ágeis geram grandes mudanças no desempenho dos processos dentro dos negócios. E, com isso, saem na frente na competitividade em relação aos que ainda não implementaram os mesmos métodos.

Implementar processos ágeis bem estruturados e sucedidos resulta em ganhos de, aproximadamente, 30% em eficiência, satisfação do cliente, engajamento dos colaboradores e até 50% no desempenho operacional da empresa.

O desenvolvimento ágil e a entrega contínua de produtos e soluções são os principais objetivos dos squads multidisciplinares. Quando falamos em gestão de projetos, são pontos essenciais para o sucesso dos projetos, redução de custos e melhores tomadas de decisão.

Por que as empresas estão aderindo ao modelo de squads?

Nos últimos anos, a aceleração da Transformação Digital estratégica nos negócios resultou no aumento da demanda por times de tecnologia em diversos segmentos. O modelo de squads, ou squads dedicados, atende essa necessidade do mercado e traz importantes vantagens competitivas para os projetos.

Os líderes de tecnologia que buscam otimizar seus processos e potencializar a excelência dos resultados estão investindo cada vez mais em times multidisciplinares focados em entregar as melhores aplicações para a empresa. 

Onde a maioria das empresas erra na gestão de projetos?

Os negócios estão aprimorando a sua gestão de projetos, mas ainda existem erros cometidos por muitos deles. É importante se atentar para não prejudicar o desenvolvimento dos produtos e a agilidade operacional.

Confira o que evitar na gestão de projetos:

  • Gerenciamento de muitos projetos paralelos;
  • Falha de comunicação com os times;
  • Não estabelecer objetivos e prioridades claras;
  • Investir muitos esforços em projetos insustentáveis;
  • Não contar com times especialistas.

Muitos desses erros na gestão de projetos digitais impactam diretamente na eficiência, nos resultados e no desempenho de toda a operação do negócio. E, também, estão relacionados aos maiores desafios da área.

Os principais desafios da gestão de projetos

Os times de tecnologia vêm enfrentando, ao longo dos anos, inúmeros desafios na gestão de projetos em produtos digitais. Separamos os principais para o seu negócio manter no radar e também as formas de solucioná-los.

Escolha de time qualificado

Ter um time especializado que opera nos modelos ágeis contribui (e muito) para a otimização dos processos e agilidade no desenvolvimento das aplicações. Esse é um grande desafio no mercado tech inovador.

Contar com squads de especialistas multidisciplinares é uma das formas mais eficazes de solucionar essa dor do mercado.

Mensuração de esforço e tempo de entrega

Os Product Owners (POs) precisam medir e analisar os esforços necessários na gestão dos seus produtos digitais e, mesmo que isso pareça algo simples, não é.

Um bom gerenciamento de projetos digitais, alinhado à metodologia ágil, entrega previsibilidade e dados para análise do desempenho dos times, possibilitando a mensuração dos esforços, produtividade e prazos reais.

Demonstração e análise de resultados

Na área de tecnologia, existem dificuldades em demonstrar os resultados e retornos dos produtos digitais de forma efetiva para o negócio. O olhar de especialistas das áreas em squads pode auxiliar a encontrar as melhores estratégias e caminhos para essa análise.

O que fazer para direcionar o squad ao sucesso

Mas como aplicar as metodologias ágeis e o modelo de squads no meu negócio? Essa é uma pergunta feita por muitos gestores de tecnologia.

Para uma gestão de projetos com o modelo de squads, alguns passos são essenciais no processo. Separamos os principais para você ter um norte na sua jornada rumo ao sucesso.

Avaliar maturidade da empresa para contratar times especializados

Entender a fundo como está o diagnóstico em gestão de projetos digitais da empresa é o ponto de partida para futuras otimizações operacionais. É necessário analisar desde o gerenciamento de tarefas, habilidades técnicas e comportamentais da equipe, até o controle de custos e excelência nas entregas.

A dificuldade de construir internamente times de alta performance e de trabalhar com as metodologias mais eficientes leva muitas organizações a contratar times sob medida para atuar em projetos end-to-end.

Procurar o parceiro ideal

Depois de analisar a maturidade da sua operação e perceber a necessidade de contratar times de especialistas e squads, começa a busca pelo parceiro ideal, como a BRQ.

Com os Squads Dedicados da BRQ, por exemplo, você passa a contar com uma equipe pensada para seus desafios de negócio, 100% focada em resolver os gargalos e executar a estratégia.

Assim, a sua empresa tem a expertise certa para identificar problemas, a capacidade técnica para desenvolver uma solução e as ferramentas mais adequadas para colocar em prática.

Entregas com excelência

Uma entrega de excelência depende de muitos fatores e, muitas vezes, as empresas não têm as ferramentas necessárias para esse processo ocorrer da melhor forma. Pelo menos não internamente.

Squads multidisciplinares são times especialistas na sua atuação para entregar os melhores resultados com a agilidade e eficiência operacional que os seus produtos digitais merecem.

Uma gestão de projetos com máxima eficiência é um aspecto fundamental para se manter atualizado em um mercado de tecnologia de alta concorrência e inovação constante.

Que tal conhecer os squads multidisciplinares da BRQ e alavancar a eficiência no desenvolvimento dos seus produtos digitais? Visite nosso site e conheça a parceira ideal para o seu negócio.

BRQ fale conosco