Descubra como a tecnologia viabiliza o aumento da eficiência operacional

eficiencia operacional
6 minutos para ler

Você sabe dizer o nível de eficiência operacional que sua empresa tem hoje? O quanto ela precisa de esforço e de recursos para produzir com qualidade e dentro do prazo?

Esse tipo de controle é um desafio para gestores modernos, que entendem a necessidade de processos cada vez mais eficientes para a garantir a competitividade. Para alcançar esse nível, é preciso que novas tecnologias sejam suas aliadas.

Para ajudar você a melhorar seus resultados de desempenho operacional, preparamos este artigo passando por todos os pontos cruciais sobre o assunto. Confira!

Por que aumentar a eficiência operacional de maneira estratégica?

Você já deve ter reparado, principalmente com as startups, o quanto negócios que estão apenas iniciando ou de porte menor conseguem competir e até superar empresas muito maiores e mais consolidadas.

Isso acontece devido a uma mudança considerável no conceito de competição. Na era da Transformação Digital, não basta apenas ter mais poder de investimento para ser competitivo. Vence quem é mais eficiente, inteligente e sabe fazer a ponte entre ideias inovadoras e a prática de mercado.

Mas como a eficiência operacional permite esse tipo de vantagem? Veja o que ela traz para negócios que focam no equilíbrio entre trabalho e resultados.

Aumentar a qualidade da entrega e diminuir desperdícios

Para obter eficiência operacional é essencial cortar processos desnecessários, agilizar e decentralizar a tomada de decisões, diminuir as burocracias e tornar o ambiente produtivo menos propício a falhas e retrabalhos.

Ou seja, você precisa fazer menos para ter resultados iguais. A partir dessa otimização, é possível usar tempo e recursos que seriam desperdiçados como maneira de incrementar ainda mais a qualidade do seu produto ou serviço.

Facilitar a adequação a novas tendências

Outro ponto interessante de uma empresa eficiente é sua capacidade de se posicionar com mais velocidade em um mercado cada vez mais dinâmico — onde demandas e hábitos do público mudam muito rápido.

Quem tem sua operação na mão, com domínio de processos e resultados, consegue fazer ajustes de desenvolvimento e entrega para se alinhar a essas tendências antes dos concorrentes.

Dar mais visão aos gestores

Além de permitir uma produtividade maior na prática, a eficiência operacional facilita o trabalho de gestão. Se sua empresa alcança esse nível de controle, significa que está gerando dados relevantes em toda a cadeia, permitindo que profissionais C-level acompanhem a evolução da qualidade do trabalho.

Essas informações podem ser utilizadas para otimizar ainda mais os processos e conhecer melhor o público e os concorrentes, garantindo a vantagem de sempre enxergar mais longe do que eles.

Como a tecnologia apoia o aumento da eficiência?

Investir em tecnologia está entre as maiores buscas de gestores empresariais nos últimos anos — uma tendência que não deve esfriar tão cedo. Segundo levantamento da ebdi, a maioria das empresas entrevistadas afirma planejar a ampliação do orçamento de TI em 2022 entre 15% e 80%.

Mas por que uma busca tão grande por soluções tecnológicas? A resposta é simples: é a partir delas que se consegue alcançar as vantagens que apresentamos no tópico anterior.

Para entendermos melhor como essa relação acontece na prática, veja pontos em que a tecnologia se transforma em uma motivadora de eficiência.

Infraestrutura operacional

Não existe eficiência sem integração de dados e processos. Essa é uma realidade impossível de escapar na era da Transformação Digital e fundamental para sua competitividade.

Sistemas ERP, plataformas como serviço (PaaS) e outras ferramentas tecnológicas conseguem trazer essa integração para dentro da operação com facilidade, desde que escolhendo as opções certas para sua realidade no mercado.

Suporte à comunicação

Outro pilar da produtividade moderna é a comunicação: compartilhamento ágil de dados, contato em tempo real e alinhamento remoto de objetivos. Novamente, são as soluções digitais responsáveis por dar esse tipo de poder às equipes.

Eliminação de gaps entre necessidade e demanda

Muito da busca empresarial moderna é pela chamada experiência do usuário (UX). Trata-se não apenas de atender a uma demanda, mas fazer isso da maneira mais prática e satisfatória para os clientes.

Nesse sentido, os gaps operacionais e de entrega precisam ser eliminados ou encurtados ao máximo. Essa busca passa por encontrar as ferramentas certas.

Previsibilidade de custos

Uma das vantagens de sistemas e plataformas digitais atuais é a possibilidade de contratá-los como serviço. Sem a necessidade de grandes investimentos pontuais, a empresa tem muito mais previsibilidade de quanto vai custar para produzir no futuro. Essa visão é crucial para alcançar a eficiência.

Previsibilidade de mercado

Além de prever custos internos, a empresa transformada digitalmente consegue prever demandas, movimentos de concorrentes e até mudanças de clima no mercado.

É o poder da Big Data e da análise preditiva. Sem patinar nos processos operacionais, gestores C-level podem voltar sua atenção completamente ao seu papel estratégico no negócio e prepará-lo para o futuro.

Ou seja, a tecnologia se torna um grande suporte à tomada de decisão. Você ganha controle completo sobre a capacidade produtiva da equipe e pode usar esse conhecimento para traçar rumos mais favoráveis. É a união perfeita entre prática e estratégia.

Vale a pena investir em parceiros para implementar tecnologias?

Durante todo o artigo, falamos sobre a necessidade de analisar dados, racionalizar custos e maximizar investimentos escolhendo as soluções tecnológicas mais adequadas para sua realidade.

Acertar nessas escolhas é muito importante para adquirir eficiência operacional. Ainda mais importante é entender bem suas próprias necessidades, além de fazer a ponte entre elas e as soluções disponíveis no mercado.

Para realizar esse processo, é ideal contar com a expertise de uma empresa especializada. Assim, você terá ao seu lado profissionais com know how técnico e estratégico, autoridade na área e foco em inovação.

É exatamente isso que a BRQ Digital Solutions oferece. Com nossas soluções digitais sob medida, parceiros estratégicos e nosso time de feras, transformamos os negócios dos nossos clientes utilizando as tecnologias mais inovadoras como pilar de uma nova proposta competitiva.

Se a eficiência operacional é uma necessidade de sobrevivência para os próximos anos, escolher as soluções certas é uma decisão vital. É por isso que a ajuda de quem entende faz muita diferença.

Que tal então conhecer mais sobre nosso trabalho e como podemos ajudar o seu negócio? Acesse o nosso site, conheça nossos serviços e saiba como transformamos empresas. Clique aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

um × cinco =