Skip to main content

Quem trabalha com tecnologia deve ter sempre em mente que tendências e soluções surgem a todo instante. Nesse sentido, é de suma importância conhecer e participar dos eventos de inovação, até porque haverá muitos deles em 2023. Dessa forma, fica mais fácil saber não somente o que há de novo, mas também como transformar esse novo em um negócio competitivo e rentável.

Neste artigo, vamos apresentar 5 dos principais eventos de inovação no Brasil, e 1 nos Estados Unidos, que vão ocorrer em 2023. Prepare-se para participar de um ou mais deles se possível, pois isso ajudará bastante a aumentar a sua visão de como anda o movimento do mercado em relação à tecnologia. Boa leitura!

1. Smart City Expo

Para você ter uma ideia da importância desse evento, ele já aconteceu em mais de 15 países. Aqui, no Brasil, o Smart City Expo ocorre em Curitiba desde 2018, com a participação de dezenas de milhares de pessoas e mais de 100 empresas. A proposta é trazer especialistas de mercado para explanar uma tendência importante para o futuro, que são as casas inteligentes.

Importante destacar que uma smart city é um tema que desencadeia vários outros, como mobilidade, urbanismo e conectividade. Um dos espaços do evento em Curitiba se chama “Arena Metaverso”, onde se debaterá um dos temas mais falados no meio tecnológico. Em 2023, o Smart City Expo ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de março.

2. South Summit Brazil

Assim como o primeiro evento citado, o South Summit Brazil ocorrerá na região Sul, mas, no estado do Rio Grande do Sul. O encontro vai reunir startups com ideias visionárias, bem como investidores interessados nesses negócios.

O South Summit Brazil já existe há uma década, proporcionando um investimento bilionário em startups, tanto do Brasil quanto de outros países. Portanto, esse evento é uma oportunidade de apresentar sua ideia a pessoas que vão apostar nela, de modo que possa sair do papel e crescer de modo escalável. O evento ocorrerá de 29 a 31 de março, em Porto Alegre.

3. Digitalks Expo

Trata-se do maior encontro do ramo de empreendedorismo digital, sendo composto de muitas palestras e a possibilidade de criar networking. O evento reúne referências proeminentes do mundo dos negócios. Quem participa tem uma grande experiência imersiva, de modo a trazer as novidades para a realidade da sua empresa, implementando-as e vendo isso dar resultado.

Para quem quer adentrar de vez na transformação digital, o Digitalks Expo é uma das principais oportunidades existentes. O evento ocorrerá em São Paulo, nos dias 23 e 24 de agosto.

4. Startup Summit

De 23 a 25 de agosto, o Startup Summit vem com a proposta de colocar empresas startups em um outro patamar. Além de ter mais de 200 palestrantes, será esperado um público de 10 mil pessoas. Isso significa uma excelente oportunidade de criar e expandir networking, além de obter experiências e conhecer métodos e inovações usados por essas empresas e que deram certo.

O evento acontecerá na capital de Santa Catarina, mais especificamente no Centrosul. Localizado no centro de Florianópolis, o local é próximo do terminal rodoviário e do aeroporto, bem como da rede hoteleira da cidade.

5. Gramado Summit

O Gramado Summit ocorrerá de 12 a 14 de abril na famosa cidade gaúcha. O evento é considerado o maior brainstorming da América Latina em termos de inovação. Quem participa do evento tem contato com tendências e conhecimentos que podem ser muito úteis ao serem implementados nos negócios.

É importante destacar que dentro do Gramado Summit há uma grande feira de negócios. Assim, há uma enorme quantidade de investidores e expositores para serem conectados, sendo um excelente meio de expandir a rede de contatos e estar por dentro de tudo que há de novo em relação à transformação digital.

6. IBM Think

Compartilhar ideias, estimular a inovação e criar soluções que impulsionam o crescimento: essas são as propostas do IBM Think 2023 que será de 9 a 11 de maio, em Orlando, nos Estados Unidos. Alguns temas que serão abordados no evento são:

  • velocidade e escala com nuvem híbrida aberta;
  • qualidade e eficiência com IA e automação;
  • agilidade e segurança com infraestrutura resiliente;
  • crescimento e sustentabilidade com soluções e serviços de ponta a ponta;
  • aja hoje, prepare-se para amanhã com a computação quântica.

Sobre o primeiro tema listado, um dos pontos a serem mencionados no evento é que os dados são necessários para promover digitalização e inovações de impacto nos negócios. Nesse sentido, é importante contar com a nuvem híbrida para que a questão da governança e segurança desses dados não fique comprometida, promovendo, assim, a adaptação e o crescimento das empresas nesse cenário.

Preparando-se para os eventos de inovação

Alguns dos eventos citados ocorrerão na região Sul. Dito isso, se você não mora em algum dos três estados da região, é importante se programar com antecedência, seja para programar agenda e orçamento, seja para comprar as passagens.

Outra recomendação que podemos dar é anotar algumas das principais dúvidas, questionamentos e situações que impedem o seu negócio de ser mais digital e inovador. Afinal, é possível que você não se lembre da dúvida na hora de perguntar ao palestrante, mas, se anotar em um papel ou no celular, aumentam suas chances de se consultar com algum dos especialistas presentes.

Além disso, você não precisa conhecer as tendências tecnológicas de 2023 [incluir link do conteúdo em produção: X tendências tecnológicas para ficar de olho em 2023] apenas no dia dos eventos de inovação. Desde antes, já se pode pesquisar por conta própria, visto que, dependendo do tema, é possível que já tenha bastante material na Internet, sejam vídeos, sejam artigos em português ou inglês, por exemplo.

Innovation Hub da BRQ

Lançado em 2016, o Innovation Hub da BRQ tem a missão de ajudar startups a serem conectadas ao nosso ecossistema. Focamos na aceleração dos negócios dos nossos clientes, apresentando soluções B2B com alto potencial de gerar valor, fomentando parcerias de sucesso.

[No infográfico abaixo, você pode conferir um resumo sobre os principais eventos de inovação e suas respectivas datas, tanto eventos já citados aqui quanto outros. Acompanhe!]

Eventos de Inovação: destaques de 2023 para marcar na agenda!

Em 2023, haverá muitos eventos de inovação para você participar. Assim, muitas serão as oportunidades de ter contato com pessoas, tecnologias, tendências e soluções que podem trazer impactos significativos ao seu negócio. Logo a seguir, você pode conferir um calendário completo dos eventos de inovação de 2023:

Planilha com eventos de inovação previstos para 2023

Agora, basta se programar e, se possível, participar de mais de um evento de inovação.

Quer mais informações que ajudem você a inovar na sua empresa? Leia outros conteúdos do blog e baixe o nosso e-book exclusivo [incluir link da LP do ebook Innovation Hub BRQ: X cases que vão mudar sua visão de inovação!] sobre cases que vão mudar a sua percepção sobre inovação!

BRQ fale conosco