Skip to main content

Ter equipes de tecnologia que trabalham de forma integrada e produtiva é ponto chave para entregar bons resultados. O líder ou gestor de projetos tem papel muito importante na organização e execução como um todo.

O artigo “The impact of agility: How to shape your organization to compete”, da consultoria McKinsey, apontou que utilizar processos ágeis bem estruturados e sucedidos resulta em ganhos de, aproximadamente, 30% em eficiência, satisfação do cliente, engajamento dos colaboradores e até 50% no desempenho operacional de toda a empresa.

Mas, afinal, o que faz uma gestão de equipes na área tech e qual a sua importância? Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes para alcançar mais eficiência na operação do seu time.

O que faz a gestão de equipes de tecnologia?

Uma boa gestão de equipes de TI é feita com alto nível de análise de KPIs e melhores tomadas de decisão fundamentadas em dados relevantes.

Quando falamos em equipes de tecnologia, diversos profissionais estão envolvidos e formam, assim, um time multidisciplinar altamente qualificado e capaz de executar projetos com excelência.

E, então, é responsabilidade do líder compreender a especialidade e expertise de cada pessoa para organizar as atividades e alcançar o potencial máximo do time.

As principais atribuições da gestão de equipes de TI são: 

  • Desenvolver alto nível de conhecimento técnico;
  • Realizar a gestão, controle e segurança de dados;
  • Integrar plataformas e sistemas;
  • Tomar decisões baseadas em dados;
  • Implementar novas tecnologias e processos.

Os gestores de tecnologia devem ser o ponto central de contato e comunicação da área, tornando os processos mais eficientes, produtivos, ágeis e assertivos.

Importância da gestão eficiente de equipes

As equipes de tecnologia são fundamentais para manter os processos operacionais funcionando corretamente e para o desenvolvimento de produtos digitais nas empresas.

Sendo uma área essencial para os negócios no contexto de Transformação Digital e evolução tecnológica, também é capaz de se tornar um importante diferencial competitivo na sua atuação, com processos bem estruturados, novas tecnologias e fomentando o mercado.

Maiores desafios na gestão de squads de tecnologia

Muitas barreiras operacionais e comportamentais são enfrentadas frequentemente pelos times de TI durante a execução dos projetos. Os gestores precisam estar atentos para solucioná-las o mais rápido possível, principalmente quando se trata de produtos digitais.

Está aí a importância da identificação rápida dos principais desafios e gargalos que podem estar impactando os resultados da operação da equipe. São eles:

Acúmulo de atividades

A quantidade excessiva de tarefas pode acontecer quando há falta de conhecimento de metodologias ágeis de gestão que interferem na produtividade dos profissionais e gera, consequentemente, o acúmulo de tarefas.

O mapeamento de processos é essencial para identificar onde está o problema de produtividade e o número de tarefas a serem realizadas.

Falta de organização de prazos e entregas

Quando o gestor não tem clareza dos prazos e objetivos do projeto, as entregas podem ficar desorganizadas e com mais gargalos na operação. Nesse momento, é importante contar com metodologias de gestão mais claras e objetivas.

Conciliar execução, gestão e resultados

Equipes muito especialistas e com processos pouco estruturados passam por dificuldades para conciliar de forma eficiente a execução das tarefas, gestão do tempo, análise e apresentação de resultados. As metodologias ágeis e os parceiros operacionais são grandes aliados nesse processo de adaptação e organização das equipes de tecnologia.

Como operar projetos com metodologias ágeis

Contar com o apoio de bons parceiros e profissionais qualificados de tecnologia é uma das melhores formas de implementar metodologias ágeis na operação da empresa.

Dessa forma, é possível alcançar outro patamar de inovação e otimização de processos com equipes mais experientes e especializadas, como é o caso dos squads multidisciplinares.

Squads multidisciplinares são times altamente especializados, prontos para alavancar os projetos de tecnologia das empresas e alcançar os melhores resultados com agilidade e eficiência operacional.

Ter uma gestão de projetos em times de alta performance e produtivos é de extrema importância para se manter competitivo em um mercado de tecnologia de alta concorrência.
Quer saber mais sobre os squads multidisciplinares da BRQ? Essa pode ser a oportunidade que faltava para agilizar os processos da sua operação e potencializar os resultados dos seus projetos. Conheça a BRQ e conte com a parceira ideal para o seu negócio.

BRQ fale conosco