Skip to main content

Saber quais são as inovações tecnológicas mais utilizadas na sociedade ajuda negócios a prosperar. À medida que se entende o que há de mais moderno sendo usado pelas pessoas, as empresas podem adotar novidades, visando a estreitar o relacionamento com o consumidor.

De fato, há tendências no mercado brasileiro que precisam ser conhecidas e implementadas. Por ser um setor que lida com pessoas o tempo todo, é preciso usar meios tecnológicos que aumentem a qualidade do atendimento e, por consequência, a satisfação do cliente.

Continue lendo nosso artigo veja o que há de novo em termos de inovação no varejo!

O que é inovação tecnológica?

A inovação tecnológica é uma forma de resolver um problema específico do negócio. Em outras palavras, é quando a companhia consegue simplificar e agilizar um processo específico, ou ainda, como acontece em muitos casos, consiste no desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Nesse caso, as empresas fazem uma pesquisa aprofundada, com base principalmente nas necessidades dos consumidores. A partir disso, ideias são concebidas, sendo que algumas são levadas adiante e outras, não.

O objetivo final é a concepção de um produto alinhado às expectativas, gostos e necessidades do público, com um preço condizente ao valor por ele agregado.

Quais as vantagens para o varejo?

No varejo, nem toda inovação nas empresas vai na direção de criar um produto de qualidade. Muitas vezes, existem outros aspectos que precisam ser mais bem trabalhados, sendo que o atendimento é um dos principais deles.

A empresa que adota meios de reduzir ou até eliminar filas, por exemplo, está atendendo a um anseio de grande parte das pessoas. Além da agilidade no atendimento, outras vantagens que podem ser obtidas com a inovação tecnológica são:

  • aumento nas vendas, no ticket médio e na quantidade de clientes da empresa varejista;
  • aumento do LTV, uma métrica que aponta o quanto um único cliente gerou de receita ao negócio desde que comprou pela primeira vez;
  • redução de custos, relacionados a otimização, simplificação e automatização de rotinas ineficientes, que outrora geram gargalos e desperdícios;
  • possibilidade de escalar o negócio, permitindo a abertura de novas filiais, inclusive em localidades estratégicas, como os grandes centros urbanos.

Quais inovações tecnológicas podem ser implementadas no varejo?

Para melhorar o atendimento e o relacionamento com o consumidor, existem várias estratégias. A seguir, vamos apresentar algumas das principais. Confira!

Realidade Aumentada

Com a realidade aumentada, o varejo pode proporcionar ao público experiências mais imersivas e impactantes. Uma possibilidade de uso dessa tendência é fazer o consumidor conhecer o produto a fundo, antes de decidir pela compra. Isso pode ser feito com simulações e navegação, incluindo produtos como móveis e roupas.

Pelo smartphone do cliente, a Realidade Aumentada pode ajudar muito a encontrar o que ele deseja em uma loja. Não só clientes são impactados, mas também os colaboradores têm o seu trabalho simplificado. Isso porque a tecnologia auxilia, por exemplo, a encontrar um item específico no mostruário ou no estoque.

Em uma ação de marketing, a Pepsi usou aqueles painéis laterais em paradas de ônibus para passar algumas imagens e impactar o público. Robôs gigantes andando na rua e destruindo prédios e tigres na calçada foram algumas das coisas vistas pelas pessoas na ocasião.

Inteligência Artificial

No e-commerce, a Inteligência Artificial (IA) é usada na personalização dos gostos do consumidor, com base nos itens que ele procura. Todavia, existem muitas outras formas de aplicar a IA no varejo, inclusive na obtenção de conhecimentos mais específicos sobre o público e o mercado, a partir do Big Data.

Um exemplo conhecido de IA no varejo são os drones da Amazon. Em vez de usar pessoas para a entrega de mercadorias, a gigante do setor começou a testar esses robôs voadores, sendo estes dotados de IA para, por exemplo, saber a localização exata de onde o pedido deve ser entregue.

Automação

Automação é um desejo e uma necessidade no varejo. Nesse sentido, a IA tem um papel de grande importância, sendo o auto checkout um exemplo de seu uso. Funciona assim: com o auxílio de sensores e equipamentos dotados de Internet das Coisas, é possível saber qual produto o consumidor tirou da prateleira, de modo que o pagamento é feito assim que ele se dirige à saída da loja. É dessa forma que a Amazon aplica a IA na automação de seus processos no varejo.

Realidade Virtual

Uma palavra que ajuda a entender a ideia por trás da Realidade Virtual é o tão famigerado Metaverso. Por mais que os cenários sejam bastante realistas e imersivos, tudo é feito com auxílio de um sistema computacional. No varejo, usar Realidade Virtual é focar no consumidor, sendo possível usar técnicas como a gamificação, visando proporcionar uma experiência de impacto que consiga aumentar as chances dele não só comprar, mas também aumentar o ticket médio.

A Ponto Frio é uma varejista que emprega a Realidade Virtual. Usando óculos e joystick, os consumidores podem ter uma experiência bastante imersiva com os produtos da loja, inclusive, alterando algumas características das mercadorias.

Phygital

Phygital é a integração entre o varejo físico e o online. Um dos seus objetivos é proporcionar excelência e agilidade no atendimento, aumentando as chances de fidelizar os clientes. Esta é uma tendência que lida com outros elementos já citados, como Inteligência Artificial e automação de processos.

Por meio da análise de dados, a Tesco Homeplus, uma cadeia de supermercados sul coreana, descobriu que parte dos consumidores não têm tempo de ir a um estabelecimento físico. A solução encontrada foi apresentar os produtos em lugares estratégicos, como estações de metrô. A intenção era fazer as pessoas não só interagirem com a imagem, mas também fazer compras e, em seguida, recebê-las em casa.

Social Commerce

O Social Commerce é o uso de redes sociais para aproximar consumidores e varejistas. Na prática, tudo começa com um conteúdo de qualidade, informativo e útil à audiência, de modo que ela, em seguida, tenha o desejo de clicar no botão “Comprar”. Outra característica do Social Commerce é que todo o processo de compra pode ser feito na própria rede social, facilitando a vida dos consumidores.

Uma loja virtual chamada Milk Bar começou a usar o Instagram para praticar o Social Commerce. Com o tempo, as publicações dessa empresa começaram a viralizar, tornando não só os seus produtos mais visíveis, como também possibilitando aos clientes comprar direto na plataforma do Instagram.

Como colocá-la em prática?

Como visto até aqui, existem muitas maneiras de adotar a inovação no varejo. Todavia, é preciso ter em mente que apenas algumas podem fazer sentido à empresa, sendo fundamental mapear as necessidades do negócio e elaborar um planejamento estratégico.

Além disso, esse planejamento também ajudará nas ações de marketing, que devem ser feitas em paralelo com as vendas. Tudo começa pelo trabalho de pesquisa.

Imagine, por exemplo, que as vendas de uma loja física apresentaram uma pequena queda. Na hora de rastrear os motivos desse desempenho abaixo do esperado, notou-se que grandes filas são frequentes, aumentando as chances de o consumidor comprar no concorrente.

Nesse caso, é preferível estudar a implantação de uma solução que consiga agilizar o processo de compra e melhore a experiência do consumidor. Criatividade e inovação, sempre é importante pontuar, podem fazer a diferença no varejo. Um exemplo de empresa que se transformou digitalmente e obteve resultados expressivos foi a GPA, grupo que controla as redes Extra e Pão de Açúcar.

Na ocasião, foi desenvolvido um projeto inovador de fulfillment (processo que ocorre entre o pedido do cliente e a chegada do produto) em parceria com a BRQ, sendo que os custos de frete e os prazos de entrega foram reduzidos, respectivamente, em 40% e 25%.

As inovações tecnológicas impactam bastante as empresas do ramo, aumentando suas vendas e receita. A BRQ pode auxiliar na transformação digital do seu negócio, por meio da nossa parceria com a Salesforce. Atuamos em projetos de inovação de ponta a ponta, não somente agregando valor, mas também, proporcionando qualidade e governança aos projetos de nossos clientes.

Leia outros conteúdos do blog e conheça os serviços e soluções da BRQ!

BRQ fale conosco