Entenda qual o é papel da liderança no cenário pós-Covid-19

Papel da liderança
6 minutos para ler

A Covid-19 gerou uma série de impactos em toda a sociedade. No mercado corporativo não foi diferente. Afinal, quantas empresas estavam realmente preparadas para uma crise tão grave? Algumas nem mesmo estavam prontas digitalmente para enfrentar os desafios durante o período de distanciamento social. Tudo isso reforça a importância do papel da liderança no cenário pós-pandemia.

O gerenciamento de crise não acaba após o momento de maior turbulência. É preciso assegurar que a empresa esteja pronta para aprender com o que passou e superar os próximos desafios de forma mais eficiente. A superação dos obstáculos que surgiram não pode ser feita apenas a partir do esforço: o planejamento e a organização também são fundamentais para resultados positivos em longo prazo.

Então, o que os líderes de uma companhia devem fazer para evitar mais turbulências a partir de agora? O que deve ser feito para superar os desafios do pós-pandemia? Continue a leitura deste artigo para entender qual é o papel da liderança e as ações que devem ser adotadas no cenário atual. Confira!

Qual é a importância e o papel da liderança no pós-pandemia?

Sem uma presença forte de quem desempenha um papel de liderança dentro de uma organização, quais são as chances de sucesso dessa companhia? Poucas, certo? Afinal, o tomador de decisão é o responsável por guiar os próximos passos de uma área, setor ou, até mesmo, toda a empresa. O papel do líder é, portanto, fundamental para assegurar que o pós-pandemia seja positivo.

Seja para analisar o que aconteceu durante a pandemia, seja para corrigir erros, o líder deve ter um tempo dedicado para analisar todo o cenário atual. É a partir da análise que os desafios serão sinalizados, os objetivos definidos e as estratégias implementadas para alcançar as metas. Por mais que o pior da crise tenha passado, os desafios ainda são muitos para as empresas.

Quais são os principais desafios a serem superados nesse cenário?

Um dos principais desafios para um líder no pós-pandemia é a gestão de pessoas. Seja com 100% home office, seja com dias alternados de trabalho presencial, a relação entre profissionais de uma mesma empresa mudou.

É papel da liderança compreender essas alterações e adotar as estratégias para torná-las menos impactantes. O que fazer para humanizar uma relação cada vez mais digitalizada?

A comunicação ganha um papel ainda mais importante dentro dessa dinâmica. É preciso ser claro e transparente em todas as suas ações e contatos, por exemplo. Além disso, o líder deve encontrar formas de otimizar o desempenho e a produtividade de toda a equipe. Rever processos que eram utilizados antes, identificar desperdícios, enfim, tornar operações e processos mais eficientes.

O que um líder deve fazer para superar todos esses desafios?

Confira uma lista com as práticas mais indicadas para garantir o sucesso da sua companhia!

Descentralizar a gestão

O primeiro passo é adotar uma gestão colaborativa e descentralizada, uma característica muito comum dentro da liderança Lean. A ideia é deixar o restante da sua equipe confortável o suficiente para dar opinião, ter voz durante uma decisão, enfim, saber exatamente o que está acontecendo. A decisão final pode ser do líder, mas é fundamental que todos tenham uma participação direta.

Cultura data-driven

Conceitos como autogestão, uma das características mais marcantes das metodologias ágeis, podem ser explorados pela sua equipe, dando a liberdade para que eles consigam administrar as suas responsabilidades sozinhos. Tudo isso vai criar um senso de pertencimento maior entre os profissionais, o que contribui diretamente para um melhor rendimento da empresa como um todo.

Motivar os colaboradores

A motivação é outra etapa essencial para as lideranças no cenário pós-pandemia. O distanciamento e a nova rotina de trabalho podem dificultar o cumprimento de metas e o engajamento, por exemplo.

Sendo assim, é papel da liderança também garantir que todos estejam conectados e caminhando em uma só direção. A tarefa de desenvolver e orientar passa diretamente pela distribuição de papéis e responsabilidades, feedbacks constantes e abertura ao diálogo.

É preciso fazer com que os profissionais entendam o que precisam buscar e tenham as ferramentas para fazer isso. Garanta, portanto, que toda a estrutura esteja preparada para atender aos desafios de um momento tão complexo e desafiador.

Investir em inovação

Segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 58% das empresas cravam o processo de inovação como prioritário para um futuro de sucesso. A questão é: apenas 33% dessas companhias têm equipes voltadas para esse processo.

Sendo assim, cabe a um bom líder incentivar ideias inovadoras e eliminar o medo de errar. Aceitar que erros fazem parte do aprendizado. Começar inovando em processos, tarefas e estratégias. Entender o que não agrega valor na percepção do seu cliente e eliminar.

Já desenvolver projetos tecnológicos inovadores não são tarefas simples e envolvem investimento. Esse investimento não é só financeiro, mas de tempo, recursos, equipe, matéria-prima e etc. Da automação do marketing digital até a adoção de ferramentas que automatizem a produção, existem inúmeras opções para colocar em prática e começar a abraçar a transformação digital.

Tomadas de decisão pautadas em dados

Além disso, é cada vez mais importante adotar uma cultura baseada em dados e métricas relevantes. O tempo do achismo acabou, é preciso abraçar a tecnologia e saber utilizar a infinidade de detalhes e insights que uma única ferramenta pode oferecer. Do uso mais inteligente de dados do CRM até as melhorias que devem ser feitas no seu site para atrair mais tráfego orgânico.

Após um período tão confuso, é fundamental rever as estratégias que fazem parte do planejamento da sua companhia. Afinal, o que funcionava antes da Covid-19 não vai, necessariamente, render os mesmos retornos após tantas mudanças na sociedade como um todo. O mais importante, porém, é garantir que toda a equipe esteja motivada e engajada em busca dos mesmos objetivos e metas.

Agora que você já sabe mais sobre o papel da liderança no período pós-pandemia, que tal continuar por dentro de assuntos relevantes para o futuro do seu negócio? Siga a BRQ nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário