Skip to main content

Ao firmar uma parceria de desenvolvimento com a BRQ, a startup Payface teve um 2022 impressionante: foram 156 PDVs vendidos logo no início do ano e 1060 unidades comercializadas garantidas até o final de 2022. Com os resultados, ela também pode atrair novos talentos para otimizar seus processos.

Isso porque a Payface é mais um dos cases de sucesso do Innovation Hub, a corporate venture da BRQ dedicada a atrair e a apoiar startups por meio da inovação aberta. Com a sua expertise em reconhecimento facial e as parcerias que ela construiu, a startup alcançou bons resultados.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a Payface, sobre o serviço que ela oferece, os desafios e vantagens da parceria e ainda apresentaremos o Innovation Hub da BRQ. Boa leitura!

O que é a Payface?

A Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis. A empresa, que surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferece uma solução mais rápida, customizada e segura de check-out em lojas físicas.

Isso é feito por meio de um processo no qual os próprios consumidores se identificam e realizam o pagamento em único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas.

Atualmente, a Payface conta com mais de 70 colaboradores em todo o Brasil e está presente em grandes redes varejistas, como o St. Marche, em São Paulo, e o Zona Sul, no Rio de Janeiro.

Solução de reconhecimento facial da Payface

Vale a pena falar um pouco do serviço que a Payface oferece. A tecnologia é capaz de conectar o rosto de cada usuário a um meio de pagamento associado. No caso da Payface, especificamente, isso é feito, por hora, exclusivamente com cartões de crédito.

Com o aplicativo instalado, que é capaz de associar o rosto da pessoa a um meio de pagamento, o usuário pode fazer compras nos estabelecimentos que já aceitam esse formato de pagamento. No caixa do supermercado, a solução da Payface pode ser até 50% mais rápida que os métodos tradicionais.

Como o usuário só precisa mostrar o rosto para identificação e pagamento, sem a necessidade de mostrar um cartão, carregar celular ou uma carteira, a proposta da tecnologia é justamente diminuir as filas e ainda possibilitar aos estabelecimentos armazenar o registro de consumo dos usuários no local de forma mais assertiva.

Como o Innovation Hub foi importante para a startup?

A Payface pôde contar com apoio da BRQ e de parceiros de inovação, aos quais inicialmente ela não tinha acesso pelo seu próprio ecossistema. Desse modo, tanto as oportunidades quanto as novas conexões foram amplificadas.

Os resultados mostram o sucesso dessa parceria, com a ampla quantidade de PDVS vendidos, tanto no início do ano como no fechamento desse período. Além disso, a Payface ainda atraiu novos talentos, que irão incrementar os processos daqui para a frente: o quadro de colaboradores cresceu 53% somente em 2022.

Quais as vantagens da sua participação no Innovation Hub?

Algumas das vantagens conquistadas por meio dessa parceria, para a Payface, foram as seguintes:

  • acesso ao network de alto nível oferecido pelo management de uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil;
  • ideação, em conjunto, de produtos e serviços para oferta aos clientes BRQ;
  • amadurecimento da solução Payface a partir de aprendizados e experiências da BRQ;
  • fortalecimento da estratégia de GTM (go-to-market, para posicionamento e distribuição da solução no mercado) em conjunto com a força comercial da BRQ.

Quais os desafios relacionados à sua participação?

O principal desafio foi entender como adequar a solução de reconhecimento facial às diversas oportunidades geradas pelo ecossistema de soluções e clientes da BRQ.

No entanto, essa também foi uma maneira que a Payface encontrou de unir as suas forças a uma empresa líder de mercado. Além disso, também foi uma oportunidade de colocar o conceito de cocriação em prática, na elaboração de soluções e produtos, e desenvolver parcerias duradouras.

Quais as soluções do IH da BRQ?

O Innovation Hub da BRQ é uma corporate venture criada em 2016 com o objetivo de fornecer suporte às startups e empresas com programas de inovação aberta e promover meios para que elas se conectem ao ecossistema da BRQ.

Assim, conseguimos acelerar o desenvolvimento das soluções dos nossos clientes, ao promover a inovação e firmar parcerias com um grande potencial de geração de valor.

Todos esses fatores ajudam no fortalecimento de estratégias e proporcionam a ambas as empresas a combinação de esforços em prol de soluções digitais de alto nível, que facilitem a vida dos usuários. O Innovation Hub da BRQ se apoia em 3 pilares:

  • Corporate Venture Capital: o Innovation Hub busca de maneira proativa soluções inovadoras de B2B de negócios para agregar ao portfólio de serviços;
  • conexão com ecossistema de inovação: ser parceiro da BRQ é também firmar parceria com os principais ecossistemas do mercado brasileiro e colocar em prática a inovação aberta;
  • estratégia de intraempreendedorismo: a capacidade de oferecer aos nossos parceiros, os #feras BRQ, treinamentos sobre inovação e ainda proporcionar a oportunidade de apresentarem as suas ideias e, possivelmente, se tornarem sócios da BRQ.

Ademais, além da Payface, podemos citar outras soluções digitais do nosso Innovation Hub:

  • Inspectos, solução desenvolvida para a vistoria e autoinspeção de bens multimercado e multirramo. Ela foi criada por meio de um desafio para um cliente da BRQ e os resultados falam por si: aumento de 25 vezes no número de autovistorias e de 82% de laudos analisados em até 24 horas. Hoje, essa startup atua em diversos setores, como finanças, veículos e agronegócio;
  • Workfacilit. Trata-se de uma plataforma no code/low code dedicada às empresas que querem acelerar a digitalização dos seus processos de negócio. Ela elimina toda a burocracia do desenvolvimento de softwares e torna essa criação mais intuitiva;
  • Upay é uma super DDA (Débito Direto Autorizado), que facilita o acesso aos boletos, convênios, cobranças bancárias, automatiza o débito automático, entre outras funções;
  • Jobecam, uma plataforma que facilita o recrutamento e seleção de profissionais, por meio de vídeo-entrevistas capazes de reduzir em até 87% o custo de cada processo e agilizar a contratação.

Como você viu no artigo, a Payface já tinha a expertise, mas pôde aproveitar todo o seu potencial ao firmar uma parceria com a BRQ e se beneficiar do nosso Innovation Hub, que tem o objetivo de garantir todo o suporte para que empreendedores talentosos consigam alcançar os seus objetivos.

Para entender melhor como a BRQ pode ajudar a sua startup, leia outros conteúdos no blog e conheça mais sobre os cases da Innovation Hub!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO