Skip to main content

Conheça a tendência que surge como abordagem estratégica para a aceleração da transformação digital.

Agilidade, eficiência e inovação são pilares fundamentais para o sucesso empresarial. É por isso que a metodologia conhecida como Platform Engineering vem se destacando na entrega de tecnologia.

Enquanto as empresas buscam maneiras de acelerar o desenvolvimento e a implementação de soluções, a Engenharia de Plataforma se apresenta como forma de atingir esse resultado transcendendo os métodos convencionais de desenvolvimento de software.

Seu grande diferencial é o foco na construção de um ambiente coeso e flexível, capaz de sustentar todo o ecossistema tecnológico da organização.

O seu escopo abrange desde a infraestrutura até a automação, integrando-se a práticas avançadas de desenvolvimento e garantindo a eficiência operacional em todas as fases do ciclo de vida da aplicação. 

Nesse artigo, vamos conhecer mais sobre essa estratégia, seu funcionamento e impacto na transformação digital das organizações.

O que é Platform Engineering

A Platform Engineering, ou Engenharia de Plataforma, é uma abordagem tecnológica em ascensão que surge como resposta ao constante aumento de complexidade no desenvolvimento de software. Ela consiste em organizar um ou mais times para criar e manter ferramentas e serviços compartilhados entre as equipes, chamados de “plataforma”.

Essa plataforma pode variar, existindo em infraestruturas de nuvem ou até mesmo ambientes locais. Mas seu principal objetivo é fornecer aos desenvolvedores um ambiente que facilite tarefas do cotidiano, e assim, maximizar sua produtividade. 

O segredo da abordagem é trazer uma visão customer-driven, ou seja, focado no cliente. O time de engenharia de plataforma deve pensar no seu usuário final, ou seja, no desenvolvedor, como seu “cliente”.

O papel da plataforma é reduzir a fricção do processo de desenvolvimento. Para atingir esse objetivo, ela deve ser uma interface que facilite o acesso ferramentas e serviços reutilizáveis, bem como simplifique a utilização de estruturas mais complexas, como pipelines de deploy, monitoramento, orquestração de contêineres, dentre outros.

A Platform Engineering, portanto, abrange uma visão ampla, e busca criar um ecossistema coeso que permita a rápida inovação e entrega eficiente de soluções tecnológicas.

Dessa forma, a Engenharia de Plataformas desempenha um papel crucial na transformação digital das organizações, permitindo que elas se adaptem rapidamente às mudanças no ambiente de negócios e respondam de maneira ágil às demandas dos clientes.

A consultoria Gartner estima que até 2028, 80% das grandes desenvolvedoras de software terão times de engenharia de plataforma dedicados.

Como funciona a Platform Engineering?  

Devido a sua característica altamente personalizada, a forma como a Engenharia de Plataforma se desenvolverá numa organização dependerá muito das necessidades dos seus usuários finais, ou seja, dos desenvolvedores.

O ponto de partida inicial do Platform Engineering, geralmente, se dá com a criação de um Internal Developer Portal (“Portal Interno do Desenvolvedor”), ou, simplesmente, IDP. Esse portal é onde de fato serão disponibilizados os recursos para os usuários/desenvolvedores.

Como falamos anteriormente, criação desse portal deve se dar por um time dedicado, que agirá como se estivesse criando um produto, mas cuja finalidade é servir a um público interno.

Um IDP geralmente terá os seguintes itens: ferramentas, serviços, componentes e uma base de conhecimento compartilhada. Ele deve ser construído de forma a ser de fácil uso, em formato de autoatendimento, reduzindo a camada cognitiva sem comprometer a integridade do fluxo de trabalho esperado. É uma plataforma que unirá, portanto, desde bibliotecas de código e documentações, até automações de deploy e rollback de aplicações.

Em resumo, a plataforma deve facilitar o pipeline do produto desde o desenvolvimento e teste, ao lançamento e monitoramento. Ela reduz a fricção ao diminuir a carga cognitiva dos usuários, diminuindo a necessidade de interação com diferentes plataformas e times para obtenção de informações e recursos para o desenvolvimento.

Quais são os requisitos para Platform Engineering de sucesso? 

A implementação bem-sucedida da Engenharia de Plataforma pelo seu time requer a consideração e a integração de vários requisitos essenciais. Eles abrangem desde a infraestrutura até práticas de desenvolvimento e segurança.

Aqui estão alguns dos principais fatores para o sucesso de uma estrutura da Platform Engineering

Experiência do usuário simples e poderosa

Uma experiência otimizada é a chave para obter o melhor desempenho dos desenvolvedores e deixá-los confortáveis em seu nível de expertise. Utilize uma variedade de abordagens para fornecer uma experiência ideal de usuário/desenvolvedor. Isso pode incluir:

  • Bibliotecas de código de infraestrutura (pedaços reutilizáveis de código).
  • CLIs de infraestrutura.
  • Modelos compartilhados de IaC (Infraestrutura como Código).

Automação como padrão

A automação reduz erros. Utilizar ferramentas que permitam automatizar recursos, configurações, ambientes, dentre outros, auxilia não apenas na produtividade, mas na rastreabilidade por meio do controle de versão.

Para que a plataforma seja efetiva, é preciso que o uso desse tipo de ferramentas e fluxos de trabalho já seja bem difundido entre as equipes.

Visibilidade total

É preciso que a organização seja capaz de registrar, monitorar e observar toda a infraestrutura para um controle operacional maior. Assim, é possível reduzir os riscos, otimizar os custos, bem como entender outras métricas de comportamento dos sistemas e dos usuários.

Segurança como padrão

A praticidade de acesso a recursos compartilhados deve ser acompanhada de bons padrões de segurança. Assim, a companhia evita a exposição a riscos de segurança e vazamentos.

É preciso respeitar os preceitos de application security, como um controle de acesso refinado e integrado aos fluxos de trabalho dos desenvolvedores.

Boas práticas como cultura

Quando falamos de construção de componentes compartilháveis, é preciso pensá-los seguindo as melhores práticas de desenvolvimento. Portanto, é preciso que os times tenham as boas práticas de desenvolvimento como cultura e sejam capazes de criar componentes de alta disponibilidade e baixa manutenção operacional.

Benefícios da Platform Engineering 

A adoção dessa abordagem operacional oferece uma série de benefícios significativos para as organizações, proporcionando uma base sólida para a entrega eficiente e contínua de tecnologia.

Abaixo estão alguns dos principais benefícios associados à implementação bem-sucedida dessa abordagem na área de tecnologia das empresas: 

Entrega rápida e eficiente 

A automação contínua e a eficiência operacional resultam em ciclos de desenvolvimento mais curtos e entregas mais rápidas de software. Isso permite que as organizações respondam de maneira ágil às mudanças nas demandas do mercado. 

Escalabilidade simplificada 

A adoção de práticas como a infraestrutura como código (IaC) facilitam a escalabilidade. As plataformas podem se adaptar facilmente a picos de demanda, garantindo um desempenho mais consistente. 

Maior confiabilidade 

A observabilidade integrada e as práticas de monitoramento garantem uma visão completa do desempenho da plataforma. Isso resulta em maior confiabilidade, pois, assim os problemas podem ser identificados e resolvidos proativamente antes de afetar os usuários. 

Redução de custos 

A automação de tarefas operacionais, combinada com a eficiência na utilização de recursos, leva a uma redução significativa nos custos operacionais. Além disso, a escalabilidade eficiente evita investimentos desnecessários em infraestrutura. 

Segurança reforçada 

A integração contínua de práticas de segurança desde o início do desenvolvimento garante que a segurança seja uma consideração central. Isso protege a plataforma contra ameaças cibernéticas externas e outras vulnerabilidades, garantindo a integridade dos dados e a confiança dos usuários. 

Flexibilidade e adaptação 

A arquitetura de microsserviços e a automação permitem uma maior flexibilidade. Dessa forma, as organizações podem adaptar facilmente suas plataformas para incorporar novos recursos, tecnologias ou se ajustar a eventuais mudanças nas necessidades do negócio. 

Colaboração eficaz 

A promoção de uma cultura colaborativa, típica do ambiente DevOps, facilita a comunicação entre equipes de desenvolvimento, operações e segurança. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais coeso, onde as soluções são criadas e mantidas em conjunto. 

Facilita a inovação contínua 

A Platform Engineering fornece uma base sólida para a inovação contínua, permitindo que as organizações experimentem novas ideias e implementem rapidamente diferentes funcionalidades. Tudo isso é crucial em um ambiente de negócios dinâmico. 

Conclusão 

Em meio aos desafios que o setor de tecnologia enfrenta, a Platform Engineering surge como uma forte aliada para a continuidade da inovação. Reduzindo a alta complexidade do desenvolvimento por meio da redução da carga cognitiva, da automação como aliada e da centralização da colaboração, as companhias têm encontrado um caminho rumo a produtividade.

Essa implementação, porém, não vem sem seus desafios tecnológicos e culturais. Mesmo dentro de uma mesma empresa, diferentes times podem ter diferentes necessidades.

Assim, a Engenharia de Plataforma envolve também como um processo de entendimento e melhoria contínua dentro dos ciclos de desenvolvimento internos.

Por ter esse aspecto organizacional e estratégico tão forte, a Engenharia de Plataforma tem se consolidado entre as empresas que buscam otimizar seu ciclo de desenvolvimento.

BRQ fale conosco