Skip to main content

Muito mais do que digitalizar e automatizar processos, a Transformação Digital é um conceito complexo e amplo que engloba uma série de mudanças – inclusive e, principalmente, culturais. Afinal, o que seria da Transformação Digital sem uma mentalidade voltada para a inovação, mentalidade essa que acompanha a humanidade desde o início?

Com o passar dos séculos, os avanços tecnológicos cada vez mais numerosos e rápidos iam fomentando a cultura da inovação; como consequência, aumentando o estímulo à criação de novas soluções que transformassem ou melhorassem processos… até o surgimento das primeiras tecnologias digitais.

Assim chegamos aos dias atuais, em um mundo cada vez mais digitalizado que vive sua quarta revolução industriala era da Inteligência Artificial. Mais do que nunca, está claro que não existem limites para o que pode ser transformado digitalmente.

Em todos os setores da indústria e da sociedade a Transformação Digital está presente. Em alguns lugares do mundo mais do que em outros, mas é só uma questão de tempo. Por isso, é fundamental entender melhor esse termo tão utilizado e, mais importante: por que essas duas palavras vêm norteando a evolução da humanidade nas últimas décadas.

Com esse artigo convidamos você para uma imersão em Transformação Digital. Exploraremos seus principais aspectos, objetivos, benefícios, desafios e tendências. Também veremos como aplicar a Transformação Digital na empresa para se adaptar a um mundo cada vez mais digital.

Tudo certo para o nosso mergulho? Boa leitura!

O que é Transformação Digital?

Basicamente, trata-se da digitalização de processos, usando ferramentas e tecnologias, com o objetivo de otimizar seu desempenho e eficiência.

Impulsionada pelas inovações tecnológicas, a Transformação Digital é uma realidade para empresas de todos os setores. Além de fortalecer a presença digital de uma marca, ela representa a implementação de soluções e automatizações nas mais diversas tarefas do dia a dia da empresa.

Dessa forma, engana-se quem pensa que a Transformação Digital se limita apenas a um perfil em uma rede social ou a novos equipamentos. Na verdade, é um movimento muito mais profundo e que deve alterar não apenas o “fim” (ou o que é entregue ao cliente), mas a forma como um serviço, produto ou qualquer tipo de oferta são produzidos. Da gestão ao atendimento, tudo é transformado: desde fluxos simples até a cultura organizacional.

O que ocasionou a Transformação Digital?

A Transformação Digital foi ocasionada principalmente pela evolução das tecnologias digitais e sua crescente implementação em todos os setores da indústria por empresas que passaram a usufruir de todos os seus benefícios, tais como:

  • Automação de processos;
  • Melhora na qualidade de produtos e serviços;
  • Criação de novos modelos de negócios.

Com o avanço da internet, principalmente na última década, pudemos observar a crescente demanda dos consumidores por experiências personalizadas e interativas. Esse fator impulsionou a Transformação Digital, ao levar as empresas a buscar novas tecnologias digitais para desenvolver produtos e serviços não apenas mais inovadores, mas, que atendam necessidades cada vez mais específicas.

Nesse contexto surgiram conceitos como User Experience e Customer Experience, fazendo com que a experiência se tornasse o principal fator levado em consideração no desenvolvimento de produtos e serviços.

Mais recentemente, a Transformação Digital foi novamente impulsionada – dessa vez, em função da pandemia de COVID-19. Empresas de todo o mundo foram obrigadas, em um curto espaço de tempo, a implementar soluções digitais para se adaptarem ao distanciamento social e outras restrições impostas pela doença.

A diferença entre as organizações que já estavam aplicando a Transformação Digital (e que conseguiram se adaptar rapidamente) e as que não estavam atualizadas se tornou muito mais evidente. Entre os motivos pelos quais muitas empresas fecharam as portas durante a pandemia está o “atraso digital”, que impediu que os negócios prosperassem diante da nova realidade.

Qual é o objetivo da Transformação Digital?

Para as empresas, o principal objetivo da Transformação Digital é aumentar a eficiência. Atrelado a esse, temos muitos outros: aumentar a produtividade, fomentar a inovação, se adaptar rapidamente às constantes mudanças do mercado e do mundo, desenvolver produtos e serviços cada vez melhores, reduzir custos operacionais etc.

São vários os objetivos que podem ser alcançados com a aplicação da Transformação Digital. Independentemente disso, o fundamental para as empresas é melhorar a experiência do cliente — com o atendimento ou o produto entregue — e o processo para chegar até esse estágio.

Como funciona a Transformação Digital?

Como vimos anteriormente, a Transformação Digital consiste na aplicação de tecnologias digitais para transformar processos, desde os mais simples até os mais complexos; em qualquer setor da indústria e da sociedade.

Apesar de se tratar de um conjunto de ações que dependem de diversos fatores (como o tipo de processo a ser modernizado, o tipo de tecnologias e ferramentas a serem utilizadas e os objetivos a serem alcançados), a implementação da Transformação Digital em uma empresa geralmente envolve as seguintes etapas:

  • Análise/descoberta e diagnóstico: a primeira ação que deve ser tomada é avaliar quais são os objetivos da empresa e as necessidades que precisam ser atendidas. A partir daí serão identificados: (1) os pontos de melhoria: quais fluxos, processos e atividades deverão ser alterados, e (2) quais tecnologias serão utilizadas.
  • Planejamento: a próxima etapa consiste em definir metas e desenvolver a estratégia que será adotada para o seu atingimento. O plano deve contemplar todas as ações a serem executadas, estabelecer as prioridades, metodologias, ferramentas e tecnologias que serão utilizadas, orçamento e cronograma de implementação.
  • Implementação: depois de testadas, as soluções digitais são implementadas e integradas na operação da empresa. Essas soluções podem envolver diversas ações como instalação de software, desenvolvimento de aplicações, implantação de hardware, migração de bancos de dados, automação de processos etc.
  • Monitoramento e avaliação: depois da implementação, as soluções digitais devem ser monitoradas constantemente e ter sua performance avaliada por meio da análise dos resultados e outros indicadores-chave de desempenho (KPIs) definidos na etapa de planejamento.
  • Ajuste e melhoria contínua: a aplicação de melhoria contínua é fundamental após a implementação das soluções digitais. Com base na avaliação, a empresa deve implementar melhorias, atualizações e/ou novas soluções constantemente. Dessa forma, garantirá a eficiência dos processos e que suas metas sejam alcançadas.

Os pilares da Transformação Digital

Os pilares da Transformação Digital são fundamentais para estruturar a sua implementação na empresa. Confira os principais a seguir.

Cultura e pessoas

Como mencionado anteriormente, não existiria a Transformação Digital sem uma cultura de criatividade e inovação. Por isso, a implementação desse conceito engloba uma mudança cultural significativa, que deve ser orientada à inovação, obviamente, mas também à colaboração e aos dados.

E não podemos falar de cultura sem falarmos de pessoas. As organizações precisam ser formadas por pessoas dispostas a experimentar, a assumir riscos e aprender com os erros, e a evoluir. As empresas, por sua vez, devem valorizar suas pessoas, investir em capacitação e desenvolvimento e criar um ambiente de trabalho motivador, que as incentive a inovar, criar e se desenvolver.

Além disso, a Transformação Digital também requer uma mudança na estrutura organizacional, com equipes multidisciplinares que trabalham juntas em projetos e iniciativas. E uma prioridade deve ser otimizar a troca de informações entre as equipes.

Qualquer processo de transição passa diretamente pela comunicação. É essencial que as empresas fomentem a colaboração e a comunicação entre as áreas, além de incentivar a participação de todos os colaboradores no processo de transformação. Sempre levando a transparência em consideração, o objetivo é encontrar soluções para incentivar o contato direto e sem ruídos entre toda a empresa e o diálogo entre os colaboradores.

A produtividade deve se tornar uma meta, independentemente de qual seja a sua área de atuação. Dessa forma, até mesmo o modo como realizar a gestão de pessoas deve ser revisto. Assim que as lideranças entenderem a importância de uma mudança de mindset, isso deve ser transmitido ao restante da companhia. É preciso incentivar e orientar os profissionais a se desenvolverem e abraçarem a Transformação Digital. Além disso, as contratações devem buscar por esse perfil.

Por mais positivos que sejam o desempenho da equipe e os resultados, sempre existem possibilidades de melhoria. Mas, identificar quais são as necessidades dos colaboradores ou os métodos mais eficientes não é tão simples. Conseguir acompanhar o desempenho de cada profissional vai fornecer insights valiosos que contribuem para o desenvolvimento de toda a equipe.

Para o gestor, portanto, é importante ter a visão geral de toda a operação, mas também da performance individual de cada profissional. Dessa maneira, fica mais fácil avaliar quais são as melhores estratégias para conseguir, por exemplo, um aumento na produtividade. Utilizar a tecnologia para capacitar as equipes também faz parte da Transformação Digital.

Inovação

A inovação na Transformação Digital se refere à constante busca pela criação de novas soluções e serviços, bem como evoluir processos e produtos já existentes. Como falamos anteriormente, as empresas devem fomentar e disseminar a cultura de inovação, incentivando a criatividade e a experimentação por meio de ferramentas digitais.

Um levantamento da Fundação Getulio Vargas corrobora com a percepção de que essa é uma tendência ao apontar que 1/4 das empresas planeja aumentar os investimentos em inovação tecnológica até 2024. A motivação e os benefícios gerados por isso são os mais diversos para a realidade de cada companhia.

A inovação nas empresas pode ser alcançada de diversas formas, como, por exemplo:

  • Por meio da adoção de tecnologias disruptivas (que façam sentido para o negócio, obviamente);
  • Da implementação de métodos e/ou plataformas digitais de colaboração e compartilhamento de ideias;
  • De parcerias com players do ecossistema de inovação, investimentos em startups e promoção do empreendedorismo – como faz o Innovation Hub, a corporate venture da BRQ.

A inovação tem um papel essencial na longevidade das empresas. A partir de um trabalho eficiente de gestão da inovação, as organizações podem ter sucesso em sua área de atuação ao investir em soluções e ideias que, de fato, sejam úteis para seu desenvolvimento.

O mais importante, porém, é que a companhia cresça de maneira sustentável. Uma empresa que está constantemente em busca de melhorias internas acaba se adequando às necessidades do mercado e, aliando colaboração entre os profissionais, gestão, tecnologia e muitas análises, pode se posicionar sempre de maneira competitiva.

A inovação nas empresas é, portanto, um processo necessário para aquelas organizações que desejam se posicionar como referência em seus segmentos.

É com o interesse constantemente voltado ao encontro de novas soluções que toda a engrenagem é aperfeiçoada, e o trabalho realizado é aprimorado. O negócio consegue, então, oferecer diferenciais competitivos valiosos para obter destaque no mercado.

Modelo de negócio e processos operacionais

Novas tecnologias e a Transformação Digital vieram varrendo o modo como negócios funcionavam. Atualmente, burocracia e lentidão são duas características inaceitáveis em um ambiente competitivo.

A digitalização tem papel importantíssimo, pois automatiza tarefas manuais, repetitivas e burocráticas para que as empresas possam trabalhar de forma mais eficiente, reduzindo custos, eliminando erros e aumentando a produtividade. Portanto, a rapidez que se almeja depende, sobretudo, de uma mudança estrutural no modelo de negócio.

A agilidade é um aspecto crucial da Transformação Digital. As organizações devem ser capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado e aos desafios apresentados pelas novas tecnologias. Hoje, é necessário que o empreendimento conte com um modelo que comporte essa velocidade, tanto na tomada de decisão quanto na execução das atividades.

Além do ganho em agilidade, a digitalização também permite que as empresas sejam mais flexíveis. Com a automação, as empresas podem adaptar rapidamente suas operações às mudanças de mercado e às necessidades dos clientes. Por exemplo, uma empresa que automatiza sua produção pode aumentá-la ou diminui-la de acordo com a demanda do mercado, sem precisar reorganizar toda a sua linha de produção.

A eficiência, a agilidade e a inteligência são expressas nos processos operacionais. Aprimorar esses processos, prever a movimentação de mercado e conhecer profundamente as suas necessidades é fundamental. Portanto, é preciso garantir a modernização de procedimentos, acompanhar as novas demandas, desenvolver produtos e serviços e, sobretudo, entregar resultados satisfatórios.

Não é à toa que a automatização de processos é tão importante na era digital. O uso de tecnologias é crucial para substituir as tarefas manuais, potencializando precisão e qualidade. Isso dá mais tempo aos colaboradores para se dedicarem à estratégia. É assim que a empresa vai ganhar fluidez e dinamismo para lidar com imprevistos e fazer criações realmente inovadoras. Então, cuidar dos processos internos não é apenas um requisito, mas uma maneira de se manter competitivo.

Tecnologia

A Transformação Digital depende da tecnologia. Atualmente, as mais utilizadas são automação (Intelligent Business Automation, Intelligent Process Automation, Robotic Process Automation etc.), Cloud Computing, análise de dados (Business Intelligence, Big Data, Arquitetura de Dados), Advanced Analytics (Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas), Realidade Aumentada, entre outras.

Para a aplicação bem-sucedida da Transformação Digital, é importante lembrar que a tecnologia por si só não é suficiente. As empresas devem analisar quais tecnologias atendem às suas necessidades e, tão importante quanto, implementá-las da forma correta.

A melhor maneira de garantir o sucesso é contar com a parceria de empresas como a BRQ Digital Solutions, que há 30 anos materializa estratégias em soluções digitais de alto impacto para solucionar diversos desafios de seus clientes.

Dados

Você já deve ter lido a frase “dados são o novo ouro do mercado”. Isso porque a análise de dados é um aspecto crucial da Transformação Digital. A evolução das tecnologias digitais fez com que o mercado passasse a gerar uma grande quantidade de dados todos os dias, e usar essas informações de forma estratégica permite às empresas obter insights valiosos que podem ajudar a impulsionar o crescimento dos negócios.

Uma empresa analítica está sempre trabalhando a partir de dados. Ela possui uma estratégia bem definida para coletar, armazenar, gerenciar e usá-los de maneira eficaz por meio do conceito de Data Analytics. Com as ferramentas de análise de dados, a empresa obtém informações sobre o comportamento do seu consumidor, seus concorrentes e até mesmo seus potenciais parceiros para entender quais são as melhores decisões a serem tomadas.

Isso permite que a organização esteja sempre um passo à frente, interpretando e acompanhando de perto os padrões de comportamento do mercado e desenvolvendo produtos e serviços de melhor qualidade e cada vez mais personalizados. Dessa forma, obtendo vantagem competitiva frente à concorrência.

A análise de dados também ajuda as empresas internamente. Processos de produção, gestão de estoque, cadeia de suprimentos, gestão de pessoas, backoffice, toda a operação pode ser otimizada, tornando-se mais eficiente, enxuta e, consequentemente, reduzindo custos.

Por terem se tornado tão valiosos, os dados passaram a ser visados por pessoas e organizações mal intencionados. Por esse motivo, é imperativo que as empresas invistam em segurança da informação e garantam a proteção das suas informações, bem como a privacidade dos seus clientes, sejam empresas ou pessoas.

Experiência do cliente

O relacionamento com os consumidores foi diretamente impactado pela Transformação Digital. Antigamente, as empresas focavam principalmente na qualidade do produto ou serviço. Com o avanço das tecnologias digitais, principalmente a internet, os clientes passaram a ser cada vez mais informados e exigentes. Hoje, o consumidor tem mais voz e demanda uma experiência diferenciada em todas as interações com as empresas.

É imprescindível que as empresas coloquem o cliente no centro da estratégia. Uma cultura orientada para o cliente inclui estudar seu comportamento, entender profundamente suas necessidades, personalizar as interações e entregar experiências satisfatórias por meio de serviços excepcionais.

Com a chegada da era digital, as empresas passaram a utilizar diversas ferramentas e tecnologias para melhorar a experiência do cliente em todas as etapas da jornada de compra. Vamos citar as duas principais: a internet e a Inteligência Artificial, tecnologia cada vez mais relevante quando se fala em experiência do cliente.

A internet, principalmente por meio das redes sociais, deu uma voz ao cliente nunca antes vista. As empresas foram obrigadas a ouvir seus consumidores e, consequentemente, atender melhor suas demandas. Hoje, as plataformas das redes sociais são canais de conexão que permitem uma comunicação mais rápida e direta entre empresas e clientes.

Além disso, a internet contribui também para a percepção e a experiência de marca. As pessoas podem reconhecer a reputação e a autoridade de determinadas empresas mesmo sem consumir seus produtos. Apenas consumindo seu conteúdo de marca.

Em relação à IA, um exemplo de ferramenta bastante adotada quando falamos de experiência do cliente é o chatbot. Com essa tecnologia, as empresas oferecem atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de um atendente humano. Isso traz mais agilidade e eficiência para o atendimento ao cliente.

Outra ferramenta de IA largamente utilizada são os algoritmos avançados para personalizar a experiência do cliente, oferecendo conteúdo/produtos/serviços de acordo com suas preferências – definidas por meio do histórico de visualizações/consumo.

Design

O design se refere ao processo de encontrar soluções criativas para problemas específicos, considerando fatores estéticos, funcionais e comerciais. Em suma, design significa criar uma solução funcional e visualmente bonita, considerando todos os aspectos relativos à sua produção e comercialização em determinado mercado.

O design é muito mais do que a aparência externa de um negócio, marca ou produto. O Design Estratégico e o Design Thinking, por exemplo, não estão necessariamente relacionados a elementos visuais. Embora utilizem ferramentas e metodologias do design tradicional para atender às metas das empresas, não se trata apenas de um arranjo visual.

O design pode ser utilizado em várias etapas da Transformação Digital, desde a concepção de novos produtos e serviços até a implementação de processos mais eficientes e automatizados.

Como há diferentes tipos de design, é essencial encontrar o ideal para as necessidades do negócio. Para auxiliar nessa escolha, descrevemos a seguir os tipos mais comuns:

Design de Experiência do Usuário (UX)

O Design de Experiência do Usuário (UX) se concentra na experiência que um usuário tem com produtos, serviços ou ambientes. É um tipo que trabalha tanto com produtos digitais, como sites e aplicativos inovadores, quanto produtos físicos.

O Design de UX leva em consideração todos os elementos que compõem a User Experience. Desde a sensação de um produto físico na mão do cliente até a simplicidade do sistema de pagamento de um site, o objetivo do Design de UX é criar experiências agradáveis e eficientes.

Design de Serviço

Da mesma forma que os preparadores de um palco de teatro deixam tudo montado para que a peça aconteça, os responsáveis pelo Design de Serviço trabalham para otimizar todos os elementos que compõem a relação do cliente com um serviço.

O Service Design, como também é chamado, é uma área ampla, que inclui desde a infraestrutura mais visível de uma empresa para receber os clientes até os elementos de bastidores que não estão acessíveis aos clientes finais, como os regulamentos e o orçamento. Em outras palavras, é uma abordagem holística para melhorar a prestação de serviço.

Design de Produto

Como o nome sugere, esse ramo é dedicado ao processo de elaboração de todo e qualquer produto: veículos, móveis, roupas, acessórios e muitos outros. O objetivo do Design de Produto é fazer com que uma equipe consiga identificar os problemas dos clientes e encontrar soluções criativas. É uma área com forte relação com o Design Thinking.

Os designers de produto cuidam de todo o ciclo de vida de uma solução: da pesquisa inicial à elaboração do conceito, passando pela fase de prototipagem e testes de usabilidade. A ideia é garantir que o produto criado esteja alinhado com as expectativas dos consumidores e identificado com os objetivos da empresa.

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem criativa e inovadora usada para a resolução de problemas complexos. Você pode encontrar equipes de diferentes áreas usando o Design Thinking para lidar com os mais diversos problemas.

Por ser baseada nos métodos que os designers planejam e fazem seu trabalho, a abordagem ganhou o nome de Design Thinking — que, em uma tradução livre para o português, significa Pensar como um Designer.

O Design Thinking não oferece uma fórmula ou uma sequência linear de etapas para que as empresas lidem com seus desafios. O que há, por outro lado, é um conjunto de princípios que todos os responsáveis por um projeto precisam ter em mente para resolver problemas complexos: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento.

Design de Processos

Busca melhorar a eficiência e a produtividade da empresa por meio da simplificação e automação de processos. Nessa área, o designer trabalha na definição de fluxos de trabalho e na implementação de soluções que possam otimizar a execução de tarefas.

Implementar a Transformação Digital de maneira eficaz nada mais é do que realizar uma abordagem abrangente e integrada, já que todos os pilares estão interconectados e se complementam. 

Qual é a importância da Transformação Digital?

A Transformação Digital é importante por vários motivos. Ela pode ajudar as empresas a se manterem competitivas em um mercado em constante mudança, a melhorar a eficiência e a qualidade de seus produtos e serviços, a otimizar processos, a oferecer uma melhor experiência para seus clientes, a realizar uma melhor gestão de recursos, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.

Também permite que as organizações se adaptem às mudanças do mercado de forma mais rápida e eficiente, o que pode ser fundamental para o sucesso a longo prazo. As empresas que ignoram a Transformação Digital correm o risco de ficar para trás em relação aos concorrentes que estão adotando novas tecnologias e processos de trabalho.

Além disso, a Transformação Digital também pode trazer benefícios para a sociedade como um todo, como a criação de novas oportunidades de emprego, a melhoria da qualidade de vida, a democratização do acesso à informação e aos serviços, soluções para problemas ambientais, entre vários outros.

Quais são os impactos da Transformação Digital para a sociedade?

A evolução das tecnologias digitais tem impactado significativamente a sociedade em diferentes níveis e áreas. Aqui estão alguns exemplos:

  • Mudanças no mercado de trabalho: criação de novas oportunidades e empregos em áreas relacionadas à tecnologia, como desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética. Por outro lado, a automação de tarefas levou à perda de empregos em áreas como manufatura e serviços. Hoje, a principal ameaça para profissionais de áreas relacionadas à comunicação e ao design é a Inteligência Artificial.
  • Novos modelos de negócios: a Transformação Digital tem permitido a criação de novos modelos de negócios baseados em tecnologias digitais. Um exemplo é o modelo de negócios da Netflix, que revolucionou a forma como as pessoas consomem conteúdo de entretenimento.
  • Mudanças na forma de comunicação: o avanço das tecnologias digitais transformou a forma como as pessoas se comunicam e interagem entre si. A internet e suas ferramentas, como redes sociais, aplicativos de mensagens, VoIP, entre outras permitem que as pessoas se conectem e se comuniquem em tempo real, independentemente da localização geográfica.
  • Acesso à informação: a Transformação Digital tornou possível o acesso a uma quantidade quase infinita de informações. Com um clique é possível acessar dados, pesquisas, notícias e informações sobre quase qualquer tópico. O impacto negativo é a criação de informações falsas, as famosas fake news, que infelizmente circulam por toda a web e podem causar estragos não só na política, mas em todos os setores da sociedade.
  • Impacto ambiental: embora a Transformação Digital possa trazer muitos benefícios, ela também tem um impacto ambiental significativo. A crescente demanda por energia para manter servidores, computadores e outros dispositivos digitais funcionando pode levar a um aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Benefícios da Transformação Digital para as empresas

A Transformação Digital traz diversos benefícios para as empresas que a adotam, tais como:

Ganho de eficiência

O primeiro ponto é o ganho expressivo de eficiência, com processos mais tecnológicos, virtuais e conectados. A integração de dados e a automação são os grandes responsáveis por isso, eliminando retrabalhos, economizando tempo e reduzindo custos.

Então, em vez de ter setores isolados, a empresa consegue ligar todos eles por meio de softwares de gestão, aumentando sua eficiência e facilitando a troca automática de informações. A Transformação Digital vai ser uma aliada na substituição dos processos manuais e no aperfeiçoamento das suas etapas.

Simplificação de processos

Tendemos a acreditar que quanto maior uma empresa, mais complexo é o seu funcionamento. Mas isso é um equívoco. A maior parte das grandes corporações só se tornou a potência que é por ter simplificado os seus processos internos. Então, o básico pode funcionar muito bem.

Portanto, as novas tecnologias também mudam a dinâmica do negócio. A integração de sistemas, a atuação colaborativa e as operações em ambiente digital facilitam o dia a dia. Com a automação e atualizações acontecendo em tempo real, todos os processos ganham naturalidade.

Melhoria dos processos internos

Quanto mais inteligente for o funcionamento de uma empresa, maiores são as chances de alcançar resultados positivos. A Transformação Digital contribui diretamente para uma gestão ainda mais eficiente nas diferentes organizações. Seja para administrar o estoque, seja para o controle financeiro da sua loja, tudo pode ser otimizado com a tecnologia.

Sendo assim, a otimização de processos internos também se torna um benefício significativo para as operações no dia a dia dentro de uma empresa. Problemas como retrabalho, ruídos de comunicação e perda de informações valiosas, por exemplo, são reduzidos. A ideia é construir processos integrados em toda a empresa, facilitando não apenas a execução de cada um deles, mas também o seu gerenciamento.

Controle da gestão

Em um universo digital, fica muito mais fácil rastrear os dados sobre o que acontece na empresa. Cada operação deixa para trás um rastro de todo o percurso que ela fez. Assim, qualquer falha ou ineficiência pode ser devidamente investigada, e o processo aperfeiçoado.

Essas soluções proporcionam aos gestores mais controle sobre as situações e ajudam a tomar as decisões mais inteligentes para o futuro da organização. No presente, é possível organizar as operações de forma simples e eficiente, resolvendo gargalos e ajustando detalhes do dia a dia.

Uso mais eficiente dos recursos disponíveis

Outro benefício da Transformação Digital é a capacidade em reduzir o desperdício de recursos da empresa. Mas, não estamos falando apenas de dinheiro: também de tempo envolvido em cada etapa do trabalho.

Quando as ferramentas são utilizadas de forma eficiente, as chances de encontrar falhas e eventuais desperdícios nos processos internos é muito maior. Ao identificar esses pontos de melhoria, os recursos disponíveis são utilizados com maior precisão e eficiência. Pensando no longo prazo, isso pode representar inúmeros ganhos financeiros para o seu negócio.

Maior satisfação dos clientes

Para melhorar a experiência do cliente é preciso que a empresa esteja bem organizada internamente, com processos ágeis e um alto padrão de eficiência.

Tendo o básico garantido, é possível ir além e utilizar a Transformação Digital como fonte de fornecimento e análise de dados relevantes sobre clientes, público-alvo e o mercado. A partir disso, podem surgir estratégias efetivas para personalizar o atendimento e aprofundar o relacionamento com o público.

Criação de experiências mais completas para os clientes

Para ter sucesso, é preciso entender o comportamento do consumidor e oferecer o que ele deseja. Quais são as suas preferências? De quais produtos ele mais precisa? Como ele deseja ser atendido, on-line ou presencialmente? Essas informações podem ser coletadas a partir de uma análise desses hábitos, o que pode ser feito de forma manual ou automatizada.

Nada melhor do que entregar experiências positivas ao seu cliente para se tornar uma referência no seu segmento, certo? Para tanto, é preciso considerar que toda a jornada de compra é fundamental para o consumidor ficar satisfeito. Sendo assim, a tecnologia pode fornecer as informações necessárias para direcionar os seus esforços e as suas estratégias para o caminho certo.

Redução de custos

Se a sua gestão organizacional é voltada especificamente para a redução de custos, você não deveria ignorar a Transformação Digital. Suas diversas soluções, como é o caso da Cloud Computing, podem resultar em reduções expressivas de custos operacionais.

Com menos necessidade de infraestrutura física local, realização de reuniões presenciais, viagens, impressões e assim por diante, a empresa consegue focar seus investimentos naquilo que realmente importa. Isso sem abrir mão da segurança a da proteção dos dados do negócio e do cliente.

Maior vantagem competitiva

Com todos os benefícios que já vimos até aqui, é possível prever que a Transformação Digital traz consigo um diferencial competitivo importante, não é mesmo? A empresa que não adere a ela está perdendo oportunidades de compreender melhor o seu público, funcionar de maneira mais organizada e criar soluções atrativas.

As inovações tecnológicas disponíveis hoje permitem que a empresa se diferencie da concorrência. Para isso, é importante ficar de olho nas tendências, aproveitar as vantagens competitivas e embarcar nas novidades que podem se alinhar ao perfil do seu público.

Aumento da produtividade e eficiência dos funcionários

Processos mais bem definidos acabam impactando positivamente a produtividade e a eficiência de toda a equipe. Alguns conceitos ganham espaço, como a autogestão, estimulando os profissionais a tomarem a iniciativa em seus projetos, ganhando autonomia e liberdade para realizar as suas funções no dia a dia de trabalho.

Quando há otimização de processos, os profissionais perdem menos tempo preocupados com tarefas burocráticas e se concentram mais em atividades estratégicas. Além disso, o ganho de tempo é significativo, o que aumenta diretamente os níveis de performance e produtividade. A partir de um trabalho completo de gestão, é possível garantir um alto rendimento de todos os profissionais, mesmo remotamente.

Trabalho em equipe

A tecnologia também precisa ser planejada para melhorar o trabalho em equipe. A colaboração mútua e a troca de ideias e experiências permitem o crescimento do time como um todo, além de agilizar e aumentar a exatidão das soluções encontradas. Utilizar ferramentas para estimular a colaboração também pode ser um diferencial.

Como consequência desses fatores, os próprios profissionais vão saber identificar as suas necessidades e como solucioná-las. Isso tudo porque a cultura é voltada à colaboração, e não à competição. Cabe ao gestor fornecer os recursos para que todos estejam focados em um mesmo objetivo, com diálogo e transparência para se desenvolverem.

Capacitação constante

A capacitação da equipe estimula não apenas a maior produtividade, mas também a possibilidade de atrair e reter talentos. Afinal, um empreendimento que não está adaptado aos novos fluxos e processos de trabalho não será visto como uma opção interessante dentro do mercado.

Ao adotar essas tendências, a companhia se posiciona como uma referência no mercado, independentemente do segmento de atuação.

Que gerações a Transformação Digital mais impactou?

É certo que as gerações Z e Alfa (nascidos a partir de 1997) são as que mais se beneficiam. Essas pessoas nasceram em um mundo em que a tecnologia digital está presente e consolidada em todas as esferas da vida.

Já a geração Y, ou Millenial (1981 a 1996), acompanhou a popularização do computador e da internet. Os nascidos nos últimos anos da geração X e primeiros da Y (de 1977 a 1983, chamados de Xennials), viveram seus primeiros anos totalmente analógicos, sendo a última geração analógica da humanidade.

Os nascidos entre 1945 e 1980, pertencentes às gerações Baby Boomer e X, já estavam estabelecidos no mercado de trabalho quando a Transformação Digital começou a se popularizar, tendo que se adaptar às novas tecnologias. No entanto, muitos baby boomers provaram ser ágeis e receptivos a mudanças, tendo incorporado a tecnologia em suas vidas pessoais e profissionais.

Como acompanhar as mudanças?

Para acompanhar as mudanças proporcionadas pela Transformação Digital, é preciso estar sempre atualizado em relação às tecnologias que surgem e evoluem rapidamente. Algumas ações nesse sentido incluem:

  • Ler artigos e notícias: a leitura de conteúdo de fontes confiáveis é essencial para acompanhar as mudanças na área de tecnologia. Existem diversos sites especializados que trazem informações sobre as novidades e tendências.
  • Participar de eventos e conferências sobre inovação: uma ótima forma de conhecer novidades, ampliar o networking, entrar em contato com empresas da área e ficar por dentro das tendências.
  • Realizar cursos e treinamentos: aprimorar as habilidades em novas ferramentas é possível com cursos on-line e presenciais, que abordam as mais diversas tecnologias e temas relacionados à Transformação Digital.
  • Aprender com os outros: observar e aprender com as experiências de outras pessoas e empresas pode ser uma ótima forma de entender como as mudanças estão sendo implementadas e como elas afetam diferentes setores e áreas.
  • Experimentar: fundamental para acompanhar as mudanças da Transformação Digital. Tentar aplicar novas tecnologias em projetos ou iniciativas pode ajudar a entender melhor como funcionam e seu potencial.

Principais tecnologias

As principais tecnologias da Transformação Digital nos dias de hoje são:

  • Internet das Coisas (IoT): conexão de dispositivos com a internet para coleta e compartilhamento de dados em tempo real;
  • Big Data: coleta e análise de grandes volumes de dados para gerar insights e informações úteis para os negócios;
  • Inteligência Artificial (IA): uso de algoritmos e modelos computacionais para imitar a capacidade humana de aprendizado, percepção e tomada de decisão;
  • Computação em nuvem: acesso a recursos de computação e armazenamento pela internet, permitindo maior flexibilidade e escalabilidade;
  • Automação de processos: utilização de tecnologias para automatizar tarefas manuais e repetitivas, liberando recursos e aumentando a eficiência;
  • Realidade virtual e aumentada: uso de tecnologias para criar experiências imersivas e interativas em ambientes digitais;
  • Blockchain: tecnologia de registro distribuído que garante a segurança e integridade de transações e dados;
  • 5G: nova geração de redes móveis que permite maior velocidade, conectividade e capacidade para suportar um grande número de dispositivos conectados simultaneamente.

Quais são os desafios da Transformação Digital?

São muitos os benefícios que a Transformação Digital trouxe para a humanidade. Porém, a evolução tecnológica também trouxe variados desafios. Abaixo listamos os que as empresas enfrentam com mais frequência:

Mudança cultural

A Transformação Digital exige mudanças significativas na cultura organizacional. Porém, muitas empresas encontram dificuldades por possuírem culturas fechadas, que não favorecem a inovação.

Como já falamos anteriormente, não existe Transformação Digital sem um mindset aberto à experimentação. Antes de tudo, é necessária uma mudança de mentalidade de todo o time.

Segurança da informação

A digitalização dos processos também traz desafios, como a necessidade de garantir a segurança dos dados e a privacidade dos clientes. As empresas precisam investir em ferramentas eficazes e robustas contra ciberataques e roubo de dados.  

Aumento dos custos

Um dos benefícios da Transformação Digital é a redução de custos em consequência do aumento da agilidade e da eficiência operacional. Porém, antes é necessário investir em tecnologias, infraestrutura e pessoas.

Isso pode se tornar um desafio a não ser que a empresa se programe para fazer esses investimentos (que podem ser elevados) levando em conta seu retorno.

Talentos

Não é de hoje que a demanda por profissionais de TI é muito alta. Muitas empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados, o que pode causar atrasos no andamento de projetos de Transformação Digital.

Integração de sistemas

É fundamental que todas as tecnologias utilizadas na organização trabalhem juntas de maneira eficiente. O que pode dificultar a integração é unir os sistemas legados a soluções mais avançadas, pois nem sempre isso é possível.

A solução mais adotada é modernizar os sistemas legados como, por exemplo, realizando sua migração para a nuvem.  

Mudanças regulatórias

A Transformação Digital pode levar a mudanças na regulamentação e na legislação, o que pode ser um desafio para as empresas que precisam acompanhar essas mudanças.

O exemplo mais recente é a criação da LGPD, que obrigou empresas de diversos setores a se adequar à nova lei.

Exemplos aplicados da Transformação Digital

Confira alguns cases de sucesso de companhias dos mais diferentes setores que mostram como a tecnologia contribuiu para acelerar os negócios dessas empresas.

Implementação de IBA em gigante de telecomunicações

O time de Intelligent Business Automation da BRQ desenvolveu uma solução digital exclusiva para uma das maiores empresas de telecom do Brasil.

Apenas a partir da implementação de processos mais eficientes e estruturados de acordo com os objetivos da companhia, foi possível gerar uma economia superior a 20 milhões de reais apenas em impostos e taxas.

CONHEÇA O CASE COMPLETO

Migração para a nuvem dos servidores de uma das maiores adquirentes do Brasil

A computação em nuvem vem fazendo com que empresas de todos os portes reduzam significativamente seus custos com infraestrutura, aumentem a velocidade dos processos e mantenham os dados sempre disponíveis e seguros. Todos esses benefícios acabam contribuindo para o aumento da satisfação do cliente final.

Foi isso que aconteceu com uma das maiores empresas de meios de pagamento do país que, com o suporte da BRQ, realizou a migração de servidores para a Amazon Web Services (AWS), reduzindo em 40% os custos com alocação de servidores.

VEJA MAIS DETALHES

Com inovação, o Itaú aumentou a qualidade da experiência do usuário

Buscando entregar a melhor experiência aos seus clientes, o Itaú investiu em uma solução digital que permite o recebimento de dinheiro do exterior com apenas um SMS. A tecnologia desenvolvida em parceria com a BRQ reduziu em 97% o tempo médio de recebimento do valor da ordem de pagamento a partir da autorização do cliente.

Via app ou site o mesmo processo demora, em média, três horas e meia, contra aproximadamente seis minutos via SMS. A simplificação do processo trouxe uma jornada inédita e inovadora ao cliente, além de elevar consideravelmente a qualidade da sua experiência.

SAIBA COMO FUNCIONOU

Como aplicar a Transformação Digital nas empresas?

Para aplicar a Transformação Digital de forma eficaz confira os passos abaixo:

Desenvolva uma visão de futuro

Construir uma visão de futuro é diferente de definir objetivos. A visão do futuro desejado para a companhia engloba os objetivos a serem alcançados, mas também como a empresa estará posicionada no mercado, seu modelo de negócio, quais produtos e serviços oferecerá etc. A intenção é pensar além da simples modernização tecnológica.

Para isso, é importante realizar uma análise interna, identificando forças e fraquezas, e outra externa, analisando tendências de mercado, concorrentes, clientes, prospects, talentos e parceiros.

Invista em ferramentas digitais que façam sentido

O investimento em determinadas tecnologias e ferramentas vai depender da estratégia de cada empresa. Dito isso, detalhamos abaixo os mais comuns quando se trata de Transformação Digital:

  • Softwares de gestão: para gerenciar seus processos internos, como a gestão financeira, logística, de recursos humanos etc. Há uma grande variedade de tipos disponíveis no mercado. A escolha do software mais adequado deve ser baseada nas necessidades específicas da empresa.
  • Data Analytics: qualquer empresa moderna que se preze deve ser orientada a dados, ou data-driven. Dentro do conceito de Analytics existem diversas ferramentas para obter os melhores resultados. O Big Data, por exemplo, é utilizado para analisar grandes volumes de dados e extrair informações valiosas para o negócio. Essa ferramenta é utilizada para tomar decisões mais assertivas e identificar mudanças no comportamento do consumidor, por exemplo.
  • Cloud Computing: juntamente com a análise de dados, utilizar a computação em nuvem é mandatório para implementar a Transformação Digital em qualquer empresa. Essa tecnologia permite o acesso e o armazenamento de dados e aplicativos na nuvem, trazendo diversos benefícios como aumentar a escalabilidade dos negócios, reduzir custos com armazenamento e aumentar a segurança das informações.
  • Marketing digital: o ambiente digital é muito diferente do meio físico, exigindo estratégias e abordagens próprias visando alcançar uma grande quantidade de pessoas. A internet tornou o mercado muito mais competitivo, não só com o surgimento de concorrentes, mas de novos modelos de negócios. Uma boa estratégia de marketing digital é capaz de construir reputação, aumentar a percepção da marca entre seu público-alvo e impulsionar vendas.

Invista na capacitação de profissionais

É essencial promover treinamentos e capacitações para os funcionários já que as tecnologias digitais avançam rapidamente. Todos os envolvidos na empresa entendam as tecnologias e processos envolvidos na Transformação Digital e dominem suas ferramentas de trabalho.

Assuma riscos e abrace as mudanças

A Transformação Digital está em constante – e rápida – evolução. Portanto: ser flexível para adotar novas tecnologias e metodologias de trabalho; abrir-se para novas ideias e desapegar do que não funciona mais, e entender que haverá situações em que será preciso assumir riscos são valores que devem estar incorporados à cultura organizacional.

Que setores ainda sofrem para adotar a Transformação Digital?

Não existem setores que a Transformação Digital não tenha impactado de alguma forma. Entretanto, algumas indústrias possuem mais desafios, como:

  • Setor público: a burocracia e a falta de investimentos são algumas das barreiras enfrentadas pelo setor.
  • Saúde: a falta de padronização nos sistemas de saúde dificulta a adoção de tecnologias inovadoras.
  • Educação: a falta de recursos e o conservadorismo de algumas instituições educacionais impedem a adoção de tecnologias digitais em sala de aula.
  • Agricultura: a aplicação de tecnologias de agricultura de precisão, como sensores e drones, é limitada pela falta de acesso à internet em áreas rurais e pelo alto custo de implementação.
  • Indústria tradicional: a modernização de processos de produção é bastante cara, especialmente quando se trata da reposição de máquinas e equipamentos.

Ainda assim, a Transformação Digital avança nesses setores. À medida que as organizações se dão conta da importância de implementar as tecnologias digitais por uma questão de sobrevivência, cresce o número de empresas que estão modernizando suas operações.

Os principais mitos relacionados à Transformação Digital

Amplamente discutido nos últimos anos, esse tema muitas vezes vem acompanhado de informações que geram dúvidas e mal-entendidos sobre o que realmente representa. Confira os principais mitos relacionados à Transformação Digital:

É só tecnologia

Embora a tecnologia seja fundamental, a Transformação Digital também envolve processos, pessoas, cultura e estratégia.

É um projeto pontual

Pelo contrário, trata-se um processo em constante evolução, que exige ajustes e adaptações contínuos.

É um processo caro e muito complexo

Embora possa exigir investimentos significativos, não precisa ser cara. É possível começar com pequenas mudanças e ir evoluindo com o tempo. Além disso, a complexidade pode ser minimizada com uma abordagem clara e bem definida.

Serve apenas para grandes empresas

Empresas de todos os tamanhos se beneficiam da Transformação Digital. De startups a grandes corporações, passando pelas pequenas empresas, todas podem adotar novas soluções para otimizar operações e ampliar a presença no mercado.

Só funciona no setor de tecnologia

Falso. Organizações de todos os setores podem melhorar fluxos e processos, aumentar a eficiência da operação, impulsionar a produção, melhorar a experiência do cliente e muitos outros aspectos dos seus negócios com a Transformação Digital.

É rápida e simples

Ela pode ser rápida em alguns casos, mas em geral é um processo que exige tempo e esforço para ser implementado. Além disso, é importante ter uma visão de longo prazo e estar preparado para enfrentar desafios ao longo do caminho.

É automática

Apenas a substituição de ferramentas não garante uma transformação eficiente. Transformar a empresa digitalmente exige a colaboração de toda a equipe e envolvimento ativo de cada membro.

É importante lembrar que a Transformação Digital é um processo complexo que envolve muitos fatores além da tecnologia. É necessário planejamento estratégico, engajamento da equipe, cultura de inovação e abertura para mudanças para que sua implementação seja bem-sucedida.

Quais são os profissionais mais demandados na era digital?

Alguns dos principais cargos na área de Transformação Digital incluem:

  • Arquiteto de soluções: define a arquitetura de sistemas e tecnologias que darão suporte à transformação digital da empresa.
  • Cientista de dados: coleta, analisa e interpreta grandes conjuntos de dados para obter insights valiosos e auxiliar na tomada de decisões de negócios.
  • Desenvolvedor de software: projeta, codifica e implementa soluções de software personalizadas para atender às necessidades específicas de uma empresa.
  • Engenheiro de dados: projeta, constrói e gerencia sistemas de armazenamento, processamento e análise de dados.
  • Especialista em Analytics: coleta, processa e analisa grandes volumes de dados para extrair insights valiosos para os negócios da empresa.
  • Especialista em automação de processos: identifica oportunidades de automatizar tarefas e processos manuais e desenvolve soluções de software para tornar as operações da empresa mais eficientes.
  • Especialista em blockchain: desenvolve soluções baseadas na tecnologia blockchain, como contratos inteligentes e criptomoedas, que estão revolucionando a forma como os negócios são feitos.
  • Especialista em cibersegurança: protege a empresa contra ataques cibernéticos, garantindo a segurança dos dados e da rede.
  • Especialista em Experiência do Usuário (UX): garante que as soluções de software e tecnologia da empresa sejam fáceis de usar e atendam às necessidades e expectativas do usuário final.
  • Especialista em Inteligência Artificial: desenvolve sistemas que possam aprender e se adaptar por conta própria, usando técnicas como Machine Learning e Deep Learning.
  • Especialista em marketing digital: desenvolve e implementa estratégias de marketing digital para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de negócios.

Quais são as próximas tendências em Transformação Digital?

Fique por dentro das tecnologias e ferramentas digitais mais recentes e que estão transformando (ainda mais) o mercado e a sociedade:

Conclusão

Você piscou e o mundo mudou! A era digital é a era das mudanças tecnológicas velozes. Hoje, implementar a Transformação Digital na empresa, ou seja: digitalizar, automatizar e modernizar processos; fomentar uma cultura de inovação e colaboração, e manter um mindset flexível é uma questão de sobrevivência.

Para levar a Transformação Digital à sua empresa de forma definitiva e eficiente, é essencial contar com a ajuda de quem entende do assunto.

Desde 1993, a BRQ Digital Solutions apoia grandes empresas dos mais diversos setores em suas jornadas digitais. Com três décadas de história, se consolidou como líder e uma das maiores empresas de Transformação Digital do país. Tem como propósito acelerar os negócios de seus clientes com inteligência e tecnologia, de ponta a ponta. Acesse nosso site e saiba como transformamos.

Sua empresa está preparada para dar o próximo passo? Então entre em contato conosco!

BRQ fale conosco